Logo Passei Direto
Buscar

Enem

UNOPAR
A justiça brasileira no período colonial foi, por muito tempo, regida pelas regras da colônia. Sobre o funcionamento da justiça portuguesa, assinale a alternativa correta. A monarquia medieval se instituía em regras iguais para todos os indivíduos. Ouvidores do cível e ouvidores do crime eram juízes que integravam a Casa da Justiça e da Corte, auxiliando o rei no exercício da função judicante. O ordenamento jurídico português foi, em sua origem, constituído apenas pelas Lex Romana Wisigothorum. A uniformização das normas foram consolidadas nas Ordenações do Reino, Afonsinas e Filipinas, apenas. Forais eram nobres ou senhores de terra.
User badge image
Joelma Cristina Santos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: "Ouvidores do cível e ouvidores do crime eram juízes que integravam a Casa da Justiça e da Corte, auxiliando o rei no exercício da função judicante." Essa afirmação reflete a estrutura da justiça portuguesa no período colonial, onde os ouvidores desempenhavam um papel importante na administração da justiça. As outras alternativas contêm informações incorretas ou incompletas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Ouvidores do cível e ouvidores do crime eram juízes que integravam a Casa da Justiça e da Corte, auxiliando o rei no exercício da função judicante." Durante o período colonial, a justiça brasileira era regida pelas regras da colônia, mas o funcionamento da justiça portuguesa era diferente. Os ouvidores do cível e do crime eram juízes que integravam a Casa da Justiça e da Corte, auxiliando o rei no exercício da função judicante. Eles eram responsáveis por julgar casos civis e criminais, respectivamente. As Ordenações do Reino, Afonsinas e Filipinas foram importantes para a uniformização das normas jurídicas em Portugal.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme disposto na Constituição Federal, os Poderes do Estado Brasileiro são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Considerando os fundamentos utilizados para essa divisão, assinale a afirmativa correta.


Visam especializar as funções básicas do Estado.
Preservam o equilíbrio, coibindo o sistema de freios e contrapesos.
Oportunizam a concentração de poder em um órgão.
Interagem entre si por meio da supremacia.
Garantem o princípio de separação absoluta de atribuições.

A legislação aprovada pela ditadura Militar brasileira na primeira metade da década de 1980, apresentou perfil bastante diferente daquele que caracterizou a legislação aprovada no período entre 1964 e 1969. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que compara corretamente esses dois conjuntos de leis.

a) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu o federalismo, tendo como objetivo atender as demandas das oligarquias paulistas vinculadas á agroexportação de café. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a legislação teve o objetivo de aparelhar o Estado com instrumentos de repressão, visando o combate ás oposições.
b) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu uma legislação cujo objetivo era aparelhar o Estado com instrumentos de repressão, visando o combate ás oposições. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a Ditadura instituiu o federalismo, tendo como objetivo atender ás demandas das oligarquias paulistas á agroexportação de café.
c) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu uma legislação cujo objetivo era aparelhar o Estado com instrumentos de repressão, visando o combate ás oposições. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a Ditadura instituiu um amplo conjunto de leis que tinha o objetivo de controlar a transição para a democracia.
d) Entre 1964 e 1969, a ditadura instituiu uma legislação, tendo como objetivo atender ás demandas das oligarquias paulistas vinculadas á agroexportação de café. Já entre final da década de 1970 e meados da década de 1980, a ditadura instituiu um amplo conjunto de leis que tinha o objetivo de controlar a transição para a democracia.

Mais conteúdos dessa disciplina