Logo Passei Direto
Buscar
Considere os nomes dos hidrocarbonetos a seguir: I. 2,2-dimetilbutano II. 3-metilexano III. 1,2-dimetilciclobutano IV. cicloexano V. hex-1-eno A opção que relaciona CORRETAMENTE isômeros é:

a) IV e V.
b) II e IV.
c) I e III.
d) I e IV.
e) II e V.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar os hidrocarbonetos listados e verificar quais são isômeros: I. 2,2-dimetilbutano - é um alcano ramificado. II. 3-metilexano - é um alcano ramificado. III. 1,2-dimetilciclobutano - é um cicloalcano com dois grupos metila. IV. cicloexano - é um cicloalcano simples. V. hex-1-eno - é um alceno com uma dupla ligação. Agora, vamos verificar as opções: a) IV e V - cicloexano e hex-1-eno não são isômeros, pois pertencem a classes diferentes (cicloalcano e alceno). b) II e IV - 3-metilexano e cicloexano não são isômeros, pertencem a classes diferentes. c) I e III - 2,2-dimetilbutano e 1,2-dimetilciclobutano não são isômeros, pertencem a classes diferentes (alcano e cicloalcano). d) I e IV - 2,2-dimetilbutano e cicloexano não são isômeros, pertencem a classes diferentes. e) II e V - 3-metilexano e hex-1-eno não são isômeros, pertencem a classes diferentes. Após analisar todas as opções, percebemos que nenhuma das alternativas apresenta hidrocarbonetos que sejam isômeros entre si. Portanto, não há uma opção correta que relacione isômeros. Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É fato que os isômeros são tão parecidos que muitas vezes são confundidos, o que pode ser trágico em se tratando da saúde. Foi exatamente o que ocorreu na Europa na década de 1960, com o lançamento de um medicamento com efeito tranquilizante e sonífero nomeado de Talidomida. As gestantes da época procuraram por este efeito calmante sem ter ideia do que poderia ocorrer ao feto em gestação. Foi então que se registrou o nascimento de bebês com membros atrofiados (mãos, pés, pernas). Esse efeito teratogênico foi resultado do uso da Talidomida. Através do entendimento sobre isomeria observe as moléculas abaixo e responda: Assinale a alternativa correta:

a) As moléculas I e II são isômeros de posição e I e III são isômeros de função.
b) As moléculas I e III são isômeros de posição.
c) As moléculas I e II são isômeros de cadeia e II e III são isômeros de função.
d) As moléculas II e III não são isômeros.
e) As moléculas I e III são isômeros de cadeia, assim como as moléculas II e III.

O acetato de etila é um flavorizante utilizado na produção alimentícia de balas e gomas de mascar, responsável pelo sabor e aroma de hortelã. O isômero de função do acetato de etila é

a) um éter.
b) uma cetona.
c) um aldeído.
d) um éster.
e) um ácido carboxílico.

A reação de hidratação em meio acido do propino gera inicialmente o produto A que espontaneamente converte-se no produto B, como na reação abaixo: H3C CH H3O + H3C OH CH2 (A) (B) A função química do produto B é

a) Álcool.
b) Cetona.
c) Aldeído.
d) ácido carboxílico.
e) éter.

Mais conteúdos dessa disciplina