Logo Passei Direto
Buscar
Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de:

a) objetos arqueológicos e paisagísticos.
b) acervos museológicos e bibliográficos.
c) núcleos urbanos e etnográficos.
d) práticas e representações de uma sociedade.
e) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
User badge image
Educa-Cultura

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à pergunta sobre o reconhecimento de ruínas como patrimônio cultural material pelo Iphan, é importante entender o que caracteriza esse tipo de patrimônio. O patrimônio cultural material geralmente envolve elementos físicos que têm valor histórico, artístico ou cultural. Analisando as alternativas: a) objetos arqueológicos e paisagísticos - Esta opção menciona elementos físicos, mas não abrange completamente o conceito de patrimônio cultural material. b) acervos museológicos e bibliográficos - Refere-se a coleções, mas não se aplica diretamente a ruínas. c) núcleos urbanos e etnográficos - Embora possa se relacionar, não é específico o suficiente para ruínas. d) práticas e representações de uma sociedade - Esta opção se refere mais ao patrimônio imaterial do que ao material. e) expressões e técnicas de uma sociedade extinta - Esta opção se alinha bem com a ideia de ruínas, pois envolve elementos de uma sociedade que não existe mais. A alternativa que melhor se encaixa na descrição de ruínas reconhecidas como patrimônio cultural material é: e) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as proposições considerando o contexto histórico, as questões levantadas pelo historiador José Murilo de Carvalho e o significado da pintura de Henrique Bernadelli. I. Pode-se afirmar que não apenas ocorreram disputas de poder entre os participantes envolvidos no acontecimento, mas também em relação ao próprio estabelecimento de uma versão oficial, sobre o 15 de novembro, destinada à história. II. Transformações tão importantes, como a mudança de um regime político, por exemplo, implicam conflitos sobre a definição dos papéis dos vários atores envolvidos, os títulos de propriedade que cada um julgava ter sobre o novo regime e a própria natureza da República. III. Ao afirmar que o óleo de Henrique Bernadelli é uma versão oficial e sagrada da proclamação, o historiador José Murilo de Carvalho está indicando que o Marechal Deodoro da Fonseca foi o fundador da República no Brasil. IV. A notoriedade como versão oficial do óleo de Henrique Bernadelli, por um lado, permite compreender a força de um grupo que considerava a proclamação um ato estritamente militar, executado sob a liderança do marechal Deodoro da Fonseca e, por outro, refletir sobre a busca de um herói que pudesse significar o novo regime político instaurado e legitimar uma versão oficial. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa III é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina