Logo Passei Direto
Buscar
Considere a proposição: “Se ele é bom professor, então ele ensina bem a seus alunos”. A recíproca dessa proposição é

A) Se ele não ensina bem a seus alunos, então ele não é bom professor.
B) Se ele não é bom professor, então ele não ensina bem a seus alunos.
C) Se ele ensina bem a seus alunos, então ele é bom professor.
D) Se ele ensina mal a seus alunos, então ele é bom professor.
E) Se ele ensina bem a seus alunos, então ele é mau professor.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para encontrar a recíproca da proposição "Se ele é bom professor, então ele ensina bem a seus alunos", precisamos inverter a ordem da proposição original. A proposição original é da forma "Se P, então Q", onde: - P: "ele é bom professor" - Q: "ele ensina bem a seus alunos" A recíproca seria "Se Q, então P", ou seja: "Se ele ensina bem a seus alunos, então ele é bom professor." Agora, vamos analisar as alternativas: A) Se ele não ensina bem a seus alunos, então ele não é bom professor. (Esta é a contrarrecíproca, não a recíproca.) B) Se ele não é bom professor, então ele não ensina bem a seus alunos. (Esta é a contrarrecíproca, não a recíproca.) C) Se ele ensina bem a seus alunos, então ele é bom professor. (Esta é a recíproca correta.) D) Se ele ensina mal a seus alunos, então ele é bom professor. (Não é a recíproca.) E) Se ele ensina bem a seus alunos, então ele é mau professor. (Não é a recíproca.) Portanto, a alternativa correta é: C) Se ele ensina bem a seus alunos, então ele é bom professor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 04: Da leitura do texto, pode-se inferir: A) O desagravo faz parte da natureza humana, razão por que a Lei de Talião continua sendo praticada no mundo moderno. B) Os crimes contra a humanidade são sepultados, ou seja, deixam de existir quando julgados e os seus responsáveis punidos com o rigor da lei. C) A humanidade não se esquece de momentos históricos que a estigmatizam, salvo se medidas compensatórias forem postas em prática logo a seguir. D) O homem, por ser imediatista, rejeita a idéia de espera e, por esse motivo, se insurge contra a morosidade dos trâmites legais durante o julgamento de crimes, como os enfocados pelo articulista. E) As pessoas se sentem mais aliviadas e protegidas quando percebem que as leis vigentes na sociedade da qual fazem parte funcionam para todos indistintamente, ancoradas numa análise criteriosa e transparente dos fatos.

A) O desagravo faz parte da natureza humana, razão por que a Lei de Talião continua sendo praticada no mundo moderno.
B) Os crimes contra a humanidade são sepultados, ou seja, deixam de existir quando julgados e os seus responsáveis punidos com o rigor da lei.
C) A humanidade não se esquece de momentos históricos que a estigmatizam, salvo se medidas compensatórias forem postas em prática logo a seguir.
D) O homem, por ser imediatista, rejeita a idéia de espera e, por esse motivo, se insurge contra a morosidade dos trâmites legais durante o julgamento de crimes, como os enfocados pelo articulista.
E) As pessoas se sentem mais aliviadas e protegidas quando percebem que as leis vigentes na sociedade da qual fazem parte funcionam para todos indistintamente, ancoradas numa análise criteriosa e transparente dos fatos.

Mais conteúdos dessa disciplina