Logo Passei Direto
Buscar
14) A locução verbal encontrada em “vão dizendo aos homens no sono”, apresenta sujeito:

A) simples, mas plural.
B) composto, formado por mais de dois núcleos.
C) indeterminado, visto não se saber quem é o sujeito.
D) inexistente, por ser verbo impessoal.
E) oculto no contexto.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar a locução verbal "vão dizendo aos homens no sono". 1. Identificação do sujeito: A locução verbal "vão dizendo" indica que há um sujeito que realiza a ação de dizer. 2. Análise das alternativas: - A) simples, mas plural: O sujeito é plural, mas não é simples, pois "vão dizendo" sugere uma ação de um grupo. - B) composto, formado por mais de dois núcleos: Não se pode afirmar que o sujeito é composto, pois não está explícito na frase. - C) indeterminado, visto não se saber quem é o sujeito: Esta opção é válida, pois não sabemos quem está dizendo. - D) inexistente, por ser verbo impessoal: O verbo "vão" não é impessoal, pois tem um sujeito. - E) oculto no contexto: O sujeito não está oculto, pois não é mencionado. Diante da análise, a alternativa correta é: C) indeterminado, visto não se saber quem é o sujeito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4) O trecho “Os homens são assim; não acreditam em nada” poderia ser reescrito, substituindo-se o ponto e vírgula, da seguinte maneira:
A) Os homens são assim e não acreditam em nada.
B) Os homens são assim, mas não acreditam em nada.
C) Os homens são assim, porque não acreditam em nada.
D) Os homens são assim, portanto não acreditam em nada.
E) Os homens são assim, contudo não acreditam em nada.

5) O pronome oblíquo encontrado em “Confessei que sim, e então ela continuou a botar as cartas, combinou-as” tem como referencial:
A) As cartas.
B) Ela.
C) A cartomante, em período anterior.
D) Rita.
E) A rua, em período posterior.

Mais conteúdos dessa disciplina