Logo Passei Direto
Buscar
Leia as afirmativas a seguir: I. No Decreto o planejamento é conceituado como ascendente e integrado, tratando das necessidades políticas e disponibilidade de recursos. É obrigatório para os entes federativos e será indutor para a iniciativa privada. II. O mapa da saúde não é um elemento essencial para o planejamento integrado da saúde. III. Os serviços de atenção hospitalar e os ambulatoriais especializados, entre outros de maior complexidade e densidade tecnológica serão referenciados pelas Portas de Entrada do SUS, como exemplo, as urgências e emergências. IV. O Decreto, ao abordar o planejamento na saúde, aponta que o processo de planejamento da saúde será descendente e integrado, do nível federal até o local, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde. Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Apenas uma afirmativa está correta.
c) Apenas duas afirmativas estão corretas.
d) Apenas três afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. No Decreto, o planejamento é conceituado como ascendente e integrado, tratando das necessidades políticas e disponibilidade de recursos. É obrigatório para os entes federativos e será indutor para a iniciativa privada. Falso. O planejamento é geralmente considerado como um processo que deve ser integrado e pode ter características ascendentes e descendentes, mas a afirmativa não está totalmente correta em sua descrição. II. O mapa da saúde não é um elemento essencial para o planejamento integrado da saúde. Falso. O mapa da saúde é, na verdade, um elemento importante para o planejamento integrado, pois ajuda a identificar as necessidades e recursos disponíveis. III. Os serviços de atenção hospitalar e os ambulatoriais especializados, entre outros de maior complexidade e densidade tecnológica, serão referenciados pelas Portas de Entrada do SUS, como exemplo, as urgências e emergências. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois descreve como os serviços são organizados no SUS. IV. O Decreto, ao abordar o planejamento na saúde, aponta que o processo de planejamento da saúde será descendente e integrado, do nível federal até o local, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde. Falso. A afirmativa está incorreta, pois o planejamento é descrito como ascendente e não descendente. Agora, vamos resumir: - I: Falsa - II: Falsa - III: Verdadeira - IV: Falsa Portanto, apenas uma afirmativa está correta. A alternativa correta é: b) Apenas uma afirmativa está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as afirmativas a seguir: I. Sobre os Sistemas de Informação em Saúde, afirma-se: no passado, as estatísticas de morbidade provinham principalmente de serviços e programas verticais, como materno-infantil, saúde escolar, malária, tuberculose, hanseníase e controle de poliomielite. Vários bancos de dados existiam e refletiam o panorama e a tendência de cada evento. Havia problemas, em graus variáveis, de cobertura e de qualidade das informações. II. Os sistemas de informação que registram apenas experiência de saúde no país, e que, portanto, configuram o que se convencionou denominar “linha da vida”, uma vez que compreendem o nascimento, a doença e a morte, são: Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos – Sinasc; Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação – Sinan e o Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM. III. O pagamento de taxas aos cartórios de registro civil era um dos fatores que contribuía para a existência de subregistro sobre nascimento no país, principalmente nas regiões mais carentes. A Constituição de 1988 previu a inexistência de cobrança de taxas para o registro de nascimento, como um mecanismo de garantia da cidadania. Porém, a emissão da certidão de nascimento continuou a ser cobrada, pois existia uma brecha na lei, que previa apenas a gratuidade do assentamento do evento no livro de registro. Apenas em 10 de dezembro de 1997, com a Lei nº 9.534 ficou regulamentada a extinção do pagamento de quaisquer taxas para o registro de nascimentos. Assim, a alimentação do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos passou a ser mais efetiva. IV. O SIM é o mais antigo sistema de informação de saúde no país. Foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1975. Pouco mais tarde, em 1979, passou a dispor de dados consolidados nacionalmente. Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Apenas uma afirmativa está correta.
c) Apenas duas afirmativas estão corretas.
d) Apenas três afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina