Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Suponha que do bote do Corredeiras caia uma pessoa que, completamente submersa, não possa ouvir os gritos de alerta de seus companheiros. O fato de que a pessoa dentro d’água não ouve um som produzido no ar se deve a que…

a) a velocidade do som no ar é maior do que na água
b) a velocidade do som no ar é menor do que na água
c) o som é quase que totalmente refletido na interface ar-água
d) o som é quase que totalmente refratado na interface ar-água
e) o som não se propaga em líquido, somente em gases
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender como o som se propaga em diferentes meios. O som se propaga em sólidos, líquidos e gases, mas a velocidade de propagação varia entre esses meios. 1. Velocidade do som: A velocidade do som na água é maior do que no ar. Isso significa que, se uma pessoa está submersa na água, o som produzido no ar não chega até ela porque a velocidade de propagação do som no ar é menor. 2. Reflexão e refração: Quando o som passa de um meio para outro (como do ar para a água), parte dele pode ser refletido e parte pode ser refratado. No entanto, a questão se concentra no fato de que a pessoa não ouve os gritos. 3. Propagação do som em líquidos: O som se propaga em líquidos, então a opção que diz que "o som não se propaga em líquido" está incorreta. Analisando as alternativas: a) A velocidade do som no ar é maior do que na água - Incorreto. b) A velocidade do som no ar é menor do que na água - Correto. c) O som é quase que totalmente refletido na interface ar-água - Não é a razão principal para a pessoa não ouvir. d) O som é quase que totalmente refratado na interface ar-água - Também não é a razão principal. e) O som não se propaga em líquido, somente em gases - Incorreto. Portanto, a alternativa correta é: b) a velocidade do som no ar é menor do que na água.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma onda eletromagnética propaga-se no ar com velocidade praticamente igual à luz no vácuo (c ≈ 3 $ 10^8 m/s), enquanto o som propaga-se no ar com velocidade aproximada de 330 m/s. Deseja-se produzir uma onda audível que se propague no ar com o mesmo comprimento de onda daquelas utilizadas para transmissões de rádio em frequência modulada (FM) de 100 MHz (100 $ 10^6 Hz). A frequência da onda audível deverá ser aproximadamente de:

a) 110 Hz
b) 1 033 Hz
c) 11 000 Hz
d) 108 Hz
e) 9 $ 10^{13} Hz

A voz humana, produzida pela vibração das cordas vocais, fica alterada durante processos inflamatórios caracterizados pelo aumento do volume de fluidos nas cordas, produzindo a rouquidão. Considere que as cordas vocais se comportam como cordas vibrantes, com extremidades fixas. Considere ainda, como um modelo para rouquidão, que o efeito do inchaço é apenas aumentar a densidade da corda. Nestas condições:
a) Qual a qualidade fisiológica do som que diferencia a voz rouca da voz normal?
b) Qual a alteração de frequência produzida pela rouquidão? Justifique utilizando o modelo da corda vibrante.

O ouvido externo do homem pode ser considerado um tubo sonoro com 2,5 cm de comprimento, aberto em uma das extremidades e fechado na outra pelo tímpano. A frequência fundamental de ressonância do ouvido é de:

a) 3,4 × 10² Hz
b) 1,3 × 10² Hz
c) 0,8 × 10² Hz
d) 4,0 × 10² Hz
e) 6,6 × 10³ Hz

Um tubo sonoro fechado, cheio de ar, emite um som fundamental de 3,4 kHz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, pode-se dizer que o comprimento do tubo é:

a) 1 000; 750; 500; 250
b) 1 000; 250; 500; 750
c) 1 000, para todos os modos
d) 250; 500; 750; 1 000
e) 500; 500; 1 000; 1 000

Mais conteúdos dessa disciplina