Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

A O pregão é modalidade de licitação que não se presta à contratação de serviços e soluções de TI.
B Por se tratar de pregão, a fase de habilitação deveria preceder à da apresentação de propostas.
C Na modalidade pregão, a demonstração de regularidade fiscal exigida dos concorrentes não inclui prova de regularidade junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
D Eventual culpa no ato de desclassificação da primeira proposta mais vantajosa é suficiente para a configuração de improbidade administrativa.
E A exigência, na fase de habilitação, de certificação relativa ao objeto da licitação afronta o caráter competitivo do certame, por implicar despesas anteriores à contratação.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O pregão é modalidade de licitação que não se presta à contratação de serviços e soluções de TI. - Incorreta, pois o pregão é sim utilizado para a contratação de serviços e soluções de TI. B) Por se tratar de pregão, a fase de habilitação deveria preceder à da apresentação de propostas. - Incorreta, pois no pregão a fase de apresentação de propostas ocorre antes da habilitação. C) Na modalidade pregão, a demonstração de regularidade fiscal exigida dos concorrentes não inclui prova de regularidade junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). - Incorreta, pois a regularidade junto ao FGTS é uma exigência. D) Eventual culpa no ato de desclassificação da primeira proposta mais vantajosa é suficiente para a configuração de improbidade administrativa. - Incorreta, pois a desclassificação deve seguir critérios objetivos e não necessariamente configura improbidade. E) A exigência, na fase de habilitação, de certificação relativa ao objeto da licitação afronta o caráter competitivo do certame, por implicar despesas anteriores à contratação. - Correta, pois a exigência de certificação pode limitar a competitividade. Portanto, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O procurador-geral de justiça de determinado estado da Federação ajuizou, no tribunal de justiça local, representação de inconstitucionalidade de certa lei estadual, sob o argumento de que ela violaria dispositivos da Constituição estadual que consistem em normas constitucionais de reprodução obrigatória pelos estados. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta em relação ao controle de constitucionalidade.

A Caso a representação seja julgada improcedente pelo tribunal de justiça, tal decisão será passível de impugnação por meio de recurso extraordinário.
B O tribunal de justiça não poderá adotar a Constituição Federal de 1988 (CF) como parâmetro para o controle de constitucionalidade da lei estadual, ainda que se trate de dispositivos constitucionais de reprodução obrigatória nas Constituições estaduais.
C Não caberá recurso da decisão do tribunal de justiça local quanto à representação de inconstitucionalidade em questão.
D No que se refere aos legitimados para a propositura de representação de inconstitucionalidade, a Constituição Federal de 1988 (CF) permite que a legitimação para agir seja atribuída a apenas um único órgão.
E Caso estejam tramitando, simultaneamente, a representação de inconstitucionalidade no tribunal de justiça local e uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no STF contra a mesma lei, necessariamente a ação na justiça estadual deverá ser extinta por litispendência.

Mais conteúdos dessa disciplina