Logo Passei Direto
Buscar
A mudança registrada nos percentuais de evangélicos e dos sem religião para o período 1980-2010 se explica, principal e respectivamente, pelos seguintes fatores:

A) estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos e o aumento do desejo de separação entre igreja e estado.
B) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa e o aparecimento dos grupos agnósticos e ateus.
C) obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão e o crescimento da divulgação do ateísmo.
D) capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores, e a afirmação da autonomia do sujeito, livre do comando de qualquer tipo de autoridade religiosa.
User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a mudança nos percentuais de evangélicos e sem religião entre 1980 e 2010, precisamos considerar os fatores que mais impactaram essas transformações. Vamos analisar as alternativas: A) Estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos e o aumento do desejo de separação entre igreja e estado. - Embora a migração e a criação de novos templos possam ter influenciado, a separação entre igreja e estado não é um fator principal nesse contexto. B) Ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa e o aparecimento dos grupos agnósticos e ateus. - Esta opção aborda a expansão do evangelismo e a visibilidade de grupos sem religião, o que é relevante para a mudança observada. C) Obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão e o crescimento da divulgação do ateísmo. - A obrigatoriedade do ensino religioso não é um fator que favorece a conversão, e a relação com o ateísmo é questionável. D) Capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores, e a afirmação da autonomia do sujeito, livre do comando de qualquer tipo de autoridade religiosa. - Embora a formação de pastores seja importante, a afirmação da autonomia do sujeito não é um fator central para a mudança nos percentuais. A alternativa que melhor explica a mudança nos percentuais de evangélicos e sem religião, considerando a mobilização e a visibilidade de ambos os grupos, é: B) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa e o aparecimento dos grupos agnósticos e ateus.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina