Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da natureza jurídica dos tribunais de contas e da forma de investidura, dos direitos, das prerrogativas e das vedações de seus membros, assinale a opção correta.

A Além da nacionalidade brasileira, é requisito para ingresso como membro dos tribunais de contas a conclusão de curso de nível superior em direito, contabilidade, administração ou economia.
B Os ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do STF.
C Aos membros do Ministério Público nos tribunais de contas não é vedado o exercício de atividade político-partidária.
D As decisões dos tribunais de contas possuem característica de coisa julgada administrativa.
E Os ministros dos tribunais de contas serão escolhidos na proporção de um terço pelo Poder Legislativo e dois terços pelo chefe do Poder Executivo.
User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a natureza jurídica dos tribunais de contas e as características de seus membros: A) Além da nacionalidade brasileira, é requisito para ingresso como membro dos tribunais de contas a conclusão de curso de nível superior em direito, contabilidade, administração ou economia. Análise: Esta afirmação está correta, pois a legislação exige formação superior em áreas específicas. B) Os ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do STF. Análise: Embora haja semelhanças, os ministros do TCU não têm exatamente as mesmas garantias e prerrogativas que os do STF. C) Aos membros do Ministério Público nos tribunais de contas não é vedado o exercício de atividade político-partidária. Análise: Esta afirmação é incorreta, pois os membros do Ministério Público têm restrições quanto ao exercício de atividades político-partidárias. D) As decisões dos tribunais de contas possuem característica de coisa julgada administrativa. Análise: As decisões dos tribunais de contas não têm a mesma força de coisa julgada que as decisões judiciais. E) Os ministros dos tribunais de contas serão escolhidos na proporção de um terço pelo Poder Legislativo e dois terços pelo chefe do Poder Executivo. Análise: Esta afirmação está incorreta, pois a escolha dos ministros dos tribunais de contas não segue essa proporção. Diante da análise, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina