Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA: A expressão dimensões de direitos fundamentais é mais adequada do que gerações, PORQUE há uma relação de complementaridade entre os diferentes direitos reconhecidos ao longo da história. Os direitos fundamentais de primeira geração não são mais aplicados hoje em dia. Plasmada na concepção negativista e minimalista do Estado, a ideologia liberal se atrelou apenas ao catálogo de direitos estatais prestacionais, aí incluída a busca da igualdade material. Os direitos fundamentais de segunda geração são direitos ligados às liberdades individuais e aos direitos negativos de defesa. Os direitos fundamentais de terceira geração se voltam precipuamente para a titularidade individual.

User badge image
DireitosHumanizados

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A alternativa correta é que a expressão "dimensões de direitos fundamentais" é mais adequada do que "gerações", pois reconhece a complementaridade entre os direitos. No entanto, a afirmação de que os direitos de primeira geração não são mais aplicados é incorreta; eles continuam relevantes. Os direitos de primeira geração são, em sua maioria, direitos civis e políticos, enquanto os de segunda geração estão relacionados a direitos sociais, econômicos e culturais. Já os de terceira geração abordam direitos coletivos e difusos, como o direito ao meio ambiente. Portanto, a relação entre as dimensões é mais complexa do que a simples categorização em gerações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados.
A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos.
A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo.
A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição.
A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.

A ideia de pacto de submissão que rejeita o conceito de direito de resistência e legitima o modelo de Estado absoluto deve ser associado à:
Rousseau
Aristóteles
Hobbes
Locke
Montesquieu

Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
direitos fundamentais em direitos das gentes.
direitos fundamentais em direitos do homem.
direitos naturais em direitos do homem.
direitos humanos em direitos do homem.
direitos do homem em direitos fundamentais.

Com relação à questão terminológica envolvendo os conceitos da teoria jurídica contemporânea, podemos afirmar que é a positivação em uma Constituição de um determinado Estado que transforma direitos do homem (direitos naturais) em:
direitos humanos
direitos cosmopolitas
direitos da humanidade
direitos fundamentais
direitos naturais.

Na Constituição de 1988 o 'direito a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, está alocado no rol dos direitos:
Políticos
Solidários.
Individuais.
À nacionalidade.
Sociais.

Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, analise as seguintes afirmativas: I) O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro é aberto, na medida em que existe a possibilidade de agregar a tal catálogo todo um conjunto de novos direitos advindos do regime, dos princípios constitucionais e dos tratados internacionais. II) De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão dispostos no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal. III) Os direitos fundamentais no Brasil estão limitados aos direitos constantes do título II da Constituição (Dos direitos e garantias constitucionais), não se admitindo, portanto, nenhum direito advindo de tratados internacionais. IV) A aplicação axiológica da lei, que reaproxima o direito da ética, é feita pela escola do pós-positivismo jurídico. Somente é CORRETO o que se afirma em:
I e III
II e IV
I e IV
II e III
III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina