Logo Passei Direto
Buscar
Durante a fabricação de cerveja, a fase da fermentação alcoólica do mosto inicia-se com o término do oxigênio. Nessa fase, a levedura Saccharomyces cerevisiae será responsável pela produção de álcool e gás carbônico, reduzindo o teor de açúcares do meio. A fermentação do mosto deve ser feita em ausência de oxigênio porque:

a) a levedura é anaeróbia facultativa, realizando respiração celular em presença de oxigênio e fermentação na ausência desse gás.
b) as células da levedura sofrem esporulação e entram em dormência quando em presença de oxigênio.
c) a levedura é um organismo anaeróbio obrigatório e não sobrevive em presença de oxigênio.
d) o álcool produzido na fermentação evapora em presença de oxigênio.
e) as células da levedura perdem suas mitocôndrias em presença de oxigênio.
User badge image
Estudando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) A levedura é anaeróbia facultativa, realizando respiração celular em presença de oxigênio e fermentação na ausência desse gás. - Esta afirmação está correta, pois a Saccharomyces cerevisiae pode realizar fermentação na ausência de oxigênio, mas também pode usar oxigênio para respiração celular. b) As células da levedura sofrem esporulação e entram em dormência quando em presença de oxigênio. - Isso não é verdade para a Saccharomyces cerevisiae, que não entra em dormência por causa do oxigênio. c) A levedura é um organismo anaeróbio obrigatório e não sobrevive em presença de oxigênio. - Isso é incorreto, pois a Saccharomyces cerevisiae é anaeróbia facultativa, ou seja, sobrevive na presença de oxigênio. d) O álcool produzido na fermentação evapora em presença de oxigênio. - Embora o álcool possa evaporar, essa não é a razão principal para a fermentação ocorrer em ausência de oxigênio. e) As células da levedura perdem suas mitocôndrias em presença de oxigênio. - Isso não é verdade, as leveduras não perdem suas mitocôndrias em presença de oxigênio. A alternativa que melhor explica por que a fermentação do mosto deve ser feita em ausência de oxigênio é a) a levedura é anaeróbia facultativa, realizando respiração celular em presença de oxigênio e fermentação na ausência desse gás. Portanto, a resposta correta é a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose, e sua principal característica é o sabor adocicado. No singular, "açúcar" costuma se referir à sacarose, identificando outros açúcares por seus nomes específicos (glicose, frutose etc.). Atualmente, pode-se encontrar diversos tipos de açúcar no supermercado, sendo a sacarose a mais consumida e que apresenta mais subtipos. Em relação ao tema, considere as seguintes definições e assinale a alternativa que apresenta suas respectivas classificações. 1. É também conhecido como açúcar branco, sendo o mais encontrado nos supermercados. É submetido ao refinamento, processo no qual há perda de vitaminas e sais minerais, e acréscimo de aditivos químicos, como o enxofre, que tornam o produto branco e mais saboroso. 2. É feito da cana de açúcar, não passa pelo processo de refinamento e branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais. É menos solúvel que os demais. Rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio. 3. É menos processado que o refinado, obtido por um processo mais simples de purificação do açúcar. Não passa por tantos processos químicos e não chega a ser escuro e úmido como o mascavo. Costuma adoçar as preparações sem alterar sabor e nem cor. Mantém quantidades boas de minerais oriundos da cana, assim como o mascavo.

a) 1. Açúcar cristal; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar demerara.
b) 1. Açúcar refinado; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar de coco.
c) 1. Açúcar refinado; 2. Açúcar mascavo; 3. Açúcar demerara.
d) 1. Açúcar cristal; 2. Açúcar orgânico; 3. Açúcar demerara.
e) 1. Açúcar de confeiteiro; 2. Açúcar demerara; 3. Açúcar cristal.

Mais conteúdos dessa disciplina