Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A CO é desenvolvida integralmente com outras habilidades comunicativas porque nessa abordagem o foco é na comunicação, no significado pragmático da língua cujo propósito é desenvolver a competência linguística e cultural do funcionamento da língua. Isso significa que aspectos da norma padrão não são mais tidos com ênfase. Sobre como deve ocorres o ensino da compreensão oral pelo viés de Língua Franca, assinale a alternativa CORRETA: A) Com foco na pronúncia. B) Com base nas ocorrências de fala planejada. C) Com base num viés intercultural. D) Com foco no sistema linguístico.
User badge image
Camila Ribas

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao ensino da compreensão oral pelo viés de Língua Franca, que enfatiza a comunicação e a competência intercultural. A) Com foco na pronúncia. - Embora a pronúncia seja importante, a abordagem de Língua Franca prioriza mais a comunicação do que a perfeição na pronúncia. B) Com base nas ocorrências de fala planejada. - A fala planejada pode ser útil, mas a Língua Franca também envolve interações espontâneas e autênticas. C) Com base num viés intercultural. - Esta alternativa se alinha bem com a abordagem de Língua Franca, que enfatiza a comunicação entre diferentes culturas e a compreensão mútua. D) Com foco no sistema linguístico. - Essa opção se concentra mais na gramática e na norma padrão, que não são o foco principal da abordagem de Língua Franca. Portanto, a alternativa correta é: C) Com base num viés intercultural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ensino da CO com a perspectiva de Língua Franca deve priorizar uma variedade de sons produzidos em inglês por falantes de outras nacionalidades. Devem também trazer amostras discursivas que priorizem o discurso como um todo, contemplando as reais situações de pessoas que usam o inglês em ambientes internacionais.
Sobre a justificativa de o inglês como Língua Franca ser um desafio no ensino de línguas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os alunos querem falar como um nativo
b) É difícil dar conta de tanta variedade linguística
c) A lei sobre a educação de línguas no Brasil não permite
d) Há pouco interesse das pessoas

Para o estudante do inglês é muito mais importante saber sobre os aspectos culturais de uma língua usada em outros territórios do que variação de pronúncia ou memorização de vocabulário (britânico ou americano), já que o motivo de uma variedade pode ser devido a vários fatores como: idade (jovens usam expressões que os mais velhos não usam), localização (o vocabulário do Sul difere ao uso no Norte). Há regiões mais preservadas, predominando um dialeto mais regional, há também diferentes grupos sociais (pessoas escolarizadas usam expressões mais formais do que grupos com menos escolarização), por exemplo.
De acordo com a oralidade, a qual exige a atenção em vários aspectos e por isso é importante o reconhecimento de vários elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O reconhecimento das diferenças culturais como apoio para o entendimento da pronúncia.
( ) O conhecimento do aluno sobre as diferenças de pronúncia entre os nativos e não nativos.
( V ) Estar exposto a diversos contextos em que a língua é usada inclusive fora do país do falante nativo.
( V ) O conhecimento do dialeto regional incluindo britânicos e americanos.
a) F – V – V – V.
b) F – V – V – F.
c) F – F – V – V.
d) V – F – F – V.

Toda língua não existe sem seus falantes e sua história. A língua inglesa passou por vários momentos e conseguiu soberania devido aos fatores econômicos e políticos conquistados ao longo do tempo. É importante destacar que a língua inglesa teve três importantes momentos, marcando principalmente mudanças linguísticas tanto na forma sintática, semântica morfológica ou fonológica.
Sobre um dos três momentos marcados na historicidade do inglês, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fase inicial “Old English”, por volta do final do século XI, diante da batalha de Hastings.
b) Fase do “Modern English, com a derrota dos anglo-saxões, predominando a cultura franco-normanda no contexto anglo-saxônico.
c) Fase inicial “Old English”, quando o sistema linguístico foi marcado por diferentes dialetos.
d) Fase do “Middle English, em decorrência de muitas transformações socioeconômicas, a ciência, a cultura e a arte foram ganhando representatividade.

Algumas atividades contribuem com a melhora da percepção do som. Uma atividade de compreensão oral é chamada de “dictation” a qual se deve ouvir o som e identificar as palavras para preenchê-las nas lacunas. Essa prática trabalhada com a percepção, um conhecimento importante para o aprendiz de língua.
Sobre a atividade de compreensão oral chamada de “dictation”, assinale a alternativa CORRETA:
a) Trabalha com a percepção do som em contextos do falante nativo.
b) Trabalha com percepção do som considerando a função comunicativa.
c) Trabalha apenas com a percepção do som, desconsiderando a função comunicativa da língua.
d) Trabalha com a percepção do som e o significado.

A oralidade possui determinadas ocorrências que não são aceitas na escrita. Como exemplos: falsos começos, repetições, discurso fragmentado, falta de linearidade, entre outros. Sobre a oralidade e suas várias características que as diferenciam do texto escrito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( I ) Um processo que envolve a linguagem mais planejada e sequenciada.
( II ) Um processo que aceita a variedade regional como marcadores discursivos.
( I ) Ocorre de forma espontânea e não programada.
( I ) Predomina a linearidade.
a) I – II – I – I.
b) II – I – I – I.
c) I – II – I – II.
d) II – I – II – II.

A abordagem por tarefas é uma metodologia que busca trabalhar com as reais características de uma situação discursiva. A prática por tarefas é uma metodologia centrada nas necessidades do aluno, ou seja, situações das quais ele já vivencia em sua língua materna.
Sobre a diferença entre uma prática por tarefa de um exercício, com base na Abordagem por Tarefas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A tarefa requer o resultado comunicativo e o exercício o uso da forma correta.
b) A tarefa é voltada para a estrutura linguística e o exercício para o uso comunicativo.
c) A tarefa busca um resultado como um produto e o exercício como um processo.
d) A tarefa busca uma aprendizagem igual para todos e o exercício contempla individualmente o aluno.

A abordagem comunicativa tem como objetivo o foco na comunicação. Na década de 80, buscou-se criar situações comunicativas em sala de aula que pudessem levar a prática da oralidade em atividades pré-comunicativas e comunicativas. O objetivo dessas atividades era fazer com que os aprendizes pudessem associar as formas linguísticas às funções comunicativas e aos seus significados funcionais, relacionando, assim, a linguagem aos seus significados sociais.
Sobre a Abordagem Comunicativa, assinale a alternativa CORRETA:
a) A prática da oralidade em atividades comunicativas deve ocorrer por atividades contextualizadas.
b) A abordagem comunicativa prioriza o foco no significado permeado pela gramática.
c) O ensino da gramática é um requisito para a prática comunicativa.
d) As formas linguísticas devem antevir à função comunicativa.

As características da oralidade impactam na compreensão oral inclusive na complexidade da habilidade, como, por exemplo, a velocidade da fala que pode dificultar a percepção do som, impossibilitando o reconhecimento da palavra. Há também a falta de contexto que pode desfavorecer o entendimento de uma palavra.
Sobre uma característica do discurso oral, assinale a alternativa CORRETA:
a) O discurso oral é pontual.
b) O discurso oral não é fragmentado.
c) O discurso oral pode não possuir linearidade.
d) O discurso oral pode ser retomado.

A abordagem por gêneros é uma metodologia centrada nas características do gênero. Essa abordagem teve maior predominância a partir da década de 90, inclusive influencia muitos documentos oficiais de ensino. Nesse conceito, o gênero oral ou escrito deve tratar de assuntos relevantes marcados pelas características sociais envolvidas.
Sobre a afirmação de que a abordagem por gênero tem como fundamentação a língua como discurso e prática social de natureza reflexiva sobre questões que circulam no dia a dia, assinale a alternativa CORRETA:
a) Essa abordagem prioriza o contexto social e cultural do aprendiz.
b) Essa abordagem valoriza a linguagem como um veículo para comunicação.
c) Todo ensino deve pautar no conhecimento sincrônico da língua.
d) Todo ensino de língua deve pautar no conhecimento diacrônico da língua.

Mais conteúdos dessa disciplina