Logo Passei Direto
Buscar
Das 1.600 espécies de escorpiões conhecidas no mundo, apenas cerca de 25 são consideradas de interesse em saúde. No Brasil, onde existem em torno de 160 espécies de escorpiões, as responsáveis pelos acidentes graves pertencem ao gênero Tityus, que tem como característica, entre outras, a presença de um espinho sob o ferrão. No território brasileiro, a principal espécie capaz de causar acidentes graves é a

A Tityus bahiensis (escorpião marrom).
B Tityus metuendus (escorpião vermelho-escuro).
C Tityus stigmurus (escorpião amarelo do Nordeste).
D Tityus paraensis (escorpião preto da Amazônia).
E Tityus serrulatus (escorpião amarelo).
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a principal espécie de escorpião capaz de causar acidentes graves no Brasil, vamos analisar as opções: A) Tityus bahiensis (escorpião marrom) - Não é a espécie mais conhecida por causar acidentes graves. B) Tityus metuendus (escorpião vermelho-escuro) - Também não é a principal responsável por acidentes graves. C) Tityus stigmurus (escorpião amarelo do Nordeste) - Embora seja perigoso, não é a principal espécie. D) Tityus paraensis (escorpião preto da Amazônia) - É perigoso, mas não é a principal causa de acidentes graves. E) Tityus serrulatus (escorpião amarelo) - Esta espécie é amplamente reconhecida como a mais responsável por acidentes graves no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: E) Tityus serrulatus (escorpião amarelo).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A esquistossomose observada no Brasil, causada pelo Schistosoma mansoni, é uma doença grave e debilitante. Na fase crônica, ocorre inflamação do fígado e do baço, além da típica ascite (barriga d'água). Na profilaxia dessa doença é importante: 1) construir redes de água e esgoto. 2) exterminar o caramujo hospedeiro. 3) evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias. 4) combater as oncosferas e os cisticercos. Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3 e 4
b) 2 apenas
c) 1, 2 e 4 apenas
d) 2 e 4 apenas
e) 1, 2 e 3 apenas

Mais conteúdos dessa disciplina