Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

DOM BOSCO
Conforme o texto da unidade, o que marca a sociedade dual do capitalismo avançado? Escolha uma opção: A. O surgimento da “subproletarização” presente na expansão do trabalho parcial, temporário, subcontratado e terceirizado. B. O surgimento da “subproletarização” presente na expansão do trabalho autônomo, efetivo, com garantia de direitos trabalhistas. C. O findar da “subproletarização” presente na expansão do trabalho parcial, temporário, subcontratado e terceirizado. D. O auge da “subproletarização” presente na expansão do trabalho em sua totalidade, temporário, subcontratado e terceirizado. A manutenção da “subproletarização” presente em todo o processo de trabalho, até os dias atuais.
User badge image
Sanderson Alves Ambrosio

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre a sociedade dual do capitalismo avançado, precisamos entender o conceito de "subproletarização". Esse termo geralmente se refere à precarização do trabalho, onde há um aumento de empregos que não oferecem garantias e direitos trabalhistas, como os trabalhos temporários, subcontratados e terceirizados. Analisando as opções: A) O surgimento da “subproletarização” presente na expansão do trabalho parcial, temporário, subcontratado e terceirizado. - Esta opção reflete a ideia de que a subproletarização está ligada a formas de trabalho precárias. B) O surgimento da “subproletarização” presente na expansão do trabalho autônomo, efetivo, com garantia de direitos trabalhistas. - Esta opção é contraditória, pois o trabalho autônomo com garantias não se encaixa na definição de subproletarização. C) O findar da “subproletarização” presente na expansão do trabalho parcial, temporário, subcontratado e terceirizado. - Esta opção sugere que a subproletarização está acabando, o que não é o foco do conceito. D) O auge da “subproletarização” presente na expansão do trabalho em sua totalidade, temporário, subcontratado e terceirizado. A manutenção da “subproletarização” presente em todo o processo de trabalho, até os dias atuais. - Esta opção fala sobre o auge e a manutenção da subproletarização, o que é uma afirmação forte, mas não necessariamente reflete a ideia de "sociedade dual". A opção que melhor representa a marca da sociedade dual do capitalismo avançado, focando na precarização do trabalho, é a) A. O surgimento da “subproletarização” presente na expansão do trabalho parcial, temporário, subcontratado e terceirizado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o autor Alain Bihr (1991), o que as diversas categorias de trabalhadores têm em comum?
Escolha uma opção:
A. Força de trabalho qualificada e sindicatos organizados.
B. A precariedade do emprego, a regulação das condições de trabalho em relação às normas legais vigentes ou acordadas e a consequente regressão dos direitos sociais, bem como a ausência de proteção e expressão sindicais, configurando uma tendência à individualização extrema da relação salarial.
C. A precariedade do emprego e da remuneração, a desregulamentação das condições de trabalho em relação às normas legais vigentes ou acordadas e a consequente regressão dos direitos sociais, bem como a ausência de proteção e expressão sindicais, configurando uma tendência à individualização extrema da relação salarial.
D. A valorização do emprego e da remuneração, a regulação das condições de trabalho em relação às normas legais vigentes ou acordadas e a consequente garantia dos direitos sociais, bem como a presença de proteção e expressão sindicais, configurando uma tendência à valorização extrema da relação salarial.
E. Segundo o autor, as categorias de trabalho possuem em comum o desejo de ocupar postos de trabalho de maneira individualizada.

Qual dessas alternativas expressa melhor a concepção de "fetichismo da mercadoria" a qual Marx denominou?
Escolha uma opção:
A. É a concepção de valor da mercadoria agregado a mão de obra.
B. Contexto em que não existem diferenças entre criador e criatura.
C. É o contexto em que o proletariado se sente parte do processo de produção.
D. Contexto em que criador é quem comanda a criatura.
E. É um contexto em que criatura comanda o criador.

De acordo com o autor Nogueira (2013), na sociedade capitalista ocorreu um fenômeno no qual ele denominou de "a feminização do mundo do trabalho". Quais as características deste fenômeno?
Escolha uma opção:
A. Foi um fenômeno que valorizou as atividades femininas, rompendo com os pré-conceitos da sociedade machista, porém, em período curto.
B. Ocorreu diante da separação de atividade identificada como sendo femininas e outras masculinas. Devido á divisão sexual do trabalho.
C. Ocorreu diante da Revolução Industrial, que fez surgir inúmeras oportunidades de trabalho intelectual.
D. A feminização do mundo do trabalho ocorreu diante de um contexto de precarização e flexibilização, em que as mulheres ocuparam empregos precários.
E. Foi um movimento feminista, com manifestações devido a ausência de mulheres no mundo do trabalho.

Segundo Iamamoto (2011), a alienação se dá em dois planos: o subjetivo e o objetivo. Como eles são descritos? Escolha uma opção: A. No Plano Subjetivo, a alienação significa o não reconhecimento de si nos seus produtos, na sua atividade produtiva e entre os homens que surgem como seres estranhos entre si, no processo de produção. E no Plano Objetivo, é reconhecida como a riqueza que produz ao capital. B. No Plano Subjetivo, a alienação significa o reconhecimento de si nos seus produtos, e entre os homens que surgem como seres estranhos entre si, no processo de produção. E no Plano Objetivo, é reconhecida a pobreza material e em contraste com a riqueza que produz ao capital. C. No Plano Subjetivo, a alienação significa o não reconhecimento de si nos seus produtos, na sua atividade produtiva e entre os homens que surgem como seres estranhos entre si, no processo de produção. E no Plano Objetivo, é reconhecida a pobreza material e espiritual em contraste com a riqueza que produz ao capital. D. Segundo Iamamoto, a alienação é apenas uma e não requer divisão de Planos. E. No Plano Subjetivo, a alienação significa o não reconhecimento de si e entre os homens, no processo de produção. E no Plano Objetivo, é reconhecida como a riqueza que produz ao capital.

O processo de humanização dos homens se dá na constituição das suas experiências a partir do trabalho, que fundamenta a existência social e que garante a todos uma vida digna de sobrevivência. Diante destas afirmacoes, podemos concluir que o trabalho é uma prática social, pois:
Escolha uma opção:
A. O trabalho não molda o trabalhador por meio da cultura, dos valores, das crenças e condição financeira, e sim pela qualidade que desenvolve as suas ações.
B. O trabalho molda o trabalhador por meio da cultura, dos valores, das crenças e práxis.
C. O trabalho molda o trabalhador por meio da cultura, dos valores, das crenças e remuneração.
D. O trabalho molda o trabalhador por meio da cultura, dos valores, das crenças e condição financeira.
E. O trabalho molda o trabalhador por meio da cultura, dos valores, das crenças e da ideologia.

Como são denominados o leque de trabalhadores precários, parciais, temporários etc?
Escolha uma opção:
A. Capitalistas
B. Subproletariado.
C. Desespecializados.
D. Anticapitalistas.
E. Integracionistas.

Baseado no conteúdo indicado, qual das alternativas define melhor a divisão social do trabalho?
Escolha uma opção:
A. Na divisão social do trabalho as atividades são realizadas por faixa etária e sexo.
B. São atribuições individuais, no processo de trabalho. Cada sujeito possui várias funções na produção.
C. São atribuições de caráter individuais ou coletivas, no processo de trabalho. Cada sujeito possui uma função específica na produção.
D. Na divisão social do trabalho, as atividades possuem apenas caráter imaterial.
E. São atribuições exclusivamente individuais em qualquer esfera na sociedade.

No Brasil, a sociedade colonial era hierarquizada e patriarcal, o que isso quer dizer:
Escolha uma opção:
A. Autoridade masculina sobre sua mulher.
B. Apesar das famílias serem chefiadas por homens, as mulheres possuíam, frequente participação nas decisões dos negócios da família.
C. Que os senhores de engenhos somente poderiam deixar suas heranças de pai para filho.
D. Que a sociedade seguia as regras religiosas.

A sociedade capitalista surgiu no século XV, sob o nome de capitalismo comercial, e passou por transformações que acompanham o desenvolvimento econômico das sociedades cronologicamente dividido em três fases.
Quais são?
A. Capitalismo Financeiro, Industrial e Comercial.
B. Capitalismo Comercial ou Mercantil, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro ou Monopolista.
C. Capitalismo Industrial, Financeiro e Monopolista.
D. Capitalismo Monopolista, Capitalismo Financeiro e Industrial.
E. Capitalismo Comercial, Capitalismo Mercantil e Capitalismo Industrial.

Hirata (2010), fala a respeito da divisão sexual do trabalho profissional e doméstico, e faz referência ao termo bipolarização.
O que essa expressão caracteriza?
A. Revela que atualmente homens e mulheres estão no mesmo patamar, não sendo mais necessário divisão de atividades.
B. Revela que os homens estão mais preparados intelectualmente e em decorrência desta característica sempre ocupam melhores cargos em empresa.
C. Revela que as mulheres estão em desvantagens pelo fato de serem mulheres.
D. Caracteriza que numa sociedade com origem no patriarcado a mulher irá ocupar apenas cargos tidos como femininos na sociedade.
E. O resultado dos processos educacionais, as mulheres são mais instruídas do que os homens em todos os níveis de escolaridade em diversos países. Entretanto, de um lado encontram-se mulheres formadas com nível superior e do outro lado mulheres que estão em setores tradicionalmente femininos.

A base da economia da sociedade brasileira passou a ser a escravização dos negros por quais razões?
A. Porque os negros não travavam luta pela terra.
B. Porque os indígenas foram colonizados.
C. Porque a escravização dos indígenas passou a ser considerado crime, e passou-se a preservar a raça.
D. O tráfico dos escravos negros gerava mais lucros do que a escravização dos indígenas.
E. Pela miscigenação das raças.

Os autores, Marx e Engels (2007) relatam que para o ser social "fazer história", antes de tudo é preciso alimentar-se, beber, vestir-se, morar e outras coisas mais.
E assim elegem o primeiro ato histórico, qual seria?
A. Acesso à matéria-prima.
B. A compra de materiais que garantam a sua sobrevivência.
C. A produção agrícola e manufatureira.
D. A oferta de materiais aos capitalistas.
E. A produção dos meios que possibilitem a satisfação das necessidades materiais.

Diante do exposto podemos concluir que o trabalho é:
A. Uma produção ontológica que humaniza o homem, pois são capazes de modificar a natureza e a si próprio.
B. O trabalho é compreendido como atividades que agregam valores, sejam para os homens ou para os animais.
C. O trabalho tem dimensões religiosas e é visto unicamente como castigo.
D. Uma produção física voltada para a produção de materiais que atendam às suas necessidades individuais.
E. O trabalho é condição alienada do homem na sociedade diante do capitalismo.

Em 2002 ocorreu o Fórum Social Mundial, no qual foi elaborada uma "Agenda mundial das políticas sociais", quais eram os objetivos?
A. Sob o âmbito de indicadores para monitorar a qualidade de vida no mundo, os direitos humanos, as liberdades políticas, a dívida externa dos países pobres e a biodiversidade.
B. Tinha objetivo de analisar os débitos da dívida externa e traçar estratégias de curto, médio e longo prazo para liquidá-las.
C. Sob o âmbito de indicadores para monitorar a qualidade de vida no mundo, os direitos humanos e as liberdades políticas.
D. Para construir ações de cunho social a serem replicadas mundialmente.
E. Sob o âmbito de indicadores para monitorar a qualidade de vida no mundo, os direitos humanos, as liberdades políticas, a dívida externa de todos os países e a biodiversidade.

Baseado no estudo, o que foi o Estado de Bem - Estar Social?
A. A aliança do Estado com as grandes empresas, a fim de melhorar as condições de trabalho para os operários.
B. É a aplicabilidade de leis que fortaleça as ações sociais nas empresas e Estado.
C. Uma intervenção nas tensões entre os grandes produtores.
D. O Estado assistencial que garante os padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
E. Foi à transição de governos entre a Ditadura Militar.

Vivemos em uma sociedade que produz mercadorias, e assim, fazemos a nós próprios "guardiões de mercadorias". Segundo Marx (1983) a classe dominante são "guardiões do capital" já os assalariados são guardiões:
Escolha uma opção:
A. Dos planos de cargos e salários
B. Do capitalismo.
C. Dos meios de produção.
D. Da sua força de trabalho.
E. Dos processos de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina