Logo Passei Direto
Buscar
João, servidor público estável há cinco anos, foi demitido mediante um processo administrativo; por isso, Maria, também servidora pública estável, ocupou o cargo de João. Ocorre que, à época do processo, não lhe foi conferida a ampla defesa, de modo que sua demissão foi invalidada por sentença judicial. Desta feita, de acordo com a Lei nº 1.256/90 – Lei Orgânica do Município de Arcos MG, qual será o procedimento a ser adotado neste caso?

A) João será aproveitado em qualquer outro cargo que esteja vago.
B) João será conduzido ao cargo de Maria, com direito a ser indenizado.
C) João será reintegrado no cargo e Maria reconduzida ao cargo de origem, sem direito à indenização.
D) João ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar o que a Lei nº 1.256/90 – Lei Orgânica do Município de Arcos MG diz sobre a reintegração de servidores públicos que tiveram suas demissões anuladas judicialmente. Quando um servidor é reintegrado, isso geralmente significa que ele retorna ao cargo que ocupava antes da demissão, e o servidor que ocupou o cargo durante a ausência do primeiro deve ser reconduzido ao seu cargo original. Analisando as alternativas: A) João será aproveitado em qualquer outro cargo que esteja vago. - Isso não se aplica, pois ele deve ser reintegrado ao cargo que ocupava. B) João será conduzido ao cargo de Maria, com direito a ser indenizado. - Isso não é correto, pois a reintegração não implica em mudança de cargo. C) João será reintegrado no cargo e Maria reconduzida ao cargo de origem, sem direito à indenização. - Esta opção está correta, pois reflete o procedimento adequado em casos de reintegração. D) João ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço até seu adequado aproveitamento em outro cargo. - Isso não se aplica, pois ele deve ser reintegrado ao cargo. Portanto, a alternativa correta é: C) João será reintegrado no cargo e Maria reconduzida ao cargo de origem, sem direito à indenização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina