Logo Passei Direto
Buscar

Direito Trabalhista

UNIASSELVI IERGS
O empregado poderá ser contratado (por escrito) para trabalhar por períodos (de forma não contínua), recebendo pelas horas, dias ou meses trabalhados, sendo-lhe assegurado o pagamento de férias, 13º salário e previdência social ao final de cada período de prestação de serviços. Qual o conceito de "salário"? A) É as gorjetas. B) São as bonificações habituais indenizatórias. C) É uma contraprestação do serviço efetuado pelo empregado no decorrer do mês. D) É o adicional por tempo de trabalho.
User badge image
Fernando Azevedo

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta sobre o conceito de "salário", vamos analisar as alternativas: A) É as gorjetas. - Gorjetas não são consideradas salário, mas sim uma forma de gratificação. B) São as bonificações habituais indenizatórias. - Bonificações indenizatórias não são salário, pois não são pagas como contraprestação pelo trabalho. C) É uma contraprestação do serviço efetuado pelo empregado no decorrer do mês. - Esta definição está correta, pois o salário é, de fato, a remuneração paga ao empregado pelo trabalho realizado. D) É o adicional por tempo de trabalho. - Adicionais por tempo de trabalho (como o adicional de tempo de serviço) são complementos ao salário, mas não definem o que é salário em si. Portanto, a alternativa correta é: C) É uma contraprestação do serviço efetuado pelo empregado no decorrer do mês.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Direito do Trabalho pode ser dividido em diferentes entendimentos. No sentido amplo, há o Direito Material do Trabalho, que é composto por algumas prerrogativas específicas.
Sobre essas prerrogativas, assinale a alternativa CORRETA:
A - Direito Criminal e Civil.
B - Direito Constitucional e Civil.
C - Direito Coletivo e do Direito Individual do Trabalho.
D - Direito Trabalhista e Civil.

O Período Industrial possui certas características específicas. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Trabalho assalariado.
( ) Contrato de trabalho.
( ) Transformação do trabalho em emprego.
( ) Estabelecer uma estrutura hierárquica.
A - F – V – F – F.
B - F – F – V – V.
C - V – F – V – F.
D - V – V – F – F.

O trabalho pode ser considerado um meio para o indivíduo manter a sua subsistência e adquirir bens através do mercado de trabalho remunerado. No entanto, houve um tempo em que o homem produzia apenas para atender às suas próprias necessidades e às de sua família. Assim, produzia o que era útil para o consumo e desconhecia o conceito de mercadoria e o mundo do trabalho. Mas essa situação mudou com a acessão do capitalismo. Mediante o tema apresentado, em certo momento, no contexto histórico da humanidade, surgiu o trabalho assalariado. Sobre esse momento, assinale a alternativa CORRETA:
A - O trabalho assalariado surgiu na Grécia Antiga, com a construção da Polis.
B - O trabalho assalariado surgiu com as corporações de ofício.
C - O trabalho assalariado surgiu somente com a Pré-Revolução Industrial.
D - O trabalho assalariado surgiu com a Revolução Industrial.

Temos a as primeiras leis trabalhistas com real significado para o Direito do Trabalho, que foram: Constituição do México de 1917, Constituição de Weimar, de 1919, Carta Del Lavoro, de 1927, Declaração Universal dos Direitos do Homem e Destinatários das leis trabalhistas.
Sobre a Constituição de Weimar de 1919, assinale a alternativa CORRETA:
A As leis surgiram para controlar a situação desumana que se perpetrava, principalmente contra menores e mulheres. O empregado não é igual ao empregador e, portanto, necessita de proteção. Alguns registros apontam para a existência de trabalhadores com seis anos de idade e jornadas excessivas.
B Instituiu um sistema corporativista-fascista, que inspirou outros sistemas políticos, como os de Portugal, Espanha e, especialmente, do Brasil. O corporativismo visava a organizar a economia em torno do Estado, promovendo o interesse nacional, além de impor regras a todas as pessoas. O autor cita parte importante constante nessa legislação: “tudo dentro do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”.
C Foi a primeira constituição a dispor sobre o Direito Laboral. O Art. 123 da referida norma estabelecia: jornada de oito horas, proibição de trabalho de menores de 12 anos, limitação da jornada dos menores de 16 anos a seis horas, jornada máxima noturna de sete horas, descanso semanal, proteção à maternidade, salário mínimo, direito de sindicalização e de greve, indenização de dispensa, seguro social e proteção contra acidentes de trabalho.
D Disciplinava a participação dos trabalhadores nas empresas, autorizando a liberdade de coalização dos trabalhadores; tratou, também, da representação dos trabalhadores na empresa. Criou um sistema de seguros sociais e a possibilidade de os trabalhadores colaborarem com os empregadores na fixação de salários e demais condições de trabalho.

No Contrato de Trabalho, os sujeitos do contrato estão entre os principais aspectos a serem observados. Sobre o que tem como regra que o empregado não pode renunciar aos direitos adquiridos ao longo da vida laboral, assinale a alternativa CORRETA:
A - Princípio da Indisponibilidade.
B - Princípio da Proteção ao Trabalhador.
C - Princípio da Primazia da Realidade.
D - Princípio da Continuidade da Relação do Emprego.

Dissídio Coletivo consiste no procedimento de solução de conflitos coletivos de trabalho perante a jurisdição. Quais são as duas naturezas dos Dissídios Coletivos?
A Coletiva e Individual.
B Jurídica e Jurisprudência.
C Econômica e Jurídica.
D Leis e Legislação.

A partir da edição de determinado texto legislativo, a jornada de trabalho dos estudantes foi regulamentada, necessitando ser definida juntamente à instituição de ensino. Sobre o período relacionado a essa jornada de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A - I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 7 (sete) horas diárias e 35 (trinta e cinco) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
B - I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 5 (cinco) horas diárias e 25 (vinte e cinco) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
C - I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
D - I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

Existem legislações específicas que deverão ser consultadas dependendo da profissão ou direito trabalhista.
Sobre algumas delas, assinale a alternativa CORRETA:
A • Desporto (atleta profissional): Lei nº 10.672, de 22 de maio de 2003. • Trabalhador portuário: Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2018.
B • Desporto (atleta profissional): Lei nº 10.000, de 15 de maio de 1970. • Trabalhador portuário: Lei nº 12.000, de 5 de junho de 2013.
C • Desporto (atleta profissional): Lei nº 10.672, de 15 de maio de 2003. • Trabalhador portuário: Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013.
D • Desporto (atleta profissional): Lei nº 10.672, de 15 de maio de 1970. • Trabalhador portuário: Lei nº 12.815, de 5 de agosto de 2013.

Mais conteúdos dessa disciplina