Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a Lei 10.639/03 avalie as afirmacoes abaixo atribuindo V para verdadeiro e F para falso. ( ) Parte de uma demanda do movimento negro e de intelectuais. ( ) Acredita que a escola é fundamental na luta antirracista. ( ) Preocupa-se com a educação para a diversidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A F, F, V.
B V, F, V.
C V, F, F.
D F, V, V.
E V, V, V.
User badge image
DiversificandoEdu

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre a Lei 10.639/03: ( ) Parte de uma demanda do movimento negro e de intelectuais. É verdadeira (V). A Lei 10.639/03 foi resultado de uma luta histórica do movimento negro e de intelectuais que buscavam a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. ( ) Acredita que a escola é fundamental na luta antirracista. É verdadeira (V). A lei reconhece a importância da educação na promoção da igualdade racial e na luta contra o racismo, enfatizando o papel da escola nesse processo. ( ) Preocupa-se com a educação para a diversidade. É verdadeira (V). A Lei 10.639/03 visa promover a educação para a diversidade, abordando a história e cultura afro-brasileira, contribuindo para uma educação mais inclusiva. Portanto, a sequência correta é: V, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a E) V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à luta da mulher negra brasileira, em condições desiguais para sobreviver e conquistar sua cidadania, assinale a alternativa incorreta:

A) O recrudescimento do racismo e o modelo de desenvolvimento social e econômico no Brasil não impactam profundamente a vida das mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, imigrantes e refugiadas. Dessa forma, o racismo, como tal, não é um elemento estruturante da sociedade e da população brasileira.
B) Apesar do empenho nas últimas décadas em ações de diminuição das desigualdades sociais e de enfrentamento da violência contra a mulher, essas não impediram o aumento de assassinatos de mulheres negras, o aumento do encarceramento feminino e a continuidade das violações de direitos das mulheres negras.
C) Entre as consequências do racismo, estão mortes evitáveis de mulheres, por falta de acesso à assistência de saúde pública e adequada, a falta de procedimentos no combate à violência contra a mulher pelo machismo patriarcal, pelas manifestações de discriminação por raça, etnia e/ou nacionalidade, de gênero e/ou orientação sexual e intolerância religiosa.
D) No quadro social brasileiro, ainda temos uma baixa qualidade de vida da mulher negra, verificada em cada indicador econômico ou social produzido pelo Estado brasileiro, situação que provoca o êxodo de mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, imigrantes e refugiadas.
E) A desigualdade racial tende a atingir de forma mais forte a mulher, especialmente se ela for pobre e desempregada ou em atividades precarizadas.

Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que


a) essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.
b) esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.
c) essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.
d) esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.
e) essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.

Diante do exposto, não explica os fatores que causaram e causam desigualdades na vida da população negra/afrodescendente o que se afirma em:
A - Mulheres e meninas afrodescendentes sofrem discriminações múltiplas com base em raça, condição socioeconômica, gênero, acesso limitado à educação, trabalho e segurança. Por isso, a Década Internacional de Afrodescendentes é uma oportunidade não só de combater a discriminação racial, enfrentada pela população afrodescendente, mas também de assegurar o desfrute igualitário de todos os direitos humanos por todos, e de fortalecer a igualdade, a não discriminação, a democracia e o Estado de direito em nossas sociedades.
B - Homens jovens afrodescendentes são essencialmente vulneráveis. São cidadãos que correm maiores riscos de serem apreendidos na rua por ocasião da filtragem racial, enfrentam maiores índices de violência policial e mortes e, consequentemente, continuam sendo detidos, encarcerados e sujeitos a penas maiores com mais frequência.
C - As desigualdades são parte do legado de erros do passado. Racismo, preconceito e discriminação racial contra a população afrodescendente têm suas raízes nos regimes de escravização, no tráfico de escravizados e no colonialismo. Na história do tempo presente, essas heranças são reforçadas pela discriminação interpessoal, institucional e estrutural e manifestam-se na desigualdade e marginalização em nível mundial.
D - As condições econômica e social sobrepõem a condição de raça e cor, ou seja, a desigualdade é um problema de distribuição de renda e oportunidades iguais para todos. Por isso, afrodescendentes e outros grupos que sofrem discriminação social e que se encontram na posição de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio por todo o mundo estão em situações de extrema vulnerabilidade.
E - A Década Internacional de Afrodescendentes é uma ocasião para promover maior conhecimento, valor e respeito às conquistas da população afrodescendente e às suas contribuições para a humanidade. É uma ferramenta útil para abrir caminho para o trabalho e a cooperação futura entre Estados, organizações internacionais e regionais, sociedade civil e outros, a fim de aprimorar a situação dos direitos humanos e do bem-estar da população afrodescendente.

Mais conteúdos dessa disciplina