Logo Passei Direto
Buscar
O servidor estável que frustrar a licitude de concurso público incorrerá na prática de ato de improbidade administrativo sujeito à pena, dentre outras, de:

A) perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.
B) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.
C) pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano.
D) perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente.
E) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de quatro anos.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as consequências da prática de ato de improbidade administrativa por um servidor estável que frustra a licitude de concurso público, conforme a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992). Vamos analisar as alternativas: A) Perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial. - Essa opção menciona uma pena muito severa, mas não é a mais comum para esse tipo de ato. B) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos. - Essa é uma penalidade prevista, mas não é a única. C) Pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano. - Essa opção é válida, mas não abrange todas as penalidades possíveis. D) Perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente. - Essa opção é mais alinhada com as penalidades previstas para atos de improbidade. E) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de quatro anos. - Essa opção é válida, mas o prazo é menor do que o usual. A alternativa que melhor reflete as penalidades aplicáveis a um servidor que frustra a licitude de concurso público é a A), pois abrange a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos, que são consequências severas e adequadas para esse tipo de ato. Portanto, a resposta correta é: A) perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina