Logo Passei Direto
Buscar
O período da primeira modernidade, ou do Antigo Regime – XVI–XVIII, é caracterizado por ter inúmeras permanências medievais, particularmente no que diz respeito à cultura jurídica. Sobre a cultura jurídica portuguesa do período veja as afirmativas a seguir. I. O regime do ius commune (direito comum, cotidiano) insere o componente régio no pluralismo jurídico moderno, herdeiro do medievo. II. A cidadania que até então vinculava a pessoa a seu grupo comunal (particularmente as cidades) agora ganhava novo vínculo, o régio. III. Igreja e Estado Nacional eram entes de poder e de prestígio, controladores das populações a partir de suas leis. Agora assinale a alternativa correta.

I apenas
II apenas
III apenas
I e II
II e III
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O regime do ius commune (direito comum, cotidiano) insere o componente régio no pluralismo jurídico moderno, herdeiro do medievo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o ius commune realmente incorpora elementos do direito régio e reflete a continuidade das tradições medievais. II. A cidadania que até então vinculava a pessoa a seu grupo comunal (particularmente as cidades) agora ganhava novo vínculo, o régio. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois durante o Antigo Regime, a cidadania começou a se vincular mais ao Estado e à figura do rei. III. Igreja e Estado Nacional eram entes de poder e de prestígio, controladores das populações a partir de suas leis. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, já que tanto a Igreja quanto o Estado exerciam grande controle sobre a sociedade e suas leis durante esse período. Agora, como todas as afirmativas (I, II e III) são verdadeiras, a alternativa correta que contém todas elas não está listada. No entanto, se considerarmos as opções disponíveis, a melhor escolha seria: I e II, pois ambas estão corretas e refletem aspectos importantes da cultura jurídica do período. Portanto, a alternativa correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme disposto na Constituição Federal, os Poderes do Estado Brasileiro são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Considerando os fundamentos utilizados para essa divisão, assinale a afirmativa correta.


Visam especializar as funções básicas do Estado.
Preservam o equilíbrio, coibindo o sistema de freios e contrapesos.
Oportunizam a concentração de poder em um órgão.
Interagem entre si por meio da supremacia.
Garantem o princípio de separação absoluta de atribuições.

A legislação aprovada pela ditadura Militar brasileira na primeira metade da década de 1980, apresentou perfil bastante diferente daquele que caracterizou a legislação aprovada no período entre 1964 e 1969. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que compara corretamente esses dois conjuntos de leis.

a) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu o federalismo, tendo como objetivo atender as demandas das oligarquias paulistas vinculadas á agroexportação de café. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a legislação teve o objetivo de aparelhar o Estado com instrumentos de repressão, visando o combate ás oposições.
b) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu uma legislação cujo objetivo era aparelhar o Estado com instrumentos de repressão, visando o combate ás oposições. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a Ditadura instituiu o federalismo, tendo como objetivo atender ás demandas das oligarquias paulistas á agroexportação de café.
c) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu uma legislação cujo objetivo era aparelhar o Estado com instrumentos de repressão, visando o combate ás oposições. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a Ditadura instituiu um amplo conjunto de leis que tinha o objetivo de controlar a transição para a democracia.
d) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu uma legislação, tendo como objetivo atender ás demandas das oligarquias paulistas vinculadas á agroexportação de café. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a ditadura instituiu um amplo conjunto de leis que tinha o objetivo de controlar a transição para a democracia.

Mais conteúdos dessa disciplina