Logo Passei Direto
Buscar
As línguas indígenas contribuíram, entre outros aspectos, para a introdução de novas palavras no português do Brasil. De acordo com o texto apresentado, infere-se que a redução do número de línguas indígenas

A ocasionou graves consequências para a preservação do nosso patrimônio linguístico e cultural, uma vez que a redução dessas línguas signiica a perda da herança cultural de um povo.
B manteve a preservação de nosso patrimônio linguístico e cultural, porque, assim como algumas línguas morrem, outras nascem de tempos em tempos, o que contribui para a conservação do idioma.
C foi um processo natural pelo qual a língua portuguesa passou, não signiicando, portanto, prejuízos para o patrimônio linguístico do Brasil, que se conservou inalterado até nossos dias.
D contribuiu para a mudança de posicionamento da política linguística do Estado, que passou a desconsiderar as línguas indígenas como um importante meio de comunicação dos primeiros habitantes.
E representou uma fase do desenvolvimento da língua portuguesa, que, como qualquer outra língua, passou pelo processo de renovação vocabular, que exige a redução das línguas.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) "A ocasionou graves consequências para a preservação do nosso patrimônio linguístico e cultural, uma vez que a redução dessas línguas significa a perda da herança cultural de um povo." - Esta alternativa faz sentido, pois a redução de línguas indígenas realmente implica na perda de patrimônio cultural. B) "Manteve a preservação de nosso patrimônio linguístico e cultural, porque, assim como algumas línguas morrem, outras nascem de tempos em tempos, o que contribui para a conservação do idioma." - Essa afirmação é contraditória, pois a morte de línguas não preserva, mas sim diminui o patrimônio linguístico. C) "Foi um processo natural pelo qual a língua portuguesa passou, não significando, portanto, prejuízos para o patrimônio linguístico do Brasil, que se conservou inalterado até nossos dias." - Essa alternativa ignora os prejuízos reais que a redução de línguas indígenas trouxe. D) "Contribuiu para a mudança de posicionamento da política linguística do Estado, que passou a desconsiderar as línguas indígenas como um importante meio de comunicação dos primeiros habitantes." - Embora isso possa ser verdade, não aborda diretamente a questão da preservação do patrimônio linguístico. E) "Representou uma fase do desenvolvimento da língua portuguesa, que, como qualquer outra língua, passou pelo processo de renovação vocabular, que exige a redução das línguas." - Essa afirmação minimiza a importância das línguas indígenas e não reflete a realidade da perda cultural. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com a ideia de que a redução do número de línguas indígenas teve consequências negativas para o patrimônio linguístico e cultural é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O governo da Austrália, por meio de seu Departamento de Assuntos Estrangeiros, divulga inovações tecnológicas desse país. Associando as informações apresentadas na busca pelo tema, percebe-se que o texto se refere


a) à educação ambiental na Austrália.
b) ao sistema monetário australiano.
c) aos expoentes da arte australiana.
d) à situação econômica da Austrália.
e) ao controle bancário australiano.

Os sefarditas são descendentes dos judeus expulsos da Espanha em 1492. O autor do texto, ao vincular a melancolia à identidade dos sefarditas, destaca a:

A) fidelidade à língua hebraica que era falada pelos seus antepassados na Península Ibérica.
B) conservação de um modo de vida próprio da nação da qual eles foram desmembrados.
C) lealdade por eles demonstrada às autoridades que os baniram dos territórios castelhanos.
D) manutenção feita pelos judeus das casas que possuíam na Espanha, no final do século XV.
E) observação das tradições impostas aos judeus nas cidades orientais para onde migraram.

No artigo, após um esboço sobre a presença do espanhol na África subsaariana, propõe-se

A projetar o espanhol no território africano lusófono.
B reforçar o ensino do espanhol na Guiné Equatorial.
C substituir o português pelo espanhol em cinco Estados.
D amparar a promoção da fusão entre línguas próximas.
E desenvolver o conhecimento sobre o português da África.

Essa obra retrata


a) a confraternização de uma população socialmente marginalizada.
b) o inconformismo da população de baixa renda da capital.
c) o cotidiano da burguesia contemporânea da capital.
d) a instabilidade de uma realidade rural do Brasil
e) a solidariedade da população nordestina.

Mais conteúdos dessa disciplina