Logo Passei Direto
Buscar
Com base na Lei n.º 8.429/1992, que trata da improbidade administrativa,

a) o ato de frustrar a licitude de concurso público constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.
b) a aplicação das sanções por improbidade administrativa depende da aprovação das contas pelo tribunal ou conselho de contas.
c) a omissão no dever de prestar contas, quando esteja obrigado a fazê-lo, constitui ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito.
d) proposta a ação principal de improbidade e recebida a petição inicial, o juiz da causa designará audiência de conciliação, se esta for de interesse das partes e do Ministério Público.
e) submete-se às aplicações dessa lei aquele que, mesmo não sendo agente público, induz.
User badge image
Desafios para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na Lei n.º 8.429/1992, que trata da improbidade administrativa: a) O ato de frustrar a licitude de concurso público constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário. - Correto, pois a lei prevê que atos que frustram a licitude de concursos públicos são considerados atos de improbidade. b) A aplicação das sanções por improbidade administrativa depende da aprovação das contas pelo tribunal ou conselho de contas. - Incorreto, pois a sanção pode ser aplicada independentemente da aprovação das contas. c) A omissão no dever de prestar contas, quando esteja obrigado a fazê-lo, constitui ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito. - Incorreto, pois a omissão pode ser considerada improbidade, mas não necessariamente implica em enriquecimento ilícito. d) Proposta a ação principal de improbidade e recebida a petição inicial, o juiz da causa designará audiência de conciliação, se esta for de interesse das partes e do Ministério Público. - Incorreto, pois a lei não prevê audiência de conciliação nesse tipo de ação. e) Submete-se às aplicações dessa lei aquele que, mesmo não sendo agente público, induz. - Correto, pois a lei também se aplica a quem induz ou concorre para a prática de atos de improbidade. A alternativa correta é a) o ato de frustrar a licitude de concurso público constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina