A medição da velocidade em cursos d’água são de extrema importância para se chegar à determinação da vazão, que passa por uma seção transversal, seja para contribuir para a navegação ou para solucionar problemas relacionados ao equilíbrio morfológico do leito e ao transporte de sólidos. Trata-se de uma grandeza essencialmente variável de ponto para ponto da seção e ao longo do tempo (MELO et al., 2013), uma vez que a distribuição dos valores da velocidade no leito é diferenciada: em uma seção transversal admite-se que a velocidade decresce em parte da superfície para o fundo e do centro para as margens. De acordo com a representação da figura anexa é possível observar os setores, a qual são informados em duas tabelas os valores de velocidade e a área de cada setor, respectivamente:
FORMULÁRIO: Q = A .V
Onde:
Q = vazão (m3/s)
A = área (m2)
V = velocidade (m/s)
Com base nos dados, tendo em vista a relevância da medição das velocidades, o valor estimado da vazão total no curso d’água será de:
Ed
ano passado
Para calcular a vazão \( Q \) em um curso d'água, você pode usar a fórmula \( Q = A \cdot V \), onde \( A \) é a área da seção transversal e \( V \) é a velocidade média da água. Para determinar a vazão total, você precisa somar as vazões de todos os setores da seção transversal. Isso significa que você deve multiplicar a área de cada setor pela velocidade correspondente e, em seguida, somar todos esses valores. Se você tiver os dados de área e velocidade para cada setor, aplique a fórmula para cada um e some os resultados. Sem os dados específicos de área e velocidade, não posso calcular a vazão total diretamente. No entanto, se você seguir esse procedimento, poderá chegar a um dos valores estimados que você listou. Se precisar de ajuda com os cálculos, sinta-se à vontade para compartilhar os dados!
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade