Logo Passei Direto
Buscar

Epidemiologia

ESTÁCIO EAD
Um dos atributos que definem o grau de excelência dos indicadores de saúde é a validade que: reflete a capacidade do indicador para reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em A condições similares. B é a qualidade essencial do indicador utilizada para justificar o investimento de tempo e recursos. C é um componente exclusivo dos indicadores qualitativos. D corresponde à capacidade do indicador para medir o que se pretende. E é O atributo que define o uso exclusivo do indicador para a comparação temporal de dados.
User badge image
Toni Filho

ano passado

User badge image
Toni Filho

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre a validade dos indicadores de saúde, vamos analisar cada uma das alternativas: A) "reflete a capacidade do indicador para reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em" - Isso se refere mais à confiabilidade do que à validade. B) "é a qualidade essencial do indicador utilizada para justificar o investimento de tempo e recursos" - Isso não define diretamente a validade. C) "é um componente exclusivo dos indicadores qualitativos" - A validade não é exclusiva de indicadores qualitativos. D) "corresponde à capacidade do indicador para medir o que se pretende" - Esta é a definição correta de validade, pois um indicador válido deve medir exatamente o que se propõe a medir. E) "é o atributo que define o uso exclusivo do indicador para a comparação temporal de dados" - Isso não é uma definição de validade. Portanto, a alternativa correta é: D) "corresponde à capacidade do indicador para medir o que se pretende."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Terceira Revolução Industrial introduziu importantes alterações no sistema produtivo.
Assinale a alternativa que indica corretamente essas mudanças:
a) Início de uma nova Era com a inserção de indústria a vapor no mercado de trabalho e o aparecimento de intoxicações por chumbo em trabalhadores.
b) Novo processo de trabalho com linhas de montagem, diminuindo o tempo de duração dos processos, aumento da capacidade de produção e o aumento da depressão relacionada ao trabalho.
c) Transformação de novas formas de trabalho, como robótica, informática, telecomunicações, eletrônica e o aparecimento de lesões por esforços repetitivos em trabalhadores.
d) O uso de novas matérias-primas na indústria, antes não usadas, como o aço, a eletricidade e o petróleo e o aparecimento de doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.
e) Processos de trabalho automatizados a partir de sistemas que combinam máquinas com processos digitais e o aumento do suicídio relacionado ao trabalho.

Os agentes que afetam a qualidade de vida no trabalho e a saúde do trabalhador por meio de uma atividade monótona com postura inadequada são classificados como:
a) fisiológico.
b) ergonômicos.
c) químicos.
d) biológicos.
e) físicos.

Um risco no ambiente de trabalho pode ser classificado como quando qualquer fator que possa colocar o trabalhador em situação vulnerável e afetar sua integridade física e mental. Somam-se a esses riscos pressão das chefias por produtividade, ritmo acelerado na realização das tarefas:
a) Risco físico.
b) Risco de acidente.
c) Risco biológico.
d) Risco químico.
e) Risco genético.

Ao constatar através de exames médicos que o trabalhador desenvolveu uma doença por causa de sua rotina de trabalho, cabe ao médico do trabalho:
a) emitir um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), mas não afastar o trabalhador e não orientar a empresa quanto à necessidade do controle dos riscos ocupacionais.
b) sugerir ao empregador o monitoramento dos riscos ocupacionais e orientar o trabalhador que retorne imediatamente ao trabalho.
c) afastar o trabalhador das suas atividades e solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
d) se recusar a solicitar a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), mas orientar a empresa para o monitoramento dos riscos ocupacionais.
e) solicitar a interdição do local até que o mesmo esteja apto para receber o trabalhador e não emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Baseado na sua compreensão sobre a concepção trabalho da ergonomia, é possível afirmar que:
a) O indivíduo transforma o ambiente de trabalho para satisfazer suas necessidades e também é transformado por ele.
b) A influência do indivíduo no ambiente de trabalho e do ambiente sobre ele é indiferente para a dinâmica do contexto.
c) O indivíduo apenas reage ao ambiente de trabalho e se adapta a ele.
d) A relação indivíduo x trabalho é uma via de mão única.
e) O ambiente de trabalho forja o indivíduo.

Ações a nível mundial como as organizadas por Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho, disseminam o tópico saúde mental pelo mundo.
Por essas e outras ações podemos dizer que:
a) Estas ações são suficientes, não necessitando de intervenções diretas de governos e empresas.
b) As empresas são autossuficientes ao cuidar da saúde mental dos trabalhadores.
c) Com tantas informações disponíveis o papel das empresas se torna mais fácil ao tratar dos casos no mundo do trabalho.
d) Mesmo com tantas informações disponíveis as empresas continuam sendo diretamente afetadas.
e) As tantas informações disponíveis contribuem para o número reduzido de pessoas que sofrem de transtornos mentais.

De acordo com a norma ABNT NBR 14276, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a brigada de incêndio:
a) Uma brigada de incêndios é formada por trabalhadores de empresas vizinhas, pois caso aconteça um incêndio em uma, a outra pode ajudar.
b) Uma brigada de incêndios é formada por trabalhadores da própria empresa ou por bombeiros civis.
c) A brigada de incêndios é obrigatória em qualquer empresa, independente do número de funcionários.
d) Nenhum brigadista é obrigado passar por treinamentos para aprender suas atribuições, ele pode fazer isso estudando somente por apostilas.
e) Não existe a necessidade de fazer contato com o Corpo de Bombeiros em situação de incêndios.

Mais conteúdos dessa disciplina