Logo Passei Direto
Buscar
06. Lactente, 2 anos, apresenta doença diarreica aguda há 2 (dois) dias com fezes em volumosa quantidade e vômitos. Há 2 (duas) horas parou de evacuar, apresentando diurese reduzida e piora do vômito. Ao exame físico, encontra-se com mucosa oral seca, agitado, lágrimas reduzidas, olhos fundos, pulsos palpáveis, taquicárdico, tempo de enchimento capilar em 2 (dois) segundos e abdômen distendido e ruídos hidroaéreos ausentes. Em relação ao tratamento dessa criança, assinale a assertiva correta.

(A) Deve ser iniciada a Terapia de Reidratação Oral com SRO de 60 a 100 ml/kg em 4 a 6 horas e pesar a cada hora, avaliando grau de retenção hídrica.
(B) Deve ser feita a reposição volêmica intravenosa rápida com Soro Glicofisiológico 1:1 na quantidade de 20 ml/kg em 20 minutos podendo repetir até 3 vezes, observando o tempo de enchimento capilar.
(C) Deve ser prescrito antiemético para controle dos vômitos e administrar soro de reidratação oral na quantidade de 80 a 100 ml/kg em 4 a 6 horas por sonda nasogástrica.
(D) Deve ser instalada hidratação parenteral na quantidade de 20 ml/kg em 1 hora e avaliar dosagem de eletrólitos por risco de hipocalemia.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao quadro clínico da criança, que apresenta sinais de desidratação e vômitos. (A) Terapia de Reidratação Oral com SRO de 60 a 100 ml/kg em 4 a 6 horas: Essa abordagem é adequada para casos leves a moderados de desidratação, mas a criança apresenta sinais de desidratação moderada a grave, o que pode exigir uma abordagem mais agressiva. (B) Reposição volêmica intravenosa rápida com Soro Glicofisiológico 1:1 na quantidade de 20 ml/kg em 20 minutos: Esta opção é correta, pois a criança apresenta sinais de desidratação grave e a reposição intravenosa é indicada para estabilizar rapidamente a condição. (C) Prescrição de antiemético e administração de soro de reidratação oral por sonda nasogástrica: Embora o uso de antieméticos possa ser considerado, a prioridade deve ser a reidratação, e a administração oral pode não ser eficaz devido aos vômitos. (D) Hidratação parenteral na quantidade de 20 ml/kg em 1 hora: Embora a hidratação parenteral seja necessária, a quantidade e a velocidade de administração não estão adequadas para a gravidade do quadro. Diante da análise, a alternativa correta é: (B) Deve ser feita a reposição volêmica intravenosa rápida com Soro Glicofisiológico 1:1 na quantidade de 20 ml/kg em 20 minutos podendo repetir até 3 vezes, observando o tempo de enchimento capilar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina