Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Engenharias
Existem pontos em comum entre o conceito de líder e o trabalho do supervisor educacional. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as assertivas a seguir e escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Processo de influência para mobilização de talentos. ( ) Visão clara e abrangente do seu poder como chefe. ( ) Visão clara e abrangente da organização.
( ) Visão clara dos objetivos a serem alcançados.
( ) Noção exata de quanto os pais dificultam o processo de ensino-aprendizagem.

( ) Perspectiva de melhora da organização, de si mesmo e das pessoas.
A ) F, V, V, F, V, V.

B ) V, V, V, F, V, F.

C ) F, V, F, F, V, F.

D ) F, V, V, F, V, F.

E ) V, F, V, V, F, V.
User badge image
Laudi Fraga

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Processo de influência para mobilização de talentos. É verdadeira (V). Tanto líderes quanto supervisores educacionais precisam influenciar e mobilizar talentos para alcançar os objetivos. ( ) Visão clara e abrangente do seu poder como chefe. É falsa (F). Um bom líder ou supervisor deve ter uma visão clara, mas não se trata apenas de seu poder como chefe, mas sim de sua capacidade de liderança e influência. ( ) Visão clara e abrangente da organização. É verdadeira (V). Um líder e um supervisor educacional devem ter uma visão clara da organização para guiar suas ações e decisões. ( ) Visão clara dos objetivos a serem alcançados. É verdadeira (V). É fundamental que tanto líderes quanto supervisores tenham clareza sobre os objetivos que desejam alcançar. ( ) Noção exata de quanto os pais dificultam o processo de ensino-aprendizagem. É falsa (F). Embora a relação com os pais seja importante, a noção exata de como eles dificultam o processo não é uma característica essencial de um líder ou supervisor. ( ) Perspectiva de melhora da organização, de si mesmo e das pessoas. É verdadeira (V). Um bom líder e supervisor sempre busca a melhoria contínua da organização e das pessoas ao seu redor. Agora, organizando as respostas, temos: V, F, V, V, F, V. A alternativa que apresenta a sequência correta é a E) V, F, V, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, “define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)” (BRASIL, 2019).
Assinale a alternativa que apresenta a formação de professores seguindo três eixos.
a) Formação inicial, formação continuada e formação de livre escolha.
b) Conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.
c) Graduação, especialização e mestrado.
d) Ensino Superior em licenciatura e pós-graduação na área.
e) Projeto político pedagógico, planejamento específico mensal e plano de aula.

Com base nas três figuras da organização jesuíta propostas pelo Ratio Studiorum (o supervisor provincial e os dois modelos de prefeitos – o de estudos e o das disciplinas),
o que se pode afirmar sobre os objetivos dessas funções?
a) De modo geral, as três funções tinham por objetivo fazer com que o plano educacional dos jesuítas funcionasse segundo as bases da época, entendidas por eles como verdadeiras.
b) As três funções demonstravam a pouca importância dada à organização do ensino, aos procedimentos utilizados e à unificação das ações pedagógicas, pois só importavam os cargos.
c) Os três cargos eram eleitos pelo povo, sendo uma forma de os jesuítas demonstrarem que não tinham o poder absoluto na educação, contemplando, assim, a ideia de gestão democrática.
d) As três funções, na prática, pouco significavam para a educação, uma vez que os membros eram escolhidos pelo governo da época, que não levava em conta os projetos pedagógicos.
e) Na atuação prática, os três cargos eram ocupados pelos professores que acumulavam as tarefas de educar e pensar a educação.

Qual alternativa responde melhor à forma como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) lida com a questão da formação continuada dos professores?
a) De modo a fornecer recurso financeiro para que o professor continue estudando e ampliando os seus conhecimentos.
b) Reforçando a importância de os professores continuarem estudando para a atualização profissional e a diminuição da desigualdade da educação brasileira.
c) Reforçando a necessidade de o professor fazer uma boa escolha na sua graduação, de modo que estude com afinco para que possa aplicar os seus conhecimentos em sala de aula.
d) Não lida, não há qualquer menção à formação de professores (inicial ou continuada) no documento da BNCC.
e) A formação continuada é abordada na Base como uma opção de trabalho para o diretor oferecer aos seus professores.

Para a boa atuação do supervisor, são necessárias quatro características, definidas em princípios básicos: realidade, criticidade, transformação e democracia.
Considerando esses princípios, assinale a alternativa que define, corretamente, a característica da transformação.
a) Aceitar a participação e dialogar com os demais atores da educação (pais, professores e direção) em prol da melhor forma de educar.
b) Ajudar a comunidade escolar a solucionar os problemas que enfrenta, reinventando práticas educativas e ousando nelas.
c) Analisar a realidade da educação e do seu contexto, comparando-a com um contexto mais amplo, repensando, assim, a sua ação e a dos professores.
d) Identificar os problemas prioritários da realidade educacional brasileira e comprometer-se com eles, entendendo-os como parte do seu trabalho educativo.
e) Preservar os direitos pessoais (do supervisor e de todos os envolvidos).

De modo geral, é possível caracterizar o trabalho do supervisor educacional como um apoio escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta desse apoio.
a) O apoio determina que o supervisor trabalha a serviço dos professores, sem projetos próprios da sua função.
b) O apoio determina que o supervisor trabalha a serviço da direção educacional, abraçando somente os projetos dela.
c) O apoio determina que o supervisor trabalha a serviço da secretaria de estado da educação, com os projetos pertinentes.
d) O apoio diz respeito a toda ajuda que o supervisor dedicará à causa maior da escola: a aprendizagem dos alunos, inclusive com projetos próprios.
e) O apoio indica que o supervisor trabalha a serviço dos pais dos alunos, os maiores interessados na educação desenvolvida na escola.

Tratando especificamente da função do coordenador pedagógico, como ele deve trabalhar com a formação continuada de um grupo de professores muito heterogêneo em direção à melhoria da sua ação?
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.
( ) Os trabalhos devem considerar o que esse grupo tem em comum na escolha de estarem todos juntos naquele momento e naquela escola, defendendo os mesmos ideais.
( ) Com diversidade de reuniões individuais que podem ser sistemáticas ou esporádicas e em grupo, para que cada um conheça mais um ao outro.
( ) Apenas com reuniões individuais, visto que em um ambiente heterogêneo há muita discussão em grupo e pouco aproveitamento.
( ) Apenas com reuniões em grupo. Cada professor precisa aprender a trabalhar pelo bem comum sem pensar especificamente na sua necessidade.
a) V, F, V, F.
b) V, V, V, F.
c) V, V, F, F.
d) F, F, F, V.
e) F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir e assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas. Os fundamentos éticos também delimitam as condutas necessárias às boas práticas realizadas pelo supervisor de ensino e devem considerar os seguintes aspectos:
I. Expressão de respeito, valorização e acolhimento às pessoas.
II. Preocupação maior com os processos do que com as pessoas.
III. Integridade e transparência no modo de agir.
IV. Auxílio e favorecimento do trabalho dos envolvidos, com consideração e seriedade.
V. Consciência e autonomia de ações (do supervisor e demais envolvidos).
a) Estão corretas apenas as assertivas I, IV e V.
b) Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV e V.
c) Estão corretas apenas as assertivas I, III, IV e V.
d) Estão corretas apenas as assertivas III, IV e V.
e) Estão corretas apenas as assertivas I, II, III.

Mesmo que o supervisor tenha desenvolvido um plano de trabalho para otimizar as suas ações, está correto afirmar que há demandas escolares que não são planejadas e que necessitam de ação imediata desse profissional?
a) Sim, há demandas imediatas, mas elas não serão resolvidas pelo supervisor, e sim pelos professores responsáveis pelos acontecimentos geradores dessas demandas.
b) Sim, isso é bem comum nas escolas. Cabe ao supervisor acolher, analisar e resolver as ações, além de retomar o seu trabalho específico.
c) Não, tudo o que acontece na escola é planejado anteriormente, dessa forma o supervisor sabe exatamente o que fará no seu dia a dia.
d) Sim, há demandas imediatas que serão de responsabilidade da direção escolar, não havendo nenhuma ação que o supervisor possa fazer no sentido de resolvê-las.
e) Não, as demandas não aparecem aleatoriamente na escola. Todos os problemas são tratados nas reuniões de pais e professores.

Mais conteúdos dessa disciplina