A figura mostra um circuito elétrico onde as fontes de tensão ideais têm fem e1 e e2. As resistências de ramo são R1 = 100 Ω, R2 = 50 Ω e R3 = 20 Ω; no ramo de R3 a intensidade da corrente é de 125 miliampères com o sentido indicado na figura. A fem e2 é 10 volts. Analisando o circuito, responda às seguintes questões: a) Qual a resistência equivalente à associação de resistores formada pelas quatro lâmpadas? b) Qual a corrente elétrica que passa na lâmpada L3? c) Se a lâmpada L3 for retirada da associação, o brilho de L4 aumenta, diminui ou não se altera? Justifique sua resposta.
Um automóvel possui dois faróis dianteiros, equipados com lâmpadas idênticas de 12 V e de potência igual a 48 W. Elas são alimentadas por uma bateria de 12 V e resistência interna desprezível. As duas lâmpadas estão ligadas em paralelo à bateria e o circuito, conforme o esquema, é protegido por um fusível de resistência desprezível. Determine: a) a corrente através de cada uma das lâmpadas, quando estiverem acesas. b) o menor valor possível da especificação I0 do fusível, para que ele não se “queime” neste circuito.
No circuito elétrico representado a seguir, o voltímetro e o amperímetro são ideais. Observa-se que, com a chave ch aberta, o voltímetro marca 30 V e, com ela fechada, o amperímetro marca 2 A. A resistência r1 do receptor vale: