Logo Passei Direto
Buscar
A linguagem coloquial apresenta

(A) menos argumentatividade.
(B) sintaxe mais complexa.
(C) traços de homogeneidade.
(D) maior grau de planejamento.
(E) maior dependência contextual.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas sobre a linguagem coloquial: (A) menos argumentatividade - A linguagem coloquial tende a ser mais informal e pode ter menos argumentação estruturada, mas isso não é uma característica definidora. (B) sintaxe mais complexa - A linguagem coloquial geralmente apresenta uma sintaxe mais simples e direta, não complexa. (C) traços de homogeneidade - A linguagem coloquial é bastante variada e não necessariamente homogênea. (D) maior grau de planejamento - A linguagem coloquial é mais espontânea e menos planejada. (E) maior dependência contextual - A linguagem coloquial depende muito do contexto em que é utilizada, pois é influenciada por fatores como local, situação e interlocutores. A alternativa que melhor descreve a linguagem coloquial é: (E) maior dependência contextual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dalcídio Jurandir, no texto acima, publicado na Folha do Norte, em 23 de outubro de 1960, explicitava não apenas o universo humano de onde provinha e que lhe interessava, mas também a existência de uma lente ideológica através da qual focava tal universo. Qual dos excertos abaixo é exemplo cristalino dessa perspectiva a que se filiou e do foco nos “pés descalços”?

(A) “O São Brás, sim! Aquela prima obra de arquitetura ‘românica’, como diziam os cronistas oficiais. Um da oposição debicava: ‘Um estrangeiro culto diria: ‘É um partenon? Uma universidade? Um teatro? Formosa arquitetura!’”
(B) “Veio o cerrado, os morcegos foram morar na casa do engenho. O apito da Campininha nunca mais apitou. No seu alpendre, em Paricatuba, d. Branca suspirava pelo engenho perdido. Quanto gostava de andar entre canaviais, chupar cana que ela escolhia entre as mais doces [...].”
(C) “Na cidade, longe da vila, quanta noite de champanhe, espremido do suor e do sangue daqueles caboclos, dos vaqueiros que fediam a couro e a lama ouvindo nos campos os tambores do Espírito Santo.”
(D) “Emília mandou Libânia a um lojista da Independência, um sírio que lhe fazia salamaleques quando a encontrava. Dois metros de cambraia, pagar depois. O sírio que sim, mas mediante uma ordem escrita do seu Alcântara.”
(E) “Mal tocou nos ovos e na cebola. Oh, fastio! Lembrou-se que a Companhia estava retardando a ligação do telefone. Se tivesse telefone naquele momento, não custaria consultar o Dr. Prisco, pedir um remédio mais palatável que a Emulsão.”

Mais conteúdos dessa disciplina