Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

UNIVERSO
O aspecto, segundo Costa e Godoy, que ajuda a compreender o capitalismo contemporâneo relativo às mudanças nas relações de consumo é: a. A dissolução das terras comunais. b. A apropriação e controle da subjetividade. c. O assalariamento da força de trabalho. d. A transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado. e. O estágio expansivo.
User badge image
Yasmin Braga

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para entender as mudanças nas relações de consumo no capitalismo contemporâneo segundo Costa e Godoy, é importante considerar como as subjetividades e as identidades dos consumidores são moldadas e controladas. Analisando as opções: a) A dissolução das terras comunais - Refere-se a um processo histórico, mas não é o foco principal nas mudanças contemporâneas nas relações de consumo. b) A apropriação e controle da subjetividade - Esta opção aborda como as empresas influenciam e moldam a percepção e o comportamento dos consumidores, o que é central nas relações de consumo atuais. c) O assalariamento da força de trabalho - Embora relevante, não se relaciona diretamente com as mudanças nas relações de consumo. d) A transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado - Um aspecto histórico importante, mas não diretamente ligado às mudanças contemporâneas nas relações de consumo. e) O estágio expansivo - Um termo mais vago que não aborda diretamente as relações de consumo. A opção que melhor se alinha com a compreensão do capitalismo contemporâneo e as mudanças nas relações de consumo é: b) A apropriação e controle da subjetividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Marcelin Versiani

há 11 meses

b

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Referente à cultura, leias as preposições abaixo: I – A cultura desenvolve-se de maneira uniforme, cada sociedade percorre as mesmas etapas já percorridas pelas sociedades mais avançadas. II – A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. III – A cultura é determinada pelas diferenças genéticas. Assinale a opção correta:
a. Somente a alternativa I está correta.
b. Todas as alternativas estão incorretas.
c. Somente a alternativa II está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Somente a alternativa III está correta.

Leia: I- O sociólogo francês Maurice Halbwachs cunhou o termo memória coletiva para designar o fenômeno que surge da interação social. POIS II- Tinha suas origens na interação de entidades coletivas desde o início e não poderiam ser reduzidas a contribuições de indivíduos à parte de outros ou de seu grupo social.
Agora, assinale a alternativa correta:
a. I e II são corretas e II é explicação de I
b. Apenas II é correta
c. Apenas I é correta
d. I e II são incorretas
e. I e II são corretas, mas II não é explicação de I

Na segunda metade do século XIX, o Rio de Janeiro passou por um período denominado Belle Époque. Nesse período, o povo carioca imitava os costumes dos franceses. Paris, nessa época, era conhecida como a cidade luz, onde a civilização havia chegado a um nível muito elevado.
Por meio desse relato histórico é possível identificar que: I- Nesse tempo, havia uma crença em certa “escala de civilização” que definiria o progresso cultural de cada povo. SENDO ASSIM II- Pode ser constatada a influência do evolucionismo, pois a cultura cariocas chegaria, um dia, ao nível cultural dos parisienses.
a. I e II são corretas, mas II não é conclusão de I.
b. Apenas I é correta.
c. I e II são incorretas.
d. Apenas II é correta.
e. I e II são corretas e II é conclusão de I.

De acordo com a definição do antropólogo Lévi-Strauss, podemos afirmar:
a. A tecnologia, a economia de subsistência e os elementos da organização social, diretamente ligadas à produção, não pertencem ao domínio adaptativo da cultura.
b. A cultura tem suas origens na interação de entidades coletivas e podem ser reduzidas a contribuições de indivíduos.
c. O pensamento humano está submetido a regras conscientes que controlam as manifestações empíricas de um dado grupo.
d. Resumidamente, define a cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana.
e. O indivíduo forma sua personalidade, mas não a recebe do meio onde realiza sua interação social.

Assinale a opção correta:
a. As relações de trabalho são fundadas na natureza humana.
b. As relações familiares são fundadas na natureza humana, ou no instinto.
c. Somente as relações sociais são fundadas no instinto.
d. A ação individual não é livre, mas condicionada por forças sociais.
e. Os indivíduos são capazes de escolher autonomamente o que farão de suas vidas.

Referente ao denominado determinismo geográfico e biológico (racial e étnico), e, com base na leitura do texto de Roque Laraia, é correto afirmar:
a. As diferenças geográficas e, principalmente a biológica, são determinantes quanto ao desenvolvimento econômico do continente africano. Isso explica a pobreza dos seus países.
b. As diferenças existentes entre os homens não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações.
c. As diferenças geográficas e, principalmente a biológica, são determinantes quanto ao desenvolvimento social da denominada américa latina, pois a mestiçagem da região é responsável pelo seu atraso sócio-econômico.
d. As diferenças existentes entre os homens são explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.
e. As regiões geográficas foram determinantes para o grande desenvolvimento econômico dos países da Europa, EUA e Canadá, todos eles estão no hemisfério norte.

Concernente à definição da identidade, é correto afirmar:
a. Podemos afirmar que, os indivíduos desenvolveram-se no tempo e no espaço em ritmos e modalidades extremamente estáveis.
b. Podemos afirmar que, não se nasce com uma identidade, mas que cada pessoa tem um papel ativo e reflexivo no processo de construção de sua identidade, e, que tal processo se dá por meio da interação social durante a trajetória de vida.
c. Podemos afirmar que, se nasce com uma identidade, cada pessoa tem um papel ativo e reflexivo no processo de construção de sua identidade e que tal processo se dá por meio da interação social durante a trajetória de vida.
d. Podemos afirmar que, não depende do meio em que o sujeito está inserido, mas não depende das trocas que estabelece.
e. Podemos afirmar que, não depende do meio em que o sujeito está inserido e nem das trocas que estabelece.

Avalie as proposições acerca da definição econômica de trabalho:
I- Para Brief e Nord (1990), a definição econômica do trabalho consiste em dizer que ele é o que se faz para ganhar a vida ou o que se é pago para fazer.
II- Para Jahoda (1987), essa definição econômica do trabalho é chamada de emprego.
III- Para Jahoda (1987), o emprego é uma forma específica de trabalho econômico.
a. Apenas III é correta.
b. Apenas II e III são corretas.
c. Apenas II é correta.
d. Apenas I e III são corretas.
e. I, II e III são corretas.

Leia as proposições:
Assinale a alternativa que julga as proposições corretamente:
I- A memória coletiva das comunidades ignora suas raízes. Ou seja, um povo constitui-se como tal sem a necessidade de uma memória coletiva.
II- Sem memória coletiva as comunidades ignoram suas raízes e tradições. Ou seja, um povo sem memória é um povo sem história.
III- A memória coletiva é a memória de um grupo de pessoas tipicamente passada de geração para geração.
a. I, II e III são corretas.
b. Apenas III é correta.
c. Apenas I e III são corretas.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas II e III são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina