Logo Passei Direto
Buscar
No Renascimento, a arte visual adquiriu, pela primeira vez na história, o status de arte liberal, ou seja, a arte como registro visível de uma mente criadora. Consequentemente, os artistas renascentistas deixaram de ser considerados simples artí�ces e passaram a integrar a classe intelectual, sendo valorizados como “grandes homens de ideias, investigadores da natureza humana”, do saber e da cultura literária. São artistas do Renascimento:

a. Donatello, Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci.
b. Botticelli, Michelangelo, Delacroix e Monet.
c. Michelangelo, Leonardo da Vinci, Goya e Poussin.
d. Donatello, Leonardo da Vinci, Coubert e Vermeer.
e. Van Gogh, Botticelli, Caravaggio e Manet.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar os artistas do Renascimento, precisamos considerar os nomes que realmente pertencem a esse período histórico, que se estendeu aproximadamente do século XIV ao XVI. Analisando as opções: a) Donatello, Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci - Todos esses artistas são ícones do Renascimento. Donatello foi um escultor, Michelangelo é famoso por suas esculturas e pinturas, Rafael é conhecido por suas obras-primas em pintura, e Leonardo da Vinci é um dos mais renomados artistas e pensadores do Renascimento. b) Botticelli, Michelangelo, Delacroix e Monet - Botticelli é do Renascimento, mas Delacroix e Monet são do século XIX, portanto, não pertencem ao Renascimento. c) Michelangelo, Leonardo da Vinci, Goya e Poussin - Goya é um artista do final do século XVIII e início do XIX, e Poussin é do Barroco, não do Renascimento. d) Donatello, Leonardo da Vinci, Coubert e Vermeer - Coubert (Gustave Courbet) é do século XIX e Vermeer é do Barroco, não do Renascimento. e) Van Gogh, Botticelli, Caravaggio e Manet - Van Gogh e Manet são do século XIX, e Caravaggio é do final do Renascimento, mas não é um artista típico do período. Portanto, a única alternativa que apresenta apenas artistas do Renascimento é a) Donatello, Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci. Essa é a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: “No Brasil e no mundo, agências governamentais e partidos políticos têm explorado plataformas de redes sociais para espalhar notícias sensacionalistas ou falsas, censurar informações e minar a confiança na mídia, em instituições públicas e na ciência. É o que aponta um estudo recém-publicado pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, ‘Desafiando a Verdade e a Confiança: Um Inventário Global da Manipulação Organizada nas Mídias Sociais.’ Os pesquisadores acreditam que, na era digital, a manipulação da opinião pública através das redes sociais — como Facebook, Twitter, Instagram— é uma perigosa ameaça à democracia.” Agora analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Jornalistas que recebem sugestões de pautas falaciosas tendem a não reconhecer nesse cliente uma fonte merecedora de confiança, pois este parece preocupado exclusivamente com os próprios interesses; e é capaz de fazer da mídia um mero instrumento a seu dispor. PORQUE II. O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procure fontes confiáveis para averiguar a abordagem que tem em mente. Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as

a. Ambas são falsas.
b. As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
d. A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
e. As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Sobre a “Semana de Arte Moderna”, é INCORRETO afirmar:

a. O evento realizado em São Paulo no ano de 1922, tinha como principal objetivo ratificar os padrões estéticos vigentes à época frente às investidas de um grupo de jovens artistas que propunha a renovação radical no campo das artes influenciados pelas vanguardas europeias.
b. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma consequência do nacionalismo emergente da Primeira Guerra Mundial e também do entusiasmo dos jovens intelectuais brasileiros pelas comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
c. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. Esse evento ocorreu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a República e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
d. O principal foco de descontentamento com a ordem estética estabelecida estava no campo da literatura (e da poesia, em especial). Exemplares do Futurismo italiano chegavam ao país e começavam a influenciar alguns escritores, como Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida.
e. Os modernistas não apresentavam um projeto estético em comum, mas entre eles imperava a ideia de que era preciso renovar, dar às artes características genuinamente brasileiras. Para os jovens artistas, era indispensável a ruptura com a tradição clássica para abolir os moldes europeus que ditavam as regras na literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, na música etc.

Mais conteúdos dessa disciplina