Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Outros
Em uma situação em que existe uma demanda tecidual excessiva e prolongada de neutrófilos, provocando a depleção do reservatório sanguíneo desse leucócito e excedendo a sua produção, ocorre um número maior de células imaturas do que de maduras no sangue circulante. Essa condição é diagnosticada como desvio

A) à direita regenerativo.
B) à esquerda regenerativo.
C) à esquerda degenerativo.
D) à direita degenerativo.
User badge image
CidadaniAtiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender a questão, precisamos analisar o que significa o desvio à esquerda e à direita no contexto hematológico. - Desvio à esquerda: Refere-se a um aumento de células imaturas (como os neutrófilos jovens) no sangue, geralmente indicando uma resposta a uma infecção ou inflamação aguda. - Desvio à direita: Refere-se a um aumento de células maduras, indicando uma resposta mais crônica ou uma recuperação. No caso descrito, onde há uma demanda excessiva e prolongada de neutrófilos, resultando em um número maior de células imaturas do que de maduras, isso indica um desvio à esquerda. Analisando as alternativas: A) à direita regenerativo - incorreta, pois indica aumento de células maduras. B) à esquerda regenerativo - incorreta, pois o termo "regenerativo" não se aplica ao contexto de depleção. C) à esquerda degenerativo - correta, pois indica um desvio à esquerda com depleção e predominância de células imaturas. D) à direita degenerativo - incorreta, pois indica aumento de células maduras. Portanto, a alternativa correta é: C) à esquerda degenerativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A pesquisa científica é uma atividade prevista e estimulada pela Constituição Federal Brasileira de 1988. O art. 218 expressa: “O estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica. § 1º A pesquisa científica básica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso das ciências. § 3º O estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho.” Entretanto, é importante saber que a atividade científica deve sempre ser embasada em princípios éticos. Portanto é correto afirmar que:

A) procedimentos que envolvam animais devem prever e se desenvolver considerando-se sua relevância para a saúde humana ou animal, a aquisição de conhecimento ou o bem da sociedade. Os experimentos com animais são necessários, pois o modelo animal dificilmente pode ser substituído sem que haja prejuízo para os resultados das pesquisas.
B) quando o pesquisador, que por motivo justificável, submete um animal a agressão que pode provocar dor ou angústia, este deve estar sob sedação ou analgesia. Entretanto, alguns procedimentos cirúrgicos devem ser realizados com animais não anestesiados, principalmente quando se deseja analisar os efeitos da dor no organismo.
C) todos os investigadores e funcionários devem ter qualificação e experiência adequadas para exercer procedimentos em animais vivos. Deve-se ter em mente que a utilização de métodos alternativos tais como modelos matemáticos e simulação por computador não devem substituir o modelo animal.
D) os animais não convencionais seguem regras específicas restritivas quanto ao procedimento e às quantidades permitidas para a experimentação.

Os Comitês de Ética na Experimentação Animal (CEEA) não devem ser encarados como instâncias punitivas ou que desejam atrapalhar o andamento das pesquisas de uma Instituição. Na verdade, são instâncias fundamentais para regulamentar as missões institucionais e orientar os pesquisadores que desejarem trabalhar com animais. Nesse contexto, é correto afirmar que:

A) um projeto pode ser enquadrado na categoria “inadequado para análise” – quando faltam dados que permitam o seu perfeito entendimento. Um exemplo pode ser a falta de detalhamento na introdução, já que isso não permite a compreensão das etapas do projeto.
B) um projeto pode ser enquadrado na categoria “com pendência”, quando faltam dados que interferem no conteúdo ético, mas que não impedem o seu entendimento como um todo. Exemplos: não consta o calibre da agulha, não é informada qual a via de sangria, não é citado o destino final dos animais após a pesquisa.
C) caso um projeto seja reprovado pelo CEEA, ele não poderá mais ser reapresentado para o mesmo Comitê, mesmo que tenham sido realizadas modificações. O proponente deverá submetê-lo a outro Comitê de ética, passando por todo o trâmite de um novo processo.
D) quando o conteúdo do projeto cumpre com todos os preceitos éticos internacionais, será considerado aprovado por qualquer CEEA, situação em que o proponente fica livre para realizar as alterações necessárias no projeto, pois se deve considerar que o pesquisador é, moralmente, responsável por suas escolhas e por seus atos na experimentação animal.

Mais conteúdos dessa disciplina