Logo Passei Direto
Buscar
A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Também pode ser considerada um solvente universal. Há vários tipos de soluções feitas com esse solvente, como o vinagre comercial, a água sanitária, o soro fisiológico, a água potável, entre outras. Com base no que se deve essa característica de solvente universal, assinale a alternativa CORRETA: A) Elevada infiltração no solo. B) Capacidade de tensão superficial que ocorre na interface ar-água. C) Capacidade de levar consigo uma série de compostos, particulados ou dissolvidos. D) Temperatura elevada de ebulição, necessária para separar as moléculas de água umas das outras.
User badge image
Sandro Figueiredo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar a alternativa correta sobre a água como solvente universal, vamos analisar cada uma das opções: A) Elevada infiltração no solo. - Embora a água tenha boa infiltração, isso não está diretamente relacionado à sua capacidade de ser um solvente universal. B) Capacidade de tensão superficial que ocorre na interface ar-água. - A tensão superficial é uma propriedade importante da água, mas não é a razão principal pela qual ela é considerada um solvente universal. C) Capacidade de levar consigo uma série de compostos, particulados ou dissolvidos. - Esta opção se refere diretamente à habilidade da água de dissolver uma ampla variedade de substâncias, o que é a definição de um solvente universal. D) Temperatura elevada de ebulição, necessária para separar as moléculas de água umas das outras. - Embora a água tenha uma temperatura de ebulição relativamente alta, isso não é o que a torna um solvente universal. A alternativa que melhor explica a característica da água como solvente universal é: C) Capacidade de levar consigo uma série de compostos, particulados ou dissolvidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As obras de captação de água compreendem o conjunto de dispositivos e estruturas construído em cursos de água. Para captação de águas superficiais e subterrâneas, algumas condições a serem analisadas são consideradas.
De acordo as condições que se referem às obras de captação de água, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Analisar as alternativas de melhor localização para captação de água, possibilitando menor distância de adução, além de considerar as medidas sanitárias. ( ) Optar por projeto de captação que envolva o maior custo com garantia de funcionalidade. ( ) Avaliar os parâmetros físico, químicos e biológicos, procurando instalar a captação à jusante de descargas poluidoras e da comunidade a ser abastecida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B V - F - V.
C F - V - F.
D V - F - F.

Os poços são utilizados para abastecimentos individuais, em zonas rurais ou zonas urbanas que muitas vezes não contam com sistemas públicos de fornecimento de água. Além disso, também podem ser usados como mananciais de água de sistemas coletivos.
Sobre a classificação dos poços, assinale a alternativa INCORRETA:
A As águas dos poços rasos estão mais susceptíveis à contaminação, devido à proximidade do contato com sujeiras na superfície do solo ou pela infiltração de efluentes domésticos.
B Quando o nível da água no poço profundo está sujeito a uma pressão superior à pressão atmosférica, tem-se um poço artesiano.
C Quando o nível da água no poço está sob pressão atmosférica, tem-se um poço artesiano.
D A contaminação em poços profundos geralmente ocorre devido a deficiências na execução e construção e/ou por fraturas em rochas que podem facilitar o transporte de efluentes e outros poluentes.

Os aquíferos são fundamentais para suprir e manter os cursos de águas superficiais (rios) constantes. Eles podem ser entendidos como formações geológicas do subsolo em que rochas permeáveis contribuem para o armazenamento da água devido a seus poros e fraturas.
Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A água disponível em aquíferos é muito utilizada principalmente em períodos de estiagem ou em regiões propensas a secas.
II- Os aquíferos têm grande capacidade de armazenamento de água, diminuindo perdas por evaporação, além de contribuir para absorção do excesso de água em períodos de chuvas.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alguns fatores devem ser considerados no projeto de rede de distribuição, como a área a ser abastecida, as vazões de dimensionamento, a pressão de serviço, o traçado das tubulações, o dimensionamento e o distrito de medição e controle. O objetivo é garantir o abastecimento da população continuamente em pressão e quantidade determinadas.
Com base nos fatores a serem considerados no projeto, analise as sentenças a seguir:
I- Na maioria dos casos, é necessária a instalação do distrito de medição e controle (DCM) com o intuito de proporcionar um melhor traçado dos condutos.
II- Para evitar perdas reais, é aconselhável manter a pressão entre 250 kPa e 300 kPa.
III- Para o dimensionamento da rede de distribuição, deve-se considerar as diferentes ocupações do solo na zona urbana; se elas são residenciais, comerciais, públicas e especiais.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

As obras de captação de água compreendem o conjunto de dispositivos e estruturas construído em cursos de água. Para captação de águas superficiais e subterrâneas, devemos considerar alguns dispositivos que implicam a captação.
Sobre esses dispositivos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tomada de água.
II- Barragem de nível ou soleira.
III- Desarenador.
( ) Destinado para remover partículas sólidas com velocidade de sedimentação.
( ) Conjunto de dispositivos para conduzir a água do manancial para as demais partes.
( ) Projetada para elevar o nível do manancial a uma cota predeterminada.

O uso de reservatórios entre o sistema de captação/adução/tratamento e a rede de distribuição permite que seja adotada uma vazão constante para os componentes, como: a tomada de água, a estação de tratamento de água, entre outros.
Sobre os principais objetivos dos reservatórios de distribuição, assinale a alternativa INCORRETA:
A Qualidade da água e garantia para emergência, incêndio e equilíbrio.
B Abastecimento quando ocorrem paradas dos sistemas de captação e adução de água.
C Adução com altura manométrica e vazão constantes.
D Maiores diâmetros no sistema.

Nos últimos anos, esgotos com grandes quantidades de nutrientes e que fluem para corpos de água aceleraram o processo de eutrofização. A eutrofização ameaça a biodiversidade e coloca em risco o abastecimento de água potável devido à deterioração da qualidade da água.
De acordo com os fenômenos de eutrofização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com a disponibilidade de oxigênio, a produção primária por algas e macrófitas é estimulada.
( ) Quando a concentração de fósforo inorgânico excede 0,02 mg L-1, a condição é favorável para ocorrência do processo de eutrofização.
( ) A decomposição subsequente da biomassa vegetal elevada provoca um aumento no consumo de oxigênio que pode conduzir a condições aeróbias.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - F - F.
D F - V - F.

Águas subterrâneas podem ser entendidas como todas as reservas de águas disponíveis no subsolo. Assim, o termo compreende toda a água presente abaixo da superfície de uma área determinada. A utilização de águas subterrâneas pela população em geral está relacionada ao atendimento das legislações existentes no Brasil.
De acordo com a legislação e normas para construção de poços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É necessário realizar o registro do poço e obter autorização para perfuração.
( ) É necessário realizar o monitoramento da qualidade de água para verificar se os padrões de potabilidade estão adequados.
( ) Não é realizado nenhum tipo de cobrança pelo uso da água.
A F - F - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - F.

A constituição geológica (permeabilidade e porosidade) influencia no tipo de aquífero, pois é determinante na qualidade da água e do reservatório e na velocidade da água. Sua origem geológica também exerce influência, podendo ser lacustre, fluvial, glacial, eólica, aluvial, metamórfica ou vulcânica.
Com relação ao tipo de aquífero, assinale a alternativa CORRETA:
A No aquífero fraturado, a circulação de água ocorre entre as fraturas, falhas ou fendas.
B No aquífero poroso, a transferência de água ocorre entre as fraturas, falhas ou fendas.
C No aquífero fraturado, a circulação de água ocorre entre os poros formados entre grãos de areia, silte e argila.
D No aquífero cárstico, a circulação de água ocorre apenas entre os poros formados entre grãos de areia, silte e argila.

A NBR nº 12.218/2017 estabelece definições e critérios de projeto para o dimensionamento de redes de distribuição de água para abastecimento. Para tanto, são estabelecidos em norma importantes pontos que não devem ser esquecidos.
Sobre as atividades a serem realizadas, segundo a NBR 12.218/2017, ordene os itens a seguir:
I- Definição de todas as etapas de execução da rede.
II- Fixação do volume de reservatório.
III- Identificação das zonas de pressão.
IV- Delimitação da área total que será abastecida, os contornos, a densidade demográfica e a vazão específica.
A I - III - IV - II.
B II - IV - III - I.
C I - IV - II - III.
D I - IV - III - II.

Mais conteúdos dessa disciplina