Logo Passei Direto
Buscar
Um proprietário de uma concessionária vendeu três automóveis recém-saídos de fábrica, no valor total de R$ 500.000,00, pagos à vista. Dois dias depois, o comprador pagou a quantia acordada em espécie e o proprietário, com receio de ser assaltado, dirigiu-se a uma agência bancária mais próxima, depositando o dinheiro na conta corrente de sua esposa, por não possuir conta corrente naquele banco. Nesse caso, o

A. proprietário da concessionária cometeu crime consistente em aceitar o pagamento de alto valor em espécie.
B. comprador cometeu crime de lavagem de dinheiro, por converter o valor em espécie em bens, mesmo que esse valor utilizado não tenha sido obtido por infração penal antecedente.
C. funcionário da agência, ao receber o depósito, deveria registrar os dados qualitativos do depositante e comunicar a operação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), somente se as notas depositadas fossem de baixo valor e de má conservação, sob pena administrativa e civil por falsa comunicação.
D. funcionário da agência, ao receber o depósito, deveria registrar os dados qualitativos do depositante e indicar a ocorrência e os dados da operação para comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), até o próximo dia útil.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. Proprietário da concessionária cometeu crime consistente em aceitar o pagamento de alto valor em espécie. - Não é crime aceitar pagamento em espécie, desde que não haja indícios de origem ilícita. B. Comprador cometeu crime de lavagem de dinheiro, por converter o valor em espécie em bens, mesmo que esse valor utilizado não tenha sido obtido por infração penal antecedente. - Para caracterizar lavagem de dinheiro, é necessário que o valor tenha origem ilícita. Se o comprador adquiriu o dinheiro de forma legal, não há crime. C. Funcionário da agência, ao receber o depósito, deveria registrar os dados qualitativos do depositante e comunicar a operação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), somente se as notas depositadas fossem de baixo valor e de má conservação, sob pena administrativa e civil por falsa comunicação. - Essa afirmação é incorreta, pois a comunicação ao COAF deve ser feita em diversas situações, não apenas em casos de notas de baixo valor. D. Funcionário da agência, ao receber o depósito, deveria registrar os dados qualitativos do depositante e indicar a ocorrência e os dados da operação para comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), até o próximo dia útil. - Esta alternativa está correta, pois a legislação exige que operações que possam ser consideradas suspeitas sejam comunicadas ao COAF. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina