Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o uso de vírgulas no texto, assinale a alternativa correta.

(A) Em “Justamente porque o tema da felicidade foi capturado na ordem das produções discursivas, falar da felicidade se torna um desafio [...]”, o uso da vírgula se justifica porque se trata de um período composto por duas orações coordenadas, sendo uma delas explicativa.
(B) Em “[...] muita gente tenta transformá-la em uma bobagem, uma caretice, um assunto do passado.”, as vírgulas são utilizadas em uma enumeração e, por isso, poderiam ser omitidas.
(C) Em “Há, no entanto, coisas que nos lembram ou nos iludem da ideia de felicidade [...]”, a vírgula é de uso obrigatório, pois isola uma conjunção adversativa.
(D) Em “Em nossos dias, as pessoas falam muito da felicidade [...]”, a vírgula é opcional.
(E) O excerto “Eu também fiquei feliz.” está inadequado quanto à pontuação, pois a vírgula isolando o advérbio “também” é de uso obrigatório.
User badge image
PublicoGestor

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa sobre o uso de vírgulas: (A) A afirmação diz que a vírgula é justificada porque se trata de um período composto por duas orações coordenadas, sendo uma delas explicativa. No entanto, a vírgula aqui não é justificada por ser uma oração explicativa, mas sim por ser uma oração subordinada. Portanto, essa alternativa está incorreta. (B) A afirmação diz que as vírgulas em uma enumeração poderiam ser omitidas. No entanto, as vírgulas em enumerações são obrigatórias para separar os elementos. Portanto, essa alternativa está incorreta. (C) A vírgula antes de "no entanto" é obrigatória, pois isola uma conjunção adversativa. Portanto, essa alternativa está correta. (D) A vírgula em “Em nossos dias, as pessoas falam muito da felicidade [...]” é obrigatória, pois é uma vírgula de deslocamento do adjunto adverbial. Portanto, essa alternativa está incorreta. (E) A vírgula isolando o advérbio “também” é, na verdade, opcional, dependendo do estilo do autor. Portanto, essa alternativa está incorreta. Dessa forma, a alternativa correta é: (C) Em “Há, no entanto, coisas que nos lembram ou nos iludem da ideia de felicidade [...]”, a vírgula é de uso obrigatório, pois isola uma conjunção adversativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina