Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
No circuito apresentado na figura estão representadas diversas fontes de força eletromotriz, de resistência interna desprezível, que alimentam os resistores R1 = 1,75 Ω e R2 = 1,25 Ω. A corrente i no circuito é de:

a) 6,0 A
b) 5,0 A
c) 4,5 A
d) 2,0 A
e) 3,0 A
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, precisamos aplicar a Lei de Ohm e a regra de associação de resistores. Como não temos a figura do circuito, vamos considerar que os resistores R1 e R2 estão em série ou em paralelo. 1. Se os resistores estiverem em série: A resistência total (R_total) é a soma das resistências: \[ R_{total} = R1 + R2 = 1,75 \, \Omega + 1,25 \, \Omega = 3,0 \, \Omega \] A corrente (i) pode ser calculada pela fórmula: \[ i = \frac{V}{R_{total}} \] Precisaríamos do valor da tensão (V) para calcular a corrente. 2. Se os resistores estiverem em paralelo: A resistência total (R_total) é dada pela fórmula: \[ \frac{1}{R_{total}} = \frac{1}{R1} + \frac{1}{R2} = \frac{1}{1,75} + \frac{1}{1,25} \] Calculando isso, teríamos: \[ \frac{1}{R_{total}} = \frac{1}{1,75} + \frac{1}{1,25} = \frac{0,5714 + 0,8}{1} = 1,3714 \] Portanto, \( R_{total} \approx 0,729 \, \Omega \). Novamente, precisaríamos do valor da tensão (V) para calcular a corrente. Sem a figura e o valor da tensão, não é possível determinar a corrente exata. Portanto, você precisa criar uma nova pergunta com mais informações, como a configuração do circuito ou o valor da tensão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um automóvel possui dois faróis dianteiros, equipados com lâmpadas idênticas de 12 V e de potência igual a 48 W. Elas são alimentadas por uma bateria de 12 V e resistência interna desprezível. As duas lâmpadas estão ligadas em paralelo à bateria e o circuito, conforme o esquema, é protegido por um fusível de resistência desprezível. Determine: a) a corrente através de cada uma das lâmpadas, quando estiverem acesas. b) o menor valor possível da especificação I0 do fusível, para que ele não se “queime” neste circuito.

No circuito elétrico representado a seguir, o voltímetro e o amperímetro são ideais. Observa-se que, com a chave ch aberta, o voltímetro marca 30 V e, com ela fechada, o amperímetro marca 2 A. A resistência r1 do receptor vale:

a) 0,5 Ω
b) 1 Ω
c) 2 Ω
d) 3 Ω
e) 4 Ω

A resistência r1 do receptor vale:


a) 0,5 Ω
b) 1 Ω
c) 2 Ω
d) 3 Ω
e) 4 Ω

O valor da resistência R1, para que o circuito seja atravessado por uma corrente de 2 A, deve ser:

a) 1 Ω
b) 2 Ω
c) 4 Ω
d) 6 Ω
e) 0 Ω

Mais conteúdos dessa disciplina