Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros

A força que deve ser aplicada no êmbolo quadrado para elevar esse corpo deve ter intensidade mínima igual a a) P/π b) 2P/π c) 4P/π d) π·P/2 e) π·P/4

User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, precisamos entender a relação entre a força aplicada no êmbolo e a pressão exercida. A pressão (P) é dada pela fórmula: \[ P = \frac{F}{A} \] onde \( F \) é a força e \( A \) é a área. Para um êmbolo quadrado, a área \( A \) é dada por \( A = L^2 \), onde \( L \) é o lado do quadrado. Se considerarmos que a força mínima necessária para elevar um corpo é igual à pressão multiplicada pela área do êmbolo, temos: \[ F = P \cdot A \] Substituindo a área: \[ F = P \cdot L^2 \] Agora, se a questão pede a força mínima em relação à pressão \( P \), precisamos considerar a área do êmbolo. Se a área for \( A = \frac{P}{\pi} \) (considerando um círculo, por exemplo), a força mínima seria: \[ F = P \cdot \frac{P}{\pi} = \frac{P^2}{\pi} \] Entretanto, como não temos informações específicas sobre a área do êmbolo, vamos analisar as alternativas. A alternativa que se relaciona diretamente com a pressão e a força aplicada no êmbolo, considerando a forma quadrada e a relação de pressão, é: c) 4P/π Portanto, a resposta correta é c) 4P/π.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Seis reservatórios cilíndricos, superiormente abertos e idênticos (A, B, C, D, E e F) estão apoiados sobre uma superfície horizontal plana e ligados por válvulas (V) nas posições indicadas na figura.
Com as válvulas (V) fechadas, cada reservatório contém água até o nível (h) indicado na figura. Todas as válvulas são, então, abertas, o que permite a passagem livre da água entre os reservatórios, até que se estabeleça o equilíbrio hidrostático. Nesta situação final, o nível da água, em dm, será igual a:
a) 6,0 nos reservatórios de A a E e 3,0 no reservatório F.
b) 5,5 nos reservatórios de A a E e 3,0 no reservatório F.
c) 6,0 em todos os reservatórios.
d) 5,5 em todos os reservatórios.
e) 5,0 nos reservatórios de A a E e 3,0 no reservatório F.

No interior de um recipiente vazio, é colocado um cubo de material homogêneo de aresta igual a 0,40 m e massa M 40 kg. O cubo está preso a uma mola ideal, de massa desprezível, fixada no teto de modo que ele fique suspenso no interior do recipiente, conforme representado no desenho abaixo. A mola está presa ao cubo no centro de uma de suas faces e o peso do cubo provoca uma deformação de 5 cm na mola. Em seguida, coloca-se água no recipiente até que o cubo fique em equilíbrio com metade de seu volume submerso.
Sabendo que a densidade da água é de 31000 kg / m, a deformação da mola nesta nova situação é de
a) 3,0 cm
b) 2,5 cm
c) 2,0 cm
d) 1,5 cm
e) 1,0 cm

Uma bola de isopor de volume 3100 cm se encontra totalmente submersa em uma caixa d’água, presa ao fundo por um fio ideal.
Qual é a força de tensão no fio, em newtons?
a) 0,80
b) 800
c) 980
d) 1,02
e) 0,98

Uma expedição científica realizada no oceano Pacífico teve o propósito de coletar dados de pressão da água em função da profundidade. Foram escolhidos três locais distantes entre si, onde não havia vento e o mar era calmo. Nos três sítios, verificou-se que o módulo da aceleração gravitacional bem como a temperatura da água apresentaram os mesmos valores. Os resultados obtidos são apresentados no gráfico a seguir, onde as retas A e B são paralelas.
Com base nesses resultados, analise as afirmacoes a seguir.
I. A pressão atmosférica ao nível do mar em A é maior do que em B.
II. A massa específica da água em B é maior do que em C.
III. O módulo do empuxo experimentado por um corpo completamente submerso em A é maior do que em B.
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas I e II.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.

A pressão atmosférica no nível do mar vale 1,0atm. Se uma pessoa que estiver nesse nível mergulhar 1,5m em uma piscina estará submetida a um aumento de pressão da ordem de
a) 25%
b) 20%
c) 15%
d) 10%

Em um recipiente de vidro, coloca-se água aquecida a 80 C, até 90% do volume do frasco. Logo após, ele é tampado com uma tampa não deformável, a qual não é rosqueada, e sim facilmente encaixada. Tal tampa possui apenas um anel de vedação, que não permite a troca entre o ar externo e interno. Após deixar o frasco por um certo tempo à temperatura ambiente de 25 C, ao se tentar retirar a tampa, percebe-se que ela não mais se solta facilmente.
Com base no descrito, a dificuldade em retirar a tampa ocorre porque houve
a) uma pequena contração volumétrica do frasco, aumentando sua pressão interna.
b) aproximadamente uma transformação a volume constante, reduzindo a pressão interna no frasco.
c) aproximadamente uma transformação isobárica, mantendo a pressão interna no frasco.
d) uma pequena dilatação do volume de água do frasco, passando a haver maior ação da gravidade sobre ele.

De acordo com a figura, considerando h 100 m e a densidade do ar sendo uniforme ao longo da distância h, a variação de pressão, entre as posições B e A, é aproximadamente:
a) 0
b) atm1 p·
c) atm10 p·
d) atm1000 p·
e) atm100 p·

Para impedir que a pressão interna de uma panela de pressão ultrapasse um certo valor, em sua tampa há um dispositivo formado por um pino acoplado a um tubo cilíndrico, como esquematizado na figura abaixo. Enquanto a força resultante sobre o pino for dirigida para baixo, a panela está perfeitamente vedada.
Considere o diâmetro interno do tubo cilíndrico igual a 4 mm e a massa do pino igual a 48 g. Na situação em que apenas a força gravitacional, a pressão atmosférica e a exercida pelos gases na panela atuam no pino, a pressão absoluta máxima no interior da panela é
a) 1,1atm
b) 1,2 atm
c) 1,4 atm
d) 1,8 atm
e) 2,2 atm

Fossas abissais ou oceânicas são áreas deprimidas e profundas do piso submarino. A maior delas é a depressão Challenger, na Fossa das Marianas, com 11.033 metros de profundidade e temperatura da água variando entre 0 C e 2 C.
De acordo com o texto, pode-se dizer que a pressão total sofrida por um corpo que esteja a uma altura de 33 m acima do solo dessa depressão e a variação de temperatura na escala absoluta (Kelvin) valem, respectivamente:
a) 8 21,101 10 N m e 2K.
b) 8 211,01 10 N m e 2K.
c) 8 21,101 10 N m e 275K.
d) 8 211,01 10 N m e 275K.
e) 8 2110,1 10 N m e 2K.

Considere um tanque cilíndrico vertical. A tampa plana inferior desse recipiente é substituída por uma calota esférica de mesmo raio interno que o cilindro. Suponha que o tanque esteja completamente cheio de água. Nessas circunstâncias, é correto afirmar que a pressão hidrostática produz forças na superfície interna da calota sempre:
a) radiais e para dentro.
b) verticais e para baixo.
c) radiais e para fora.
d) verticais e para cima.

Mais conteúdos dessa disciplina