Logo Passei Direto
Buscar
A Nota Técnica nº 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS que evidencia esclarecimentos sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, afirma que:

(A) nas novas ações do Ministério da Saúde, a Atenção Básica também passa a acolher pacientes com transtornos metais em outras situações de vulnerabilidade, como aqueles que vivem nas ruas e também os que são egressos de unidades prisionais comuns.
(B) foi criada uma nova modalidade de CAPS (IV AD) para funcionar 12 horas/noturno nas regiões de cracolândias, com equipe completa, incluindo psiquiatras e equipe de enfermagem de plantão.
(C) O Ministério da Saúde começa a custear equipes multiprofissionais especializadas em Saúde Mental para atuar em ambulatórios, de maneira integrada à Atenção Básica e aos CAPS, ocupando um vazio assistencial que existia na Rede de Atenção Psicossocial, não apoiando o fechamento de ambulatórios.
(D) na área da saúde indígena, o Ministério da Saúde publicou portaria que objetiva diminuir o financiamento de CAPS que atenda a pacientes dessa população, pois a prevalência de transtornos mentais nessa população teve uma redução significativa.
User badge image
Desafios para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Nota Técnica nº 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS: (A) Atenção Básica acolhendo pacientes com transtornos mentais em situações de vulnerabilidade - Esta afirmação está alinhada com as diretrizes de inclusão e acolhimento de populações vulneráveis. (B) Nova modalidade de CAPS (IV AD) para funcionar 12 horas/noturno nas regiões de cracolândias - Embora a criação de CAPS seja uma possibilidade, a informação sobre o funcionamento específico e a equipe pode não ser precisa. (C) Custeio de equipes multiprofissionais especializadas em Saúde Mental - Esta alternativa parece correta, pois reflete a intenção de integrar serviços e preencher lacunas na assistência. (D) Diminuição do financiamento de CAPS para saúde indígena - Essa afirmação é contraditória, pois a tendência é aumentar o suporte, não diminuir, especialmente em populações vulneráveis. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete as diretrizes e ações do Ministério da Saúde, conforme a Nota Técnica, é: (C) O Ministério da Saúde começa a custear equipes multiprofissionais especializadas em Saúde Mental para atuar em ambulatórios, de maneira integrada à Atenção Básica e aos CAPS, ocupando um vazio assistencial que existia na Rede de Atenção Psicossocial, não apoiando o fechamento de ambulatórios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina