Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Engenharias
De acordo com os estudos de Wallon podem contribuir significativamente com o processo educacional, levando o educador a: Escolha uma: a. Priorizar o condicionamento, o estímulo e as respostas. b. Compreender a criança de acordo com o seu desenvolvimento, potencializando a escola nas suas ações em relação às práticas pedagógicas. c. Contribuir com elementos que se constituem em lentes na ampliação do olhar para a(s) infância(s). d. Manter a ordem social, tornando-se um sistema de controle simbólico sobre a infância com problemas.
User badge image
elder rossini

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre os estudos de Wallon e sua contribuição para o processo educacional, é importante considerar a abordagem de Wallon, que enfatiza a compreensão do desenvolvimento da criança em suas dimensões emocional, social e cognitiva. Analisando as alternativas: a) Priorizá-lo condicionamento, o estímulo e as respostas - Essa opção se alinha mais a uma visão behaviorista, que não é o foco principal de Wallon. b) Compreender a criança de acordo com o seu desenvolvimento, potencializando a escola nas suas ações em relação às práticas pedagógicas - Esta opção reflete bem a abordagem de Wallon, que valoriza a compreensão do desenvolvimento da criança para melhorar as práticas pedagógicas. c) Contribuir com elementos que se constituem em lentes na ampliação do olhar para a(s) infância(s) - Embora essa opção tenha um aspecto positivo, não é tão diretamente relacionada aos princípios de Wallon quanto a opção (b). d) Manter a ordem social, tornando-se um sistema de controle simbólico sobre a infância com problemas - Essa opção não se alinha com a perspectiva de Wallon, que busca entender e apoiar o desenvolvimento da criança, não apenas controlar. Portanto, a alternativa correta é: b) Compreender a criança de acordo com o seu desenvolvimento, potencializando a escola nas suas ações em relação às práticas pedagógicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Vimos que o cérebro de todos é constituído das nove inteligências emocionais e isso tem ajudado muito a escola, os professores, os pais e os próprios alunos a entenderem seu processo de aprendizagem. Segundo os estudos os professores bem como a escola, de forma geral, precisaram passar por períodos de reciclagem a fim de buscar novas formas de trabalho, que constituam no respeito à integridade do indivíduo, bem como as formas de avaliar os alunos, através da sensatez e da sensibilidade, proporcionando, aos mesmos:
Escolha uma:
a. Desenvolverem trabalhos em grupos aliando o bem estar dos alunos e professores.
b. Fazerem trabalhos individuais, em grupos, pesquisas e participação nas aulas.
c. Proporcionar aos estudantes aulas dinâmicas.
d. Desenvolverem pesquisas de campo voltadas para as experiências de vida dos alunos.

A inteligência verbal ou linguística aparece aos dois anos de idade, porém vai-se definindo ao longo da vida. As pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida, mesmo sem ter passado pela escola, conseguem organizar suas frases de forma clara e objetiva. Normalmente, são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e sabem debater. Aparecem mais em escritores, poetas e profissionais da área de publicidade e jornalismo. Segundo os estudos se essa inteligência não é bem desenvolvida na infância, o indivíduo apresenta:
Escolha uma:
a. Pessoas que falam com as plantas, com animais e se percebem como folha da árvore desta floresta que é a vida. Não aparece em crianças com pouca criatividade.
b. Precisa ser trabalhada quando a criança não consegue fazer atividades que exigem controle motor refinado, como amarrar cadarços, fazer o número quatro com seu corpo, etc.
c. Dificuldades na fala ou não se interessa por aulas de outros idiomas.
d. Está presente em crianças que se movimentam ao som de uma música como que obedecendo a ordens, pessoas que têm boa entonação de voz, ritmo, timbre e sensibilidade emocional à música.
e. Podemos caracterizar as pessoas com essa inteligência como tendo facilidade com sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comunicabilidade.

A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget pressupõe que:
Sobre as assertivas, pode-se afirmar que:
I. Os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis e que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação (crescimento biológico dos órgãos), exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos), aprendizagem social (aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais) e equilibração (processo de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido).
II. O papel precípuo da educação é provocar situações de desequilíbrio para que o aluno construa o seu nível de desenvolvimento, não se constituindo, portanto na transmissão vertical de informações e modelos e sim no estímulo à ação e à participação ativa do aluno no seu processo de aprendizagem.
III. É pela ação do sujeito sobre os objetos do seu ambiente que ele aprende.
IV. A aprendizagem é um processo construído internamente.
a. Apenas a assertiva III está correta.
b. Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
c. Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
d. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

As contribuições de Vygotsky foram significativas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que levem em consideração o processo cognitivo do educando, buscando romper com tendências pedagógicas tecnicistas que consideram a educação como produto, numa visão mercadológica. Segundo os estudos o aprofundamento na teoria desenvolvida por Marx e Engels levou Vygotsky a descobertas importantes acerca do desenvolvimento humano, o que possibilitou a:
Escolha uma:
a. A compreensão dos contextos políticos e econômicos torna-se importante na construção do entendimento da gênese do atendimento à infância bem como na elaboração do conceito de infância.
b. Mobilização contra o trabalho infantil.
c. Elaboração da teoria histórico-cultural.
d. Envolvimento de maior parcela da sociedade na responsabilização pela assistência à infância, momento em que se buscou a parceria com órgãos privados, associações religiosas, organizações leigas, médicos e educadores leigos.

A palavra inteligência tem sua origem na junção de duas outras palavras latinas, a palavra inter (entre) e a palavra legere (eleger ou escolher), ou seja, é a:
Escolha uma:
a. Compreender a criança de acordo com o seu desenvolvimento, potencializando a escola nas suas ações em relação às práticas pedagógicas.
b. Capacidade de fazer a escolha melhor entre duas ou mais situações.
c. Se essa inteligência não é bem desenvolvida na infância, o indivíduo apresenta dificuldades na fala ou não se interessa por aulas de outros idiomas.
d. A criança que se recusa a estudar matemática, provavelmente, não possui essa inteligência desenvolvida.

Henri Wallon, esse autor buscou estudar a gênese dos processos que constituem o psiquismo humano, neste sentido concentrou seus estudos nas fases iniciais do desenvolvimento da criança. Wallon delimitou campos, por ele chamados de funcionais, no sentido de compreender o desenvolvimento infantil. Segundo os estudos são eles:
Está CORRETO o que se afirma em:
I. O movimento.
II. As emoções.
III. A inteligência.
IV. A pessoa.
a. As alternativas I, II, III estão corretas.
b. As alternativas I e III estão corretas.
c. As alternativas I e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III, IV estão corretas.

Piaget, certamente, seria um daqueles meninos que os professores de hoje identificariam como um superdotado. Ou que os colegas chamariam de CDF. Precoce, com apenas 10 anos publicou na suíça, um artigo com estudos sobre um pardal branco. Aos 22 anos, já era doutor em Biologia. Intelectualmente insaciável, escreveria cerca de setenta livros e 300 artigos sobre psicologia, pedagogia e filosofia. Casou-se com uma assistente e desvendou muitos dos enigmas da inteligência infantil dentro de casa, observando os próprios filhos. Concluiu que a criança tem uma forma própria de raciocinar e aprender, que evolui, por estágios, até a maturidade intelectual. Não é um adulto em miniatura. Seus erros apenas caracterizam essa forma particular de pensar. As contribuições de Piaget para a educação foram:
Está CORRETO o que se afirma em:
I. O método clínico.
II. O papel ativo da criança na aprendizagem.
III. Os estágios do desenvolvimento.
IV. Metodologia voltada à resolução de problemas e não à transmissão de conteúdos.
V. Seus estudos deram origem à proposta educacional denominada construtivismo (concepção teórica que parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio).
a. As alternativas IV, V estão corretas.
b. As alternativas I, IV, V estão corretas.
c. As alternativas I, II, III estão corretas.
d. As alternativas I, II, III, IV, V estão corretas.
e. As alternativas III, IV, V estão corretas.

A criança de quatro anos, normalmente apresenta um desenvolvimento cognitivo característico, segundo Piaget, de uma etapa denominada: Escolha uma: a. Operatório-concreta b. Representacional c. Sensório-motora d. Operatório-formal e. Pré-operatória

Mais conteúdos dessa disciplina