Buscar

SIMULADO DISCURSIVA Instituições e Organização do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO DISCURSIVA - INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Respostas do Estudante CÉLIO THEAGO
Questão 1/5
O mercantilismo foi uma doutrina econômica preponderante na Europa dos séculos XVI a XVIII e teve um papel muito importante para o crescimento econômico daquele continente, assim como para a colonização do Brasil. Porém, como modelo econômico, começou a se esgotar no século XVIII, sofrendo ataques de uma nova elite comercial e dos primeiros defensores do liberalismo econômico.
Tendo isto em mente, descreva o contraste entre o papel do Estado no mercantilismo e no liberalismo econômico.
RESPOSTA
 O liberalismo defendia a liberdade nas atividades econômicas sem nenhuma intervenção do estado, a economia se regularia sozinha.  O estado estaria presente como meio amparador dos direitos do cidadão, caso suas prerrogativas fossem feridas.
 O mercantilismo caracterizou pela forte intervenção do estado na economia, implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre importações, controlando o uso interno de determinados produtos. Os mercantilistas compartilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro ou prata).
 
Questão 2/5
O empreendedor não pode exercer plenamente sua atividade econômica sem conhecer as instituições da sociedade onde ele está inserido.
Tendo isto em vista, conceitue o termo “instituição” de acordo com a abordagem dada pela nossa disciplina.
RESPOSTA
 Instituições são sistemas duradouros e sedimentados de regras sociais que estruturam as interações sociais. São elementos que unem a sociedade, identificam a forma de viver da sociedade, criam regras formais ou informais de conduta ou regras de se viver. Ex.: Leis, convenções sociais, democracia, dinheiro, cidadania, etc.
 
Questão 3/5
Os empreendedores precisam estar atentos às questões ambientais. Uma Empresa que descumpre a legislação ambiental pode sofrer punições pesadas, ter suas atividades interrompidas, pagar indenizações às vítimas dos danos ambientais por ela causados, além dos prejuízos à sua imagem junto aos consumidores. Mas não se trata apenas de cumprir a lei.
Muito fala-se hoje sobre o tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), que envolve a avaliação de um empreendimento não apenas pelo ângulo econômico-financeiro, mas também ambiental e social, de maneira integrada.
Ante este panorama, explique o que vem a ser o princípio do desenvolvimento sustentável.
RESPOSTA
O desenvolvimento sustentável envolve a capacidade do ser humano desenvolver-se garantindo as necessidades do presente, sem comprometer as das futuras gerações, buscando a equidade, a justiça social e a conservação ambiental.
 
 Questão 4/5
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) tem, entre suas muitas funções, intervir na fusão de grandes empresas, com vistas a evitar a concentração de controle dos mercados de produção, venda ou distribuição. Este papel contrasta com o modelo econômico liberal, mas órgãos como o CADE são muito comuns em países capitalistas.
Pensando em tudo isto, explique qual a importância de se evitar a concentração de mercados em países como o Brasil?
RESPOSTA
Em países capitalistas como o Brasil, o controle de mercados relevantes por uma empresa, ou por um grupo restrito de empresas, frequentemente nos leva a preços excessivamente elevados, ineficiência, danos aos consumidores e à própria economia.
 
Questão 5/5
Em 1929 o mundo capitalista foi sacudido por uma grande crise econômica, logo após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Dez anos depois, grande parte da Europa foi devastada pela Segunda Guerra Mundial. Em 1945 percebeu-se que o liberalismo econômico não tinha uma resposta para recuperar rapidamente os países afetados. Neste ponto, muitos países capitalistas se voltaram para as ideias do economista inglês John Maynard Keynes.
Sendo assim, aponte os principais aspectos estudados sobre o chamado “keynesianismo”.
RESPOSTA
Principais aspectos que Keynes defendia:
Maior intervenção do Estado na condução da economia;
O uso de políticas fiscais expansivas para estimular a economia;
Déficit orçamentário para a recuperação da economia;
O Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica.

Outros materiais