Logo Passei Direto
Buscar
Há um processo lento de transformação social entre o período feudalista e a construção dos estados capitalistas e do capitalismo industrial, em que as monarquias absolutistas perdem progressivamente o poder e os burgueses emergem como novos atores detentores de poder econômico. Qual modelo econômico caracteriza esse processo de transformação?

O comunismo, que caracteriza a utilização de terras de senhores feudais para a produção de grãos e de cereais por vassalos, cujos lucros eram divididos igualmente.
O mercantilismo, que caracteriza o estímulo do comércio pelas monarquias absolutistas, que viam nos burgueses uma forma de conseguir apoio político.
O consumismo, que caracteriza a fase de extremo bem-estar social e crescimento populacional no século XVII, fruto dos lucros advindos das expansões marítimas.
O mercantilismo, que caracteriza a fase pré-capitalista na qual o comércio de excedentes, de produção artesanal, e de bens das colônias fomentaram a riqueza dos burgueses.
User badge image
Antonio Lima de Souza

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: 1. O comunismo, que caracteriza a utilização de terras de senhores feudais para a produção de grãos e de cereais por vassalos, cujos lucros eram divididos igualmente. - Falso. O comunismo é uma teoria econômica e política que busca a eliminação da propriedade privada, e não se aplica ao contexto feudal. 2. O mercantilismo, que caracteriza o estímulo do comércio pelas monarquias absolutistas, que viam nos burgueses uma forma de conseguir apoio político. - Verdadeiro. O mercantilismo realmente se relaciona com o apoio das monarquias aos burgueses para fortalecer o comércio e a economia. 3. O consumismo, que caracteriza a fase de extremo bem-estar social e crescimento populacional no século XVII, fruto dos lucros advindos das expansões marítimas. - Falso. O consumismo é um fenômeno mais recente e não se aplica diretamente ao contexto do século XVII. 4. O mercantilismo, que caracteriza a fase pré-capitalista na qual o comércio de excedentes, de produção artesanal, e de bens das colônias fomentaram a riqueza dos burgueses. - Verdadeiro. Esta descrição do mercantilismo está correta, pois reflete a acumulação de riqueza pelos burgueses através do comércio e da exploração colonial. Com base na análise, as alternativas corretas são a segunda e a quarta. No entanto, como a pergunta pede um único modelo econômico que caracteriza o processo de transformação, a alternativa mais adequada é a quarta: "O mercantilismo, que caracteriza a fase pré-capitalista na qual o comércio de excedentes, de produção artesanal, e de bens das colônias fomentaram a riqueza dos burgueses." Portanto, a resposta correta é a quarta alternativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As sociedades se organizam a partir de regras e de conceitos norteadores que compõem o comportamento social, o sistema político e o sistema econômico, como estruturas que caracterizam as dinâmicas e os fenômenos sociais. De que forma os sistemas econômicos influenciam as sociedades?


Os sistemas econômicos influenciam as sociedades porque o modo de produção e consumo ajuda a definir regras, práticas e lugares sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina