Logo Passei Direto
Buscar
A equação diferencial é uma equação que apresenta derivadas ou diferenciais de uma função desconhecida (a incógnita da equação). Muitos problemas importantes da engenharia, da química, da física e da matemática são modelados a partir de uma equação diferencial. Elas classificam-se em: equação diferencial ordinária (EDO) e equação diferencial parcial (EDP). Face ao exposto, é correto afirmar que a solução da equação diferencial separável xy’ = y é dada por

A) y = 2Cx
B) y = C
C) y = x + C
D) y = Cx
E) y = x - C
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver a equação diferencial separável dada, \( xy' = y \), podemos reescrevê-la na forma separável. 1. Separar as variáveis: \[ \frac{dy}{y} = \frac{dx}{x} \] 2. Integrar ambos os lados: \[ \int \frac{dy}{y} = \int \frac{dx}{x} \] Isso resulta em: \[ \ln |y| = \ln |x| + C \] 3. Exponentiar ambos os lados para eliminar o logaritmo: \[ |y| = e^{\ln |x| + C} = |x| e^C \] Podemos substituir \( e^C \) por uma constante \( C' \), resultando em: \[ y = C'x \] 4. Considerando a constante: Como \( C' \) pode ser positivo ou negativo, podemos simplesmente escrever: \[ y = Cx \] Portanto, a solução da equação diferencial separável \( xy' = y \) é dada por: D) y = Cx.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A difusão atômica é um processo associado a uma série de etapas de beneficiamento de materiais aplicados em engenharia, entre os quais pode-se destacar a modificação de propriedades elétricas em semicondutores e a modificação microestrutural de aços. A difusão pode ser definida, de forma simples, como um mecanismo de transporte de massa ao longo de um material, que ocorre basicamente a partir de duas formas elementares, ilustradas na figura a seguir: a difusão de vacâncias (a) e a difusão intersticial (b). CALLISTER JÚNIOR, W. D. Materials Science and Engineering: An Introduction. 7. ed. Nova Iorque: John Wiley and Sons, 2007 (adaptado). A partir da análise das dinâmicas de difusão de elementos em sólidos ilustradas na figura, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A difusão de elementos em materiais sólidos é um método de beneficiamento de materiais dependente da temperatura na qual o processo é realizado. PORQUE II. A temperatura fornece, aos átomos em difusão, a energia necessária para se movimentarem ao longo da microestrutura do material. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. B) As asserções I e II são proposições falsas. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O projeto de pesquisa é o texto que estrutura a pesquisa, ou seja, o texto que rege e sintetiza o momento analítico do processo de investigação. A formulação de um projeto de pesquisa normalmente não ocorre no início do processo, mas, sim, uma vez delimitado o tema (e o problema correspondente) da pesquisa e, com base na escolha de um quadro teórico, elaboradas as hipóteses e, em função destas, selecionados tanto a documentação pertinente quanto os métodos e técnicas que serão empregados. E, uma vez reunidas essas informações, elas devem ser apresentadas em partes/seções específicas: título do projeto, introdução, revisão bibliográfica, metodologia (procedimentos metodológicos), bibliografia, cronograma e orçamento.

 

GERHARDT, T. E. et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009 (adaptado). 

 

Considerando o texto apresentado e os elementos e as informações que fazem parte de um projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir.

 

I. O objetivo da pesquisa deve estar presente na introdução. Este, por sua vez, deve ser claro, de forma que pessoas não especializadas na disciplina ou área de pesquisa possam compreendê-lo.

 

II. O título da pesquisa deve ser simplificado, com conceitos e expressões claras. O ideal é que o título seja elaborado antes do início da metodologia do trabalho, para que não se corra o risco de fugir do tema.

 

III. Os materiais e métodos devem incluir tanto os tipos de pesquisa quanto as técnicas de coleta e análise de dados. Neste contexto, é necessário relatar os procedimentos éticos que envolvem seres humanos que foram utilizados para a realização da pesquisa.

 

É correto o que se afirma em

a.

II e III, apenas.

b.

I, II e III.

c.

I e III, apenas.

d.

II, apenas.

e.

III, apenas.

De acordo com o Teorema de Bernoulli, ao longo de qualquer linha de corrente, a soma das alturas cinética, piezométrica e geométrica é constante. Tomando esse teorema como referência, considere o esquema a seguir, em que se apresenta um fluido escoando do Ponto 1 para o Ponto 2, em regime permanente. Com base nessa situação, é correto afirmar que

a pressão no ponto 2 aumenta em relação à pressão no ponto 1.
a carga geométrica no ponto 2 é maior que a carga geométrica no ponto 1.
a pressão no ponto 2 diminui em relação à pressão no ponto 1.
a velocidade no ponto 2 diminui em relação à velocidade no ponto 1.
a pressão permanece constante nos dois pontos.
A) a pressão no ponto 2 aumenta em relação à pressão no ponto 1.
B) a carga geométrica no ponto 2 é maior que a carga geométrica no ponto 1.
C) a pressão no ponto 2 diminui em relação à pressão no ponto 1.
D) a velocidade no ponto 2 diminui em relação à velocidade no ponto 1.
E) a pressão permanece constante nos dois pontos.

Mais conteúdos dessa disciplina