Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
196. (Fuvest-SP) Duas jarras iguais A e B, cheias de água até a borda, são mantidas em equilíbrio nos braços de uma balança, apoiada no centro. A balança possui fios flexíveis em cada braço (f1 e f2), presos sem tensão, mas não frouxos, conforme a figura. Coloca-se na jarra B um objeto metálico, de densidade maior que a da água. Esse objeto deposita-se no fundo da jarra, fazendo com que o excesso de água transborde para fora da balança. A balança permanece na mesma posição horizontal devido à ação dos fios. Nessa nova situação, pode-se afirmar que:

a) há tensões iguais e diferentes de zero nos dois fios.
b) há tensão nos dois fios, sendo a tensão no fio f1 maior que no fio f2.
c) há tensão apenas no fio f1.
d) há tensão apenas no fio f2.
e) não há tensão em nenhum dos dois fios.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar a situação descrita: 1. Equilíbrio Inicial: As jarras A e B estão em equilíbrio, com a mesma quantidade de água, portanto, as forças nos fios f1 e f2 são iguais. 2. Adição do Objeto: Quando um objeto metálico de densidade maior que a da água é colocado na jarra B, ele afunda e provoca o transbordo de água. Isso significa que a jarra B agora tem um peso maior devido ao objeto. 3. Efeito no Equilíbrio: O aumento do peso na jarra B faz com que a balança se incline para esse lado, mas como a balança permanece na mesma posição horizontal, isso indica que a tensão no fio f2 (que suporta a jarra B) deve ser maior para equilibrar o peso adicional. 4. Conclusão: Portanto, a tensão no fio f1 (que suporta a jarra A) permanece a mesma, enquanto a tensão no fio f2 aumenta. Analisando as alternativas: a) Há tensões iguais e diferentes de zero nos dois fios. (Incorreta, pois a tensão no fio f2 é maior.) b) Há tensão nos dois fios, sendo a tensão no fio f1 maior que no fio f2. (Incorreta, pois a tensão no fio f2 é maior.) c) Há tensão apenas no fio f1. (Incorreta, pois há tensão no fio f2 também.) d) Há tensão apenas no fio f2. (Incorreta, pois há tensão no fio f1 também.) e) Não há tensão em nenhum dos dois fios. (Incorreta, pois ambos os fios têm tensão.) A alternativa correta é: b) há tensão nos dois fios, sendo a tensão no fio f1 maior que no fio f2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

199. (UFSC) Leia com atenção o texto abaixo. Chamados popularmente de “zeppelins”, em homenagem ao famoso inventor e aeronauta alemão Conde Ferdinand von Zeppelin, os dirigíveis de estrutura rígida constituíram-se no principal meio de transporte aéreo das primeiras décadas do século XX. O maior e mais famoso deles foi o “Hindenburg LZ 129”, dirigível cuja estrutura tinha 245 m de comprimento e 41,2 m de diâmetro na parte mais larga. Alcançava a velocidade de 135 km/h e sua massa total – incluindo o combustível e quatro motores de 1 100 HP de potência cada um – era de 214 t. Transportava 45 tripulantes e 50 passageiros, estes últimos alojados em camarotes com água corrente e energia elétrica. O “Hindenburg” ascendia e mantinha-se no ar graças aos 17 balões menores instalados no seu bojo, isto é, dentro da estrutura, que continham um volume total de 20 000 m3 de gás hidrogênio e deslocavam igual volume de ar (ρHidrogênio = 0,09 kg/m3 e ρar = 1,30 kg/m3). Assinale a(s) proposição(ões) corretas(s):

a) Era graças à grande potência dos seus motores que o dirigível “Hindenburg” mantinha-se no ar.
b) O Princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não serve para explicar por que um balão sobe.
c) O empuxo que qualquer corpo recebe do ar é causado pela variação da pressão atmosférica com a altitude.
d) É possível calcular o empuxo que o dirigível recebia do ar, pois é igual ao peso do volume de gás hidrogênio contido no seu interior.
e) Se considerarmos a massa específica do ar igual a 1,30 kg/m3, o empuxo que o dirigível recebia do ar era igual a 2,60 · 105 N.
f) A força ascensional do dirigível dependia única e exclusivamente dos seus motores.
g) Deixando escapar parte do gás contido nos balões, era possível reduzir o empuxo e, assim, o dirigível poderia descer.

Mais conteúdos dessa disciplina