Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a relação entre Filosofia, ciência e negacionismo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Na atualidade, o negacionismo é uma tendência em larga escala, um movimento político que visa a negação tanto de fatos históricos quanto de evidências científicas. Tem como objetivo produzir nas pessoas uma espécie de ignorância, em uma situação social que inspira cuidado, tratamento e combate. Para sair dessa lógica emotiva, é preciso treinar a mente para se tornar racional, uma tarefa difícil para muitos seres humanos ¿ aprisionados no chamado viés confirmatório, que sustentam suas posições pré-existentes e ignoram as novas comprovações apresentadas. Por ter como base a indagação, a análise, a reflexão e a crítica, os argumentos filosóficos se contrapõem ao negacionismo da ciência e favorecem a integração da nossa racionalidade. PORQUE II. A Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Utilizando atitudes negativas e positivas de indagação, método e sistematização, a reflexão filosófica pode fazer com que nossas experiências alcancem uma visão crítica de si mesmas. Para ser digno desse nome, o conhecimento filosófico precisa ser um trabalho intelectual. Justamente, por esse conjunto de atributos, é que a Filosofia é a mãe das ciências e um dos principais suportes para enfrentar o chamado negacionismo crescente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I. A asserção fala sobre o negacionismo como um movimento que nega fatos históricos e evidências científicas, promovendo ignorância e sendo uma situação social preocupante. Ela também menciona a necessidade de treinar a mente para ser racional, contrapondo a lógica filosófica ao negacionismo. Essa asserção é verdadeira. II. A asserção descreve a Filosofia como um campo que trabalha com enunciados precisos, busca encadeamentos lógicos e exige fundamentação racional. Ela também afirma que a Filosofia é a mãe das ciências e um suporte para enfrentar o negacionismo. Essa asserção também é verdadeira. Agora, precisamos avaliar a relação entre as duas asserções: - A asserção II realmente justifica a I, pois explica como a Filosofia, com seu rigor e método, pode ajudar a combater o negacionismo mencionado na I. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a II justifica a I. A alternativa correta é: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se que não existe uma única forma de explicação do mundo, de sua existência, de sua realidade, é CORRETO afirmar que a distinção entre MITO e FILOSOFIA deve ser entendida da seguinte forma:

A O MITO nada mais é do que uma COSMOLOGIA, isto é, uma explicação da ordem do mundo, do universo, por meio da determinação de um princípio originário e racional que é origem e causa das coisas e de sua ordenação, ao passo que, a FILOSOFIA é uma narrativa que explica a geração da ordem do mundo pela ação e pelas relações sexuais entre forças vitais que são entidades concretas e divinas.
B MITO e FILOSOFIA podem ser considerados como formas de entendimento do mundo que se baseiam no senso comum, sendo que o MITO se fundamenta em um senso comum que remete ao conhecimento científico.
C O MITO se constitui como uma COSMOGONIA, isto é, se configura como uma narrativa que explica a geração da ordem do mundo pela ação e pelas relações sexuais entre forças vitais que são entidades concretas e divinas, enquanto que a FILOSOFIA se firmou como explicação da ordem do mundo, do universo, por meio da determinação de um princípio originário e racional que é origem e causa das coisas e de sua ordenação.
D MITO e FILOSOFIA se constituem como formas de entendimento, de explicação do mundo que se fundamentam na racionalidade científica, sendo que a FILOSOFIA incorporou o pensamento mágico à racionalidade científica.
E MITO e FILOSOFIA se configuram como formas de explicação da realidade do mundo que se baseiam na explicação TEOGÔNICA da origem do mundo, especialmente das forças da natureza.

Mais conteúdos dessa disciplina