Logo Passei Direto
Buscar
Três amostras de hemácias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa e colocadas em soluções com diferentes concentrações de sal. A figura apresenta as hemácias vistas ao microscópio quando colocadas nas diferentes soluções. Na linha inferior, representação esquemática das células da linha superior. As setas indicam a movimentação de água através da membrana.
Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento,
a) a concentração osmótica no interior da célula A é maior que a concentração osmótica no interior da célula B.
b) a concentração osmótica no interior da célula C é maior que a concentração osmótica no interior da célula B.
c) a concentração osmótica no interior das três células é a mesma, assim como também o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.
d) a concentração osmótica no interior das três células não é a mesma, assim como também não o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.
e) se as células A e B forem colocadas na solução na qual foi colocada a célula C, as três células apresentarão a mesma concentração osmótica.
User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender o conceito de osmose e como as hemácias reagem em diferentes concentrações de sal. Quando as hemácias são colocadas em soluções com diferentes concentrações de sal, a água se movimenta através da membrana celular em direção à área de maior concentração de solutos (sal). Vamos analisar as alternativas: a) A concentração osmótica no interior da célula A é maior que a concentração osmótica no interior da célula B. - Não podemos afirmar isso sem informações sobre as soluções. b) A concentração osmótica no interior da célula C é maior que a concentração osmótica no interior da célula B. - Novamente, não podemos afirmar isso sem dados sobre as soluções. c) A concentração osmótica no interior das três células é a mesma, assim como também o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções. - Isso não é possível, pois as células foram expostas a diferentes soluções. d) A concentração osmótica no interior das três células não é a mesma, assim como também não o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções. - Esta opção parece correta, pois as hemácias foram expostas a diferentes concentrações de sal, o que afetaria suas concentrações osmóticas. e) Se as células A e B forem colocadas na solução na qual foi colocada a célula C, as três células apresentarão a mesma concentração osmótica. - Isso não é garantido, pois a concentração osmótica interna das células pode ser diferente. Portanto, a alternativa correta é: d) a concentração osmótica no interior das três células não é a mesma, assim como também não o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Numerosos exemplos de atividade de transporte pela da membrana são vistos durante a atividade fisiológica dos rins. Por exemplo: o HCO3 formado intracelularmente é devolvido por difusão para a circulação sistêmica por um transportador 3C /HCO , na região basolateral da célula renal, enquanto o H+ entra no lúmen do túbulo renal por uma das duas bombas de prótons apicais, H+/ATPase ou H+-K+/ATPase.
Sobre os solutos transportados e seus transportadores e estas atividades direcionadas através da membrana plasmática da célula renal, é correto afirmar:
a) O transporte direcionado de HCO3 e de H+ na membrana plasmática da célula renal consome ATP.
b) H+/ATPase é uma bomba iônica de atuação similar à Na+-K+/ATPase, e ambas atuam a favor do gradiente de concentração dos solutos.
c) O transportador 3C /HCO regula a alcalose metabólica por transporte ativo.
d) A difusão do HCO3 pela membrana da célula ocorre a favor do gradiente de concentração do soluto.
e) A atuação da H+/ATPase ou da H+-K+/ATPase na célula renal gera despolarização de membrana.

Em um experimento, que buscava encontrar a solução ideal para atuar como soro fisiológico, hemácias humanas foram adicionadas em quatro tubos de ensaio (1, 2, 3 e 4) contendo diferentes concentrações salinas. Após determinado intervalo de tempo, as células foram analisadas e as variações do volume foram indicadas em um gráfico.
a) Considerando os resultados obtidos, qual dos tubos contém a solução ideal de soro fisiológico que poderia ser injetado na circulação de um indivíduo? Explique.

O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mosaico fluido, proposto em 1972 pelos pesquisadores Singer e Nicholson. Como todo conhecimento em ciência, esse modelo foi proposto a partir de conhecimentos prévios. Um importante marco nessa construção foi o experimento descrito a seguir. Hemácias humanas, que só possuem membrana plasmática (não há membranas internas) foram lisadas (rompidas) em solução de detergente, e os lipídios foram cuidadosamente dispersos na superfície da água. Foi então medida a área ocupada por esses lipídios na superfície da água e ficou constatado que ela correspondia ao dobro do valor da superfície das hemácias.
a) Que conclusão foi possível depreender desse experimento, com relação à estrutura das membranas celulares?

Duas fatias iguais de batata, rica em amido, foram colocadas em dois recipientes, um com NaCℓ 5M e outro com H2O. A cada 30 minutos as fatias eram retiradas da solução de NaCℓ 5M e da água, enxugadas e pesadas. A variação de peso dessas fatias e mostrada no gráfico a seguir.
a) Explique a variação de peso observada na fatia de batata colocada em NaCℓ 5M e a observada na fatia de batata colocada em água.

No fígado, o transporte de glicose é realizado por difusão passiva mediada por proteínas transportadoras da membrana plasmática. Em um experimento, cuja base consistiu em cultivar células hepáticas em um meio adequado, foram seguidos os seguintes passos: - adicionar ao meio de cultivo uma concentração de glicose suficiente para manter, já no primeiro minuto, seu transportador saturado; - medir, a partir do primeiro minuto de incubação, a velocidade V do transporte de glicose para o interior dos hepatócitos; - bloquear, após três minutos de incubação, o metabolismo da glicose já absorvida, por meio da adição de um inibidor da enzima glicoquinase.
O resultado do experimento descrito está representado na curva do gráfico indicado por:
a) W
b) X
c) Y
d) Z

A carne suína, comparada a outras, apresenta um menor teor de sódio e um nível mais elevado de potássio. Quando uma pessoa come muito sal além do ideal, que é de 2,0 gramas de NaCℓ por dia, ocorre um aumento da quantidade de água nos líquidos extracelulares e um aumento da pressão arterial. A consequência é uma maior entrada de água nas células. O mecanismo fisiológico para a retirada desta água e dos íons produzidos dentro da própria célula é o sistema 'bomba de sódio-potássio'.
Com base no enunciado, considere as afirmativas.
I - Os íons sódio e potássio são monovalentes e apresentam um número menor de elétrons, se comparados a seus respectivos átomos neutros.
II - O potássio tem raio atômico maior que o do sódio e ambas as soluções aquosas conduzem corrente elétrica.
III - O consumo ideal de NaCℓ diário é de (58,5 / 2,0) mol por dia.
IV - A bomba de sódio-potássio ajuda a manter o balanço energético das células animais, sem gasto de ATP.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina