Logo Passei Direto
Buscar
Com base na disciplina constitucional acerca dos tratados internacionais, da forma e do sistema de governo e das atribuições do Presidente da República, assinale a opção correta.

a ) Insere-se no âmbito das competências privativas do Senado Federal resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
b ) O sistema presidencialista de governo adotado no Brasil permite que o Presidente da República, na condição de chefe de Estado, decrete o estado de defesa e o estado de sítio, independentemente de autorização do Congresso Nacional.
c ) Da forma republicana de governo adotada pela CF/1988 decorre a responsabilidade política, penal e administrativa dos governantes; os agentes públicos, incluindo-se os detentores de mandatos eletivos, são igualmente responsáveis perante a lei.
d ) Na condição de chefe de governo, cabe ao Presidente da República editar atos administrativos que criem e provejam órgãos públicos federais, na forma da lei.
e ) Tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos, para que sejam equivalentes a emendas constitucionais, deverão ser aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, por maioria absoluta de votos, em dois turnos de discussão e votação.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Insere-se no âmbito das competências privativas do Senado Federal resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional. - Esta afirmação está correta, pois o Senado realmente tem essa competência. b) O sistema presidencialista de governo adotado no Brasil permite que o Presidente da República, na condição de chefe de Estado, decrete o estado de defesa e o estado de sítio, independentemente de autorização do Congresso Nacional. - Esta afirmação é incorreta, pois o Presidente precisa de autorização do Congresso Nacional para decretar o estado de sítio. c) Da forma republicana de governo adotada pela CF/1988 decorre a responsabilidade política, penal e administrativa dos governantes; os agentes públicos, incluindo-se os detentores de mandatos eletivos, são igualmente responsáveis perante a lei. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais precisa em relação ao contexto da pergunta. d) Na condição de chefe de governo, cabe ao Presidente da República editar atos administrativos que criem e provejam órgãos públicos federais, na forma da lei. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais relevante em relação às atribuições constitucionais. e) Tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos, para que sejam equivalentes a emendas constitucionais, deverão ser aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, por maioria absoluta de votos, em dois turnos de discussão e votação. - Esta afirmação é incorreta, pois a aprovação de tratados internacionais sobre direitos humanos não exige esse procedimento. Após a análise, a alternativa correta é: a) Insere-se no âmbito das competências privativas do Senado Federal resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um economista exerce atividade de superintendente em instituição financeira de âmbito nacional, com sede no Rio Grande do Sul. Por determinação da diretoria do banco, procura organizar o quadro de funcionários para equilibrar com a origem de gênero e etnia. Nos termos da Lei Estadual no 13.694, de 19 de janeiro de 2011, o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa orientará as políticas públicas, os programas e as ações implementadas no Estado, visando a medidas:
A) colaborativas
B) emprestadas
C) paliativas
D) mitigadas
E) inclusivas

Mais conteúdos dessa disciplina