Logo Passei Direto
Buscar
Nos anos 1990, o processo de reestruturação produtiva se intensifica sob o estímulo da acumulação flexível e do modelo japonês, o toyotismo. São características desse modelo produtivo:

(A) a verticalização da produção, a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e a pouca qualificação dos empregados.
(B) a centralização da produção em um único espaço, a garantia do cumprimento das leis trabalhistas e a produção em série.
(C) a potencialização de formas diversas de subcontratação, a terceirização da força de trabalho e a descentralização das unidades de produção.
(D) o trabalho repetitivo, a redução dos custos na linha de produção e o barateamento dos produtos para que atinjam um maior número de consumidores.
User badge image
ServicoSocializando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar as características do modelo toyotista, é importante entender que ele se baseia na flexibilidade, na eficiência e na qualidade, além de promover a participação dos trabalhadores e a descentralização da produção. Vamos analisar as alternativas: (A) A verticalização da produção, a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e a pouca qualificação dos empregados. - A verticalização não é uma característica do toyotismo, que busca mais a flexibilidade. (B) A centralização da produção em um único espaço, a garantia do cumprimento das leis trabalhistas e a produção em série. - O toyotismo é contrário à centralização e à produção em série tradicional. (C) A potencialização de formas diversas de subcontratação, a terceirização da força de trabalho e a descentralização das unidades de produção. - Esta alternativa reflete bem as características do toyotismo, que busca flexibilidade e eficiência através da descentralização e subcontratação. (D) O trabalho repetitivo, a redução dos custos na linha de produção e o barateamento dos produtos para que atinjam um maior número de consumidores. - Embora a redução de custos seja uma preocupação, o trabalho repetitivo não é uma característica do toyotismo, que busca a melhoria contínua e a qualidade. Portanto, a alternativa correta é: (C) a potencialização de formas diversas de subcontratação, a terceirização da força de trabalho e a descentralização das unidades de produção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina