Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Considerando o texto anterior e os conhecimentos livro-base História e Historiografia da África sobre a questão da mobilidade na África e o caso do Império do Zimbábue, é correto afirmar que:

A O contato entre os povos e tribos de diferentes regiões sul-africanas tem origem a partir da dominação europeia subsaariana.
B As diversidades geográficas existente no continente africano influenciaram a demora na mobilidade populacional e comercial da região, como no Zimbábue.
C A dispersão étnica e as disputas militares africanas tiveram início a partir da expansão comercial das civilizações do Oriente no sul do continente africano, como no Zimbábue.
D Na África, a mobilidade era grande. No século XIV, a cidade do Zimbábue tinha cerca de 10 mil habitantes, resultante de uma migração do interior de terras cultiváveis.
E O Zimbábue tinha dificuldades comerciais e não conseguia prosperar devido ao isolamento geográfico e incomunicabilidade com o litoral da costa oriental.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Império do Zimbábue e à mobilidade na África: A) O contato entre os povos e tribos de diferentes regiões sul-africanas tem origem a partir da dominação europeia subsaariana. - Esta afirmação é incorreta, pois os contatos entre os povos africanos já existiam antes da dominação europeia. B) As diversidades geográficas existentes no continente africano influenciaram a demora na mobilidade populacional e comercial da região, como no Zimbábue. - Embora a geografia tenha um papel importante, a mobilidade no Zimbábue foi significativa, especialmente devido ao comércio. C) A dispersão étnica e as disputas militares africanas tiveram início a partir da expansão comercial das civilizações do Oriente no sul do continente africano, como no Zimbábue. - Essa afirmação é um pouco exagerada, pois a dispersão étnica e as disputas já existiam antes da expansão comercial. D) Na África, a mobilidade era grande. No século XIV, a cidade do Zimbábue tinha cerca de 10 mil habitantes, resultante de uma migração do interior de terras cultiváveis. - Esta afirmação é correta, pois o Zimbábue era um centro comercial importante e a mobilidade populacional era significativa. E) O Zimbábue tinha dificuldades comerciais e não conseguia prosperar devido ao isolamento geográfico e incomunicabilidade com o litoral da costa oriental. - Esta afirmação é incorreta, pois o Zimbábue era um importante centro comercial que se beneficiava de rotas comerciais. Portanto, a alternativa correta é: D) Na África, a mobilidade era grande. No século XIV, a cidade do Zimbábue tinha cerca de 10 mil habitantes, resultante de uma migração do interior de terras cultiváveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - História e Historiografia da África Atente para a citação: “O estudo dos meios de transporte também pode ajudar-nos a localizar melhor as rotas saarianas e atestar certas hipóteses”. Após esta avaliação: caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALAMA, P. O Saara durante a Antiguidade clássica. In: MOKHTAR, G. (Ed.). A África Antiga. 2ª. ed. Ver. Brasília: UNESCO, 2010. p.581-583. De acordo com o texto e os conteúdos do livro História e Historiografia da África, com relação aos meios de transportes e a atividade comercial existente nas rotas transaarianas ao longo do tempo, é correto afirmar que:

A O Saara foi uma barreira intransponível para o comércio entre a África acima e abaixo do deserto
B Os povos africanos passaram a adquirir produtos de outras regiões, como Arábia e Ásia, durante a utilização de cavalos nas rotas comerciais.
C O camelo foi um animal só recentemente utilizado nas rotas comerciais africanas. Com a utilização desse transporte, o contato das civilizações africanas com outras regiões se tornou possível nos dias de hoje.
D O deserto do Saara é utilizado como rota de comércio há milhares de anos. Os mercadores, que utilizavam cavalos para deslizarem no deserto, tiveram mínimo contato com a cultura das civilizações africanas.
E A utilização de camelos representou um impulso nas rotas comerciais africanas pelo Saara, porque transportavam inúmeras riquezas e as culturas das grandes civilizações.

Questão 3/10 - História e Historiografia da África Atente para a citação: “O Império Songai foi profundamente original quanto à organização política e administrativa. A forte estruturação do poder, a centralização sistemática e o absolutismo real são características que atribuíram uma coloração moderna [...]”. Após esta avaliação: caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CISSOKO, Sékéné Mody.Os Songhai do século XII ao XVI. In: NIANE, D. T. (Ed.). África do século XII ao XVI. 2ª. ed. Ver. Brasília: UNESCO, 2010. p.218. Conforme a citação anterior e o livro-base História e Historiografia da África sobre as características econômicas e religiosas do Império Songai, pode-se afirmar que:

A Esse Império se destacou graças ao pouco contato com os viajantes e comerciantes europeus em decorrência de sua localização geográfica.
B O Império Songai não se diferenciou de estruturas políticas europeias, mantendo-se firme com as regiões que controlava.
C Gao foi declarada a capital do Império Songai pelo rei Dia Kossoi, primeiro líder a se converter ao islamismo. A organização social de Songai era mais complexa que a do Mali.
D Um evento importante para a capital do Império Songai foi ato de negação do soberano Dia Kossoi ao Islã, o que manteve os traços culturais tribais vivos na região, sem nenhuma adaptação.
E Tombuctu foi uma cidade com características militares, fundada pelos cristãos que dominaram grande parte do Estado Songai.

Questão 4/10 - História e Historiografia da África Considere o extrato de texto: “[...] com o marco da Carta Magna de 1988, que consolida a Nova República, multiplicaram-se as formas de ativismo negro. Resultados importantes foram o reconhecimento dos saberes e da erudição dessas populações, [...]”. Após esta avaliação: caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p.36. Conforme a citação de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia da África sobre as identidades negras reconhecidas como patrimônio cultural pela Constituição Brasileira de 1988 (chamada Constituição Cidadã), é correto afirmar que:

A Os seus artigos atentam para uma reformulação nas identidades afro-brasileiras, de modo que a cultura negra seja reconhecida como aculturada, informalizada e marginalizada.
B A Constituição Cidadã estabeleceu o direito de acesso a uma história que reconheça a contribuição das diversas etnias e culturas na formação do Brasil, valorizando a representatividade das identidades negras.
C A partir da Carta Magna, o ativismo negro e as manifestações culturais brasileiras mantêm-se inviabilizadas.
D Por meio da Constituição Cidadã e do ativismo negro, encontrou-se uma maneira de se interpretar o passado único e homogêneo, negando os diferentes traços culturais do país.
E Com a intenção de distinguir as etnias brasileiras, a Carta Magna de 1988 caracterizou-se pela ausência das identidades afro-brasileiras em suas determinações civis.

Questão 5/10 - História e Historiografia da África Leia o texto: “De que a presença africana em nossa cultura é profunda, talvez o melhor testemunho esteja no português que falamos, no idioma no qual expressamos o que pensamos, sentimos e somos.” Após esta avaliação: caso queira ler o texto integramente: SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2012. P.156. Considerando o texto e o livro-base História e Historiografia da África, como o estudo da presença africana no Brasil ajuda a compreender as questões sociais e desigualdades do presente no país?

A Estudar a história da presença africana no Brasil contribui para a compreensão das injustiças sociais que acometem os brancos.
B Estudar a presença africana no Brasil ajuda a compreender como, depois da Independência da nação, foram dadas todas as condições socioeconômicas aos africanos e seus descendentes no país.
C Estudar a presença africana no Brasil ajuda a compreender por que as desigualdades sociais no país não têm relação com a questão racial, pois vivemos em uma democracia racial.
D Estudar a história da presença africana no Brasil ajuda a compreender as desigualdades sociorraciais e porque a exclusão dos afrodescendentes resultou na marginalização social, tal como identificável nas periferias.
E Estudar a história da presença africana no Brasil contribui para compreender por que hoje no século XXI não há mais desigualdades sociorraciais no país.

Mais conteúdos dessa disciplina