Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
Os Estudos de Impactos Ambientais (EIA) propõem, muitas vezes, ações que visam reduzir a magnitude ou a importância de efeitos negativos de empreendimentos ou atividades. Essas ações são denominadas de medidas

(A) compensatórias.
(B) redutoras.
(C) mitigadoras.
(D) potencializadoras.
(E) reversoras.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação ao contexto dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA). As ações que visam reduzir a magnitude ou a importância de efeitos negativos são geralmente chamadas de medidas que buscam minimizar os impactos ambientais. Analisando as alternativas: (A) compensatórias - Essas medidas geralmente visam compensar os impactos que não podem ser evitados, mas não necessariamente reduzem a magnitude dos efeitos negativos. (B) redutoras - Embora essa palavra possa parecer adequada, não é o termo técnico mais utilizado na literatura sobre EIA. (C) mitigadoras - Este é o termo correto, pois as medidas mitigadoras são especificamente aquelas que buscam reduzir os impactos negativos de um empreendimento. (D) potencializadoras - Este termo não se aplica, pois se refere a ações que aumentam ou potencializam algo, não a redução de impactos. (E) reversoras - Este termo se refere a ações que buscam reverter um impacto já causado, mas não necessariamente a redução de sua magnitude. Portanto, a alternativa correta é: (C) mitigadoras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No âmbito do licenciamento ambiental, a distinção entre os conceitos de licença e autorização é fundamental. Indique a alternativa que apresenta, de maneira correta, esses dois conceitos.

(A) Licença: avaliação da importância dos impactos: processo de atribuição de um qualitativo de importância ou significância de um impacto ambiental, qualificativo esse referido ao contexto socioambiental onde se insere o empreendimento; Autorização: regra ou conjunto de regras para avaliar a importância de uma atividade ou impacto.
(B) Licença: designa o ato unilateral e discricionário pelo qual a Administração possibilita ao particular o desempenho de atividade material ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos; Autorização: pressupõe um julgamento de valor por parte do agente público na análise do projeto e aplica-se aos casos em que não existe um direito preexistente por parte do administrativo para o exercício daquela atividade.
(C) Licença: regra ou conjunto de regras para avaliar a importância de uma atividade ou impacto; Autorização: avaliação da importância dos impactos: processo de atribuição de um qualitativo de importância ou significância de um impacto ambiental, qualificativo esse referido ao contexto socioambiental em que se insere o empreendimento.
(D) Licença: pressupõe um julgamento de valor por parte do agente público na análise do projeto e aplica-se aos casos em que não existe um direito preexistente por parte do administrativo para o exercício daquela atividade; Autorização: designa o ato unilateral e discricionário pelo qual a Administração possibilita ao particular o desempenho de atividade material ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos.
(E) Licença: designa o ato unilateral e discricionário pelo qual a Administração possibilita ao particular o desempenho de atividade material ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos; Autorização: avaliação da importância dos impactos: processo de atribuição de um qualitativo de importância ou significância de um impacto ambiental, qualificativo esse referido ao contexto socioambiental em que se insere o empreendimento.

Na legislação federal, o licenciamento aparece como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Entre seus instrumentos, estão as Licenças Prévia (LP) e de Operação (LO), sendo que:

(A) LP: autoriza o início da implantação, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado; e LO: autoriza o início da atividade/empreendimento licenciado e o funcionamento dos equipamentos de controle de poluição.
(B) LP: contém os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação de um empreendimento ou atividade, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo; e LO: autoriza o início da implantação, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado.
(C) LP: autoriza o início da implantação, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado; e LO: autoriza o início da atividade/empreendimento licenciado e o funcionamento dos equipamentos de controle de poluição.
(D) LP: contém os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação de um empreendimento ou atividade, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo; e LO: autoriza o início da atividade/empreendimento licenciado e o funcionamento dos equipamentos de controle de poluição.
(E) LP: autoriza o início da atividade/empreendimento licenciado e o funcionamento dos equipamentos de controle de poluição; e LO: contém os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação de um empreendimento ou atividade, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.

Mais conteúdos dessa disciplina