Logo Passei Direto
Buscar
SÃO SINAIS DE ALERTA SELECIONADOS PELO MINISTERIO DA SAUDE PARA AS SITUAÇÕES DE VIOLENCIA SEXUAL, EXCETO: A) GRAVIDEZ DE MULHERES SOLTEIRAS COM MENOS DE 14 ANOS, INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMITIDAS EM CRIANÇAS. B) PRURIDO OU SANGRAMENTO VAGINAL, EVACUAÇÃO DOLOROSA OU DOR AO URINAR, DOR PÉLVICA OU ABDOMINAL. C) PROBLEMAS SEXUAIS E PERDA DE PRAZER NA RELAÇÃO, VAGINISMO (ESPASMOS MUSCULARES NAS PAREDES VAGINAIS, DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL). D) ANSIEDADE, DEPRESSÃO, COMPORTAMENTO AUTODESTRUTIVO, DIFICULDADE OU RECUSA EM FAZER EXAMES PÉLVICOS. E) QUEIXA DE CEFALEIA INTENSA, DORES NOS MEMBROS INFERIORES E TEMPERATURA CORPORAL ACIMA DE 38ºC.

A) GRAVIDEZ DE MULHERES SOLTEIRAS COM MENOS DE 14 ANOS, INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMITIDAS EM CRIANÇAS.
B) PRURIDO OU SANGRAMENTO VAGINAL, EVACUAÇÃO DOLOROSA OU DOR AO URINAR, DOR PÉLVICA OU ABDOMINAL.
C) PROBLEMAS SEXUAIS E PERDA DE PRAZER NA RELAÇÃO, VAGINISMO (ESPASMOS MUSCULARES NAS PAREDES VAGINAIS, DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL).
D) ANSIEDADE, DEPRESSÃO, COMPORTAMENTO AUTODESTRUTIVO, DIFICULDADE OU RECUSA EM FAZER EXAMES PÉLVICOS.
E) QUEIXA DE CEFALEIA INTENSA, DORES NOS MEMBROS INFERIORES E TEMPERATURA CORPORAL ACIMA DE 38ºC.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a opção que não é um sinal de alerta selecionado pelo Ministério da Saúde para situações de violência sexual, vamos analisar cada alternativa: A) GRAVIDEZ DE MULHERES SOLTEIRAS COM MENOS DE 14 ANOS, INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMITIDAS EM CRIANÇAS. - Esta é uma situação de alerta, pois envolve vulnerabilidade e risco. B) PRURIDO OU SANGRAMENTO VAGINAL, EVACUAÇÃO DOLOROSA OU DOR AO URINAR, DOR PÉLVICA OU ABDOMINAL. - Esses sintomas podem indicar problemas de saúde relacionados a violência sexual. C) PROBLEMAS SEXUAIS E PERDA DE PRAZER NA RELAÇÃO, VAGINISMO (ESPASMOS MUSCULARES NAS PAREDES VAGINAIS, DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL). - Também são sinais que podem estar relacionados a experiências de violência. D) ANSIEDADE, DEPRESSÃO, COMPORTAMENTO AUTODESTRUTIVO, DIFICULDADE OU RECUSA EM FAZER EXAMES PÉLVICOS. - Esses são sinais psicológicos que podem surgir em vítimas de violência. E) QUEIXA DE CEFALEIA INTENSA, DORES NOS MEMBROS INFERIORES E TEMPERATURA CORPORAL ACIMA DE 38ºC. - Esses sintomas são mais gerais e não estão diretamente relacionados a sinais de alerta específicos para violência sexual. Dessa forma, a opção que não se encaixa como um sinal de alerta para situações de violência sexual é: E) QUEIXA DE CEFALEIA INTENSA, DORES NOS MEMBROS INFERIORES E TEMPERATURA CORPORAL ACIMA DE 38ºC.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

SEGUNDO A PORTARIA N. 353, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017, QUE APROVOU AS DIRETRIZES NACIONAIS ASSISTENCIA AO PARTO NORMAL PARA UTILIZAÇÃO DOS SUS E NA SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL, COM O OBJETIVO SINTETIZAR E AVALIAR SISTEMATICAMENTE A INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DISPONÍVEL EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS MAIS COMUNS ASSISTENCIA AO PARTO E AO NASCIMENTO, BASEADAS NAS MELHORES EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DISPONÍVEIS, FORNECEM SUBSÍDIOS E ORIENTAÇÃO A TODOS OS ENVOLVIDOS NO CUIDADO (MULHERES, PROFISSIONAIS E GESTORES DE SAÚDE), INTUITO DE PROMOVER, PROTEGER E INCENTIVAR O PARTO NORMAL. SOBRE O PARTO NORMAL, ANALISE AS AFIRMATIVAS: I) DE INÍCIO ESPONTÂNEO, COM BAIXO RISCO NO INÍCIO DO TRABALHO DE PARTO, PERMANECENDO ASSIM DURANTE TODO O PROCESSO, ATÉ O NASCIMENTO. II) O BEBÊ NASCE ESPONTANEAMENTE, EM POSIÇÃO CEFÁLICA DE VÉRTICE, COM ENTRE 37 E 42 SEMANAS COMPLETAS DE GESTAÇÃO. APÓS O NASCIMENTO, MÃE E FILHO ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES. III) PARA UMA ASSISTÊNCIA SEGURA DURANTE O PARTO NORMAL, O PROFISSIONAL DEVE BASEAR-SE NA PREMISSA DE QUE DEVE HAVER UMA RAZÃO VÁLIDA PARA INTERFERIR NO PROCESSO NATURAL. IV) OBSERVAR A PARTURIENTE, MONITORAR O ESTADO FETAL E, POSTERIORMENTE, O ESTADO DO RECÉM-NASCIDO, AVALIAR OS FATORES DE RISCO, DETECTAR OS PROBLEMAS PRECOCEMENTE. A) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II. B) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, III E IV. C) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E IV. D) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II E III. E) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E IV.

A) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II.
B) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, III E IV.
C) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E IV.
D) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II E III.
E) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E IV.

A ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE (ABS), EM ESPECIAL A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), TEM IMPORTANTE PAPEL NA AMPLIAÇÃO DOS RASTREAMENTO E MONITORAMENTO DA POPULAÇÃO ADSCRITA, NO RASTREAMENTO E PRECOCE, BEM COMO ACOMPANHAMENTO DO SEGUIMENTO TERAPÊUTICO DAS MULHERES NOS DEMAIS NÍVEIS DE ATENÇÃO, QUANDO DIANTE DE RESULTADO CITOPATOLÓGICO DE COLO DO ÚTERO ALTERADO. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AS AFIRMATIVAS REFERENTES A COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO NA ABS NO CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO. ANALISE AS AFIRMATIVAS: I) REALIZAR A CONSULTA DE ENFERMAGEM E A COLETA DO EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA E QUADRO CLÍNICO DA USUÁRIA. II) SOLICITAR EXAMES DE ACORDO COM OS PROTOCOLOS OU NORMAS TÉCNICAS ESTABELECIDAS PELO GESTOR LOCAL. III) EXAMINAR E AVALIAR AS USUÁRIAS COM SINAIS E SINTOMAS RELACIONADAS AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO. IV) PRESCREVER O TRATAMENTO E CASO DE ALTERAÇÃO DO RESULTADO, E PARA OUTRAS DOENÇAS DETECTADAS, COMO IST OPORTUNIDADE DO RASTREAMENTO, MESMO QUE NÃO HAJA PROTOCOLOS OU NORMAS TÉCNICAS ESTABELECIDAS PELO GESTOR V) AVALIAR OS RESULTADOS DOS EXAMES SOLICITADOS E COLETADOS. DE ACORDO COM OS PROTOCOLOS E DIRETRIZES CLÍNICAS, O ENCAMINHAMENTO PARA OS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA EM DIAGNÓSTICO E/OU TRATAMENTO DOS CÂNCERES DE MAMA E DE COLO DO ÚTERO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. A) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E IV. B) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E V. C) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS II, III E IV. D) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E V. E) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II.

A) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E IV.
B) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II, III E V.
C) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS II, III E IV.
D) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E V.
E) ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II.

A SAUDE REPRODUTIVA É UM ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FISICO, MENTAL E SOCIAL, E NA AUSENCIA DE DOENÇA OU INFERMIDADE, EM TODOS OS ASPECTOS RELACIONADOS AO SISTEMA REPRODUTIVO, E PROCESSOS. A SAUDE REPRODUTIVA IMPLICA, POR CONSEGUINTE, QUE A PESSOA POSSA TER UMA VIDA SEXUAL SATISFATORIA, TENDO A CAPACIDADE DE REPRODUZIR E A LIBERDADE DE DECIDIR SOBRE QUANDO QUANTAS VEZES FAZE-LO. SOBRE OS DIREITOS RELACIONADOS À SAUDE REPRODUTIVA, AFIRMA-SE: I) HOMENS E MULHERES DE SEREM INFORMADOS E DE TEREM ACESSO AOS METODOS EFICIENTES, SEGUROS E FINANCEIRAMENTE COMPATIVEIS DE PLANEJAMENTO FAMILIAR, ASSIM COMO A OUTROS METODOS DE REGULAÇÃO DA SUA ESCOLHA QUE NÃO CONTRARIEM A LEI, BEM COMO O DIREITO DE ACESSO A SERVIÇOS APROPRIADOS DE SAUDE AS MULHERES A CONDIÇÕES DE PASSAR COM SEGURANÇA PELAS GESTAÇÃO E PARTO, PROPORCIONANDO AOS MELHOR DE TER UM FILHO SADIO. II) RECONHECIMENTO DO DIREITO BASICO DE TODO CASAL E DE TODO INDIVIDUO DE DECIDIR LIVRE E RESPONSAVELMENTE NUMERO, ESPAÇAMENTO E A OPORTUNIDADE DE TER FILHOS E TER A INFORMAÇÃO E OS MEIOS DE ASSIM O DE GOZAR DO MAIS ELEVADO PADRÃO DE SAUDE SEXUAL E REPRODUTIVA. III) INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ EM ATE 90 DIAS DE GESTAÇÃO, SEM SOFRER DISCRIMINAÇÃO E PENALIDADE PENAL IV) INCLUI TAMBEM SEU DIREITO DE TOMAR DECISÕES SOBRE A REPRODUÇÃO, LIVRE DISCRIMINAÇÃO, COERÇÃO. A) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II. B) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, III E IV. C) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II E IV. D) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E III. E) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II.

A) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II.
B) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, III E IV.
C) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I, II E IV.
D) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E III.
E) ESTAO CORRETAS AS AFIRMATIVAS I E II.

SOBRE A LINHA DE CUIDADO DO CANCER DE MAMA, PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE, A ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE REALIZA PRIORITARIAMENTE AÇÕES DE PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE E DEVE ATUAR EM RELAÇÃO AO CANCER DE MAMA NOS NIVEIS: PREVENÇÃO PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA, TERCIÁRIA E QUATERNÁRIA. SOBRE AS AÇÕES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA, É CORRETO AFIRMAR QUE:

A) INTERVEM SOBRE FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS PARA O CANCER DE MAMA, OU SEJA, ESTIMULAM A MANUTENÇÃO DO PESO DAS PACIENTES EM UMA FAIXA SAUDÁVEL E A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E ACONSELHA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL E A CESSAÇÃO DO TABAGISMO
B) REALIZAM RASTREAMENTO CONFORME INDICAÇÃO E COORDENAM O CUIDADO DOS CASOS POSITIVOS, FAZENDO A PONTE COM OUTROS PONTOS DA REDE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA QUANDO INDICADO.
C) DÃO ATENÇÃO AS QUEIXAS DE ALTERAÇÕES REPORTADAS E REALIZAM A INVESTIGAÇÃO NECESSÁRIA VISANDO A DETECÇÃO PRECOCE, ENCAMINHANDO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA QUANDO INDICADO
D) AUXILIAM A REABILITAÇÃO, O RETORNO AS ATIVIDADES E A REINSERÇÃO NA COMUNIDADE; ORIENTAM CUIDADOS; MANTEM O ACOMPANHAMENTO CLÍNICO E O CONTROLE DA DOENÇA; ORIENTAM QUANTO AOS DIREITOS DOS PORTADORES DE CANCER E FACILITAM O ACESSO A ELES QUANDO NECESSÁRIO
E) EVITAM AÇÕES COM BENEFÍCIOS INCERTOS PARA A PACIENTE E A PROTEGEM DE AÇÕES POTENCIALMENTE DANOSAS, NÃO SOLICITANDO MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO NA POPULAÇÃO MENOR DE 50 ANOS E MAIOR DE 70 ANOS OU COM PERIODICIDADE MENOR DE DOIS ANOS; NÃO ESTIMULAM O RASTREAMENTO; REALIZAM RASTREAMENTO DE FORMA INDIVIDUALIZADA, FORNECENDO INFORMAÇÕES CLARAS QUANTO AOS BENEFÍCIOS E RISCOS DA AÇÃO E COMPARTILHANDO AS DECISÕES COM O USUÁRIO.

Estatísticas comprovam que as mulheres vivem mais do que os homens em função de suas vantagens biológicas e comportamentais. Assinale a alternativa que corresponde a fatores comportamentais que elevam a expectativa de vidas das mulheres brasileiras.


A) Constituição genética.
B) Ação hormonal.
C) Atividade do sistema imunológico.
D) Menor exposição ao tabagismo, álcool e alimentação não saudável.
E) Idade e gênero.

Segundo a Portaria n. 353, de 14 de fevereiro de 2017, que aprovou as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal para utilização no SUS e na saúde suplementar no Brasil, com o objetivo de sintetizar e avaliar sistematicamente a informação científica disponível em relação às práticas mais comuns na assistência ao parto e ao nascimento, baseada nas melhores evidências científicas disponíveis, fornecendo subsídios e orientação a todos os envolvidos no cuidado (mulher, profissionais e gestores de saúde), no intuito de promover, proteger e incentivar o parto normal. Sobre o parto normal, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:

De início espontâneo, com baixo risco no início do trabalho de parto, permanecendo assim durante todo o processo até o nascimento.
O bebê nasce espontaneamente, em posição cefálica de vértice, com entre 37 e 42 semanas completas de gestação. Após o nascimento, mãe e filho estão em boas condições.
Para uma assistência segura durante o parto normal, o profissional deve basear-se na premissa de que deve existir uma razão válida para interferir no processo natural.
Observar a parturiente, monitorar o estado fetal e posteriormente, o estado do recém-nascido, avaliar os fatores de risco, detectar problemas precocemente.
A) Estão corretas as afirmativas I e II.
B) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
C) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I e III.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina