Logo Passei Direto
Buscar

Explique de que maneira altas doses de manitol provocam a diarreia.

User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Altas doses de manitol podem provocar diarreia devido ao seu efeito osmótico. O manitol é um açúcar alcoólico que não é completamente absorvido pelo intestino. Quando consumido em grandes quantidades, ele atrai água para o intestino, aumentando o volume e a pressão do conteúdo intestinal. Isso pode resultar em fezes mais líquidas e, consequentemente, diarreia. Além disso, a presença de manitol no intestino pode alterar a flora intestinal e a motilidade, contribuindo ainda mais para o quadro diarreico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Numerosos exemplos de atividade de transporte pela da membrana são vistos durante a atividade fisiológica dos rins. Por exemplo: o HCO3 formado intracelularmente é devolvido por difusão para a circulação sistêmica por um transportador 3C /HCO , na região basolateral da célula renal, enquanto o H+ entra no lúmen do túbulo renal por uma das duas bombas de prótons apicais, H+/ATPase ou H+-K+/ATPase.
Sobre os solutos transportados e seus transportadores e estas atividades direcionadas através da membrana plasmática da célula renal, é correto afirmar:
a) O transporte direcionado de HCO3 e de H+ na membrana plasmática da célula renal consome ATP.
b) H+/ATPase é uma bomba iônica de atuação similar à Na+-K+/ATPase, e ambas atuam a favor do gradiente de concentração dos solutos.
c) O transportador 3C /HCO regula a alcalose metabólica por transporte ativo.
d) A difusão do HCO3 pela membrana da célula ocorre a favor do gradiente de concentração do soluto.
e) A atuação da H+/ATPase ou da H+-K+/ATPase na célula renal gera despolarização de membrana.

Em um experimento, que buscava encontrar a solução ideal para atuar como soro fisiológico, hemácias humanas foram adicionadas em quatro tubos de ensaio (1, 2, 3 e 4) contendo diferentes concentrações salinas. Após determinado intervalo de tempo, as células foram analisadas e as variações do volume foram indicadas em um gráfico.
a) Considerando os resultados obtidos, qual dos tubos contém a solução ideal de soro fisiológico que poderia ser injetado na circulação de um indivíduo? Explique.

O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mosaico fluido, proposto em 1972 pelos pesquisadores Singer e Nicholson. Como todo conhecimento em ciência, esse modelo foi proposto a partir de conhecimentos prévios. Um importante marco nessa construção foi o experimento descrito a seguir. Hemácias humanas, que só possuem membrana plasmática (não há membranas internas) foram lisadas (rompidas) em solução de detergente, e os lipídios foram cuidadosamente dispersos na superfície da água. Foi então medida a área ocupada por esses lipídios na superfície da água e ficou constatado que ela correspondia ao dobro do valor da superfície das hemácias.
a) Que conclusão foi possível depreender desse experimento, com relação à estrutura das membranas celulares?

Duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCℓ 5M e outro com H2O. A cada 30 minutos as fatias eram retiradas da solução de NaCℓ 5M e da água, enxugadas e pesadas. A variação de peso dessas fatias e mostrada no gráfico a seguir.
a) Explique a variação de peso observada na fatia de batata colocada em NaCℓ 5M e a observada na fatia de batata colocada em água.

No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínas transportadoras da membrana plasmática. Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado, foram seguidos os seguintes passos: - adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já no primeiro minuto, seu transportador saturado; - medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose para o interior dos hepatócitos; - bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meio da adição de um inibidor da enzima glicoquinase.
O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:
a) W
b) X
c) Y
d) Z

A carne suína, comparada a outras, apresenta um menor teor de sódio e um nível mais elevado de potássio. Quando uma pessoa come muito sal além do ideal, que é de 2,0 gramas de NaCℓ por dia, ocorre um aumento da quantidade de água nos líquidos extracelulares e um aumento da pressão arterial. A consequência é uma maior entrada de água nas células. O mecanismo fisiológico para a retirada desta água e dos íons produzidos dentro da própria célula é o sistema 'bomba de sódio-potássio'.
Com base no enunciado, considere as afirmativas.
I - Os íons sódio e potássio são monovalentes e apresentam um número menor de elétrons, se comparados a seus respectivos átomos neutros.
II - O potássio tem raio atômico maior que o do sódio e ambas as soluções aquosas conduzem corrente elétrica.
III - O consumo ideal de NaCℓ diário é de (58,5 / 2,0) mol por dia.
IV - A bomba de sódio-potássio ajuda a manter o balanço energético das células animais, sem gasto de ATP.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina